4 cuidados para um jardim PERFEITO

4 cuidados para um jardim PERFEITO

Conheço diversas pessoas apaixonadas por belos jardins inspirados em paisagens de capa de revista que passam horas e horas cuidando daquele espaço como se fossem filhos mesmo e também conheço pessoas que apenas mantêm seu jardim para que as plantas continuem vivas.

Independente de qual seja seu perfil, abaixo vamos te ensinar a deixar esse espaço bem conservado e do jeitinho que ele merece…super bem tratado!

1.Luvas especificas para facilitar a poda:

Nem parece importante né? Mas as luvas fazem muita diferença na hora de fazer as podas das plantas, além de ajudar a evitar cortes profundos, molhar as mãos e consquentemente possíveis deslizes do material que está segurando. Portanto antes de começar a deixar seu jardim lindo, vamos trabalhar com segurança! Abaixo citamos alguns dos modelos disponíveis no mercado para uso na jardinagem.

2.Usar Pulverizadores

O pulverizador é uma das ferramentas essenciais para os apaixonados em cuidar do jardim. Para jardins indicamos os pulverizadores manuais, algumas pessoas chamam de borrifadores, são versáteis e usados em diferentes setores da jardinagem, ajudam no controle de pragas, desinfecção e na agricultura.

São importantes porque além de ser uma ferramenta de fácil utilização ainda é possível variar no produto aplicado, desde água como ser usado na aplicação de produtos químicos como fungicidas, inseticidas e herbicidas em jardins e plantações. Os pulverizadores de jardim permitem que você meça a quantidade exata de material necessário para o trabalho; com o ajuste da pulverização com precisão, de uma cobertura grossa e encharcada para uma névoa muito fina.

Falando assim parece que não tem nada demais na aplicação, mas olha, faz toda diferença na plantinha sabia! Então na hora de aplicar fique atento a alguns detalhes: inicie e pare o spray rapidamente, evite a aplicação em excesso, usando a mangueira de longo alcance e a varinha de pulverização enquanto aplica o material com precisão, pulverize para cima ou para baixo, bem como debaixo das folhas, onde a maioria dos insetos são encontrados e lembre-se de comprar materiais concentrados de tratamento da grama e jardim, existem opções de materiais que já vem pré misturados, mas esses tem o preço mais elevado.

3.Cuidar do gramado

Aparar e limpar corretamente o gramado é indispensável para mantê-lo com boa aparência e conservado. Mantenha uma rotina de limpeza, limpe as folhas, retire os galhos e outras sujeiras do seu gramado, parece que não, mas sabia que folhas em grande volume prejudicam a aeração da grama e podem atrapalhar o desenvolvimento dela? Então por este motivo que a limpeza é essencial.

 Bom lembrar também que para manter a grama livre de ervas daninhas, você deve cortar as folhas secas e a grama alta, tentar manter a altura entre 5 a 9 centímetros e depois de cortar, se for possível, você deve varrer o gramado com um rastelo para retirar a camada de grama cortada (essa grama cortada pode ser usada como adubo na sua horta).

Se o tamanho do seu jardim exige um aparador esse também precisa ser observado, assegure-se de que as lâminas de corte do seu aparador estejam sempre bem afiadas, assim o corte será feito de forma correta e não danificará seu gramado, lâminas cegas acabam deixando a grama sem beleza. 

Outra dica importante, procure variar o sentido do corte para evitar a compactação do solo. Por exemplo, se você aparou no sentido norte-sul na primeira vez, procure aparar o gramado no sentido leste-oeste na próxima vez. Nos meses mais quentes, uma boa dica é deixar o gramado um pouco mais alto, pois isso facilita a retenção da umidade, mas lembre-se de não exagerar para manter a beleza do seu jardim!

Aparadores de Grama
Roçadeiras
Cortadores de Grama
Soprador de Folhas
Ferramentas Manuais

4.Podar as árvores

Para aqueles jardins mais robustos que tem árvores frutíferas indicamos que realize a poda para que ela continue crescendo e gerando frutos saudáveis. Você pode podar de leve e remover pedaços de madeira morta sempre que quiser. Porém, dependendo do tamanho dos seus objetivos, você talvez queira podar entre as estações.

Se você está gostando de ler esse artigo, temos outra matéria no blog que fala especificamente dos tipos de tesoura para poda https://blog.elastobor.com.br/ferramentas-para-poda-do-jardim/.

Portanto, se você estiver tentando dar um formato específico à sua árvore ou desacelerar o crescimento, pode no verão.

E para dar aquele acabamento correto nos galhos o ideal seria usar uma motosserra.

 

Tesoura Tramontina Para Poda Cerca Viva Com Cabo de Madeira
Tesouras de Poda
Motosserras

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: