4 dicas de utilização para bombonas plásticas

4 dicas de utilização para bombonas plásticas

4 DICAS PARA O USO DA BOMBONA

Você sabe o que é uma bombona plástica ou para que ela serve?

Pode ser que você a conheça por outro nome, o de “tambor plástico ou galão”.

O que você não sabe, é que a bombona é utilizada para as mais diversas finalidades, e pessoas espertas estão aproveitando a qualidade e preço baixo desse produto para economizar e reinventar a forma como trabalhavam anteriormente.

Antes de tudo, para que você se familiarize com a bombona, precisa saber que elas são grandes galões ou tambores específicos para armazenamento de diversos tipos de materiais, especialmente líquidos e matéria pastosa.

O que diferencia a bombona da garrafa pet e do galão de água?

Para quem conhece esse produto pode ser uma comparação irrelevante, mas para quem está pouco habituado com o termo é importante entender que as bombonas plásticas são feitas seguindo rígido padrão da indústria e respeitando as normas da ABNT. 

Diferente de outros recipientes plásticos que também são rotineiramente utilizados para armazenamento de produtos e líquidos, a bombona é superior e específica para ser usada e reutilizada quantas vezes for necessário.

Conheça os principais diferenciais da bombona plástica:

Se ainda não está convencido de que uma bombona pode te ajudar, vou te apresentar algumas das características que fazem dela única.

  • Rígido padrão de fabricação garantindo impermeabilidade e vedação.
  • Diferentes tamanhos, variando de 2 a 240 litros.
  • Múltiplas funções, continue lendo para saber mais.
  • Leves e fáceis de manusear.
  • Fácil de higienizar.
  • Garante que seu produto chegue no destino da forma que saiu.
  • Algumas delas tem torneiras para manuseio de líquidos.
  • Possuem alta densidade, são compactos e flexíveis.
  • São fáceis de transportar.
utilização para bombonas plásticas

A bombona plástica é indicada para mim?

Agora você sabe das maravilhas da bombona, e de tudo o que ela é capaz de fazer, mas pode estar se perguntando se realmente é o melhor para você ou para seu negócio.

Não queremos que adquira um produto que não irá utilizar, por isso vou falar agora das utilizações que uma bombona pode ter.

Ao final, tenho certeza que você estará decidido se ela serve para o que você precisa ou não. Vamos lá!

1. Saiba como fermentar cerveja na bombona

Lembra que falei das bombonas com torneira para manusear o líquido de dentro? Mestres cervejeiros fazem uso dessas bombonas plásticas para obter o melhor sabor nas cervejas ou outros fermentados.

São ideias para isso, pois possuem vedação e impermeabilização. Isso evita que o calor altere o composto, e o material com que é fabricada impede que partículas tóxicas de plástico se soltem e contaminem sua preciosa cerveja.

Fazer cerveja é uma experiência que muda a vida de qualquer homem ou apreciador de cerveja.

Você passa a dar mais valor, muita gente até tem vontade, mas não faz a sua por achar que é difícil e os materiais são inacessíveis.

Vou te mostrar que você pode ter a cerveja com o seu nome, gastando pouco e escolhendo o melhor fermentador, uma bombona plástica.

veja 4 dicas para usar bombona plástica

Preparação inicial da cerveja

O primeiro passo para fazer sua cerveja é entender um pouco do processo, escolher os ingredientes e preparar o mosto.

O tipo de grão e o nível de torra determinarão o resultado final da sua cerveja, leveduras também contribuem para cervejas mais alcoólicas ou de perfil frutado.

Também o tipo de lúpulo pode confere mais amargor ou sabor característico.

Após a escolha dos ingredientes e o processo de moagem, que facilita a mostura da bebida você fará o processo de brassagem.

O que é brassagem?

A Brassagem é composta de 4 etapas: Mostura, filtragem, fervura e resfriamento. Serve para preparar o mosto para as leveduras se alimentarem.

Na mostura, os grãos moídos da cevada são cozidos em uma temperatura regulada, o que resulta no mosto.

Já no processo de filtragem, o mosto é levado para outra panela, as cascas do malte filtrarão as partículas suspensas.

Durante a fervura o lúpulo é adicionado ao mosto, os lúpulos de amargor devem ser adicionados no inicio, e os aromáticos devem ser colocados no final.

Por fim, o Whirpool, enquanto o líquido ferve, ele é mexido, o que faz com que forme redemoinhos, as partículas sólidas de lúpulo irão para o centro da panela evitando que sejam levados para a fermentação.

Como fermentar cerveja na bombona

Fermentando na bombona plástica

Agora que você já conhece o processo de brassagem, que é a preparação do mosto para servir de alimento para suas leveduras, que produzirão o álcool e o CO2, você está pronto para desfrutar da fermentação magnífica em uma bombona. Siga essas etapas.

1. Limpar e sanitizar

Remover poeira, pode utilizar qualquer sanitizante. Coloque o sanitizante de sua preferência, pode preencher um lado e deixar em contato com a bombona, e ir virando a bombona para que pegue em todas as áreas.

Vire a cada 15 minutos para garantir a limpeza completa por dentro.

Posteriormente escorra o sanitizantes e utilize água corrente para fazer a completa remoção do produto.

Espere a secagem natural da bombona, removendo todos os resquícios de água.

2. Passando o mosto para a bombona

A bombona será o seu fermentador, nessa etapa utilize uma panela com torneira para colocar a mistura diretamente no fermentador, utilize uma mangueira para fazer a transferência da torneira para a bombona.

Você pode utilizar um Autocifão, instrumento que serve para transferir líquidos de um lugar para outro utilizando a gravidade, é necessário fazer a utilização de uma mangueira sanitizada também para transferir.

Outra solução é você utilizar um funil, dessa forma a mistura cairá na bombona e oxigenará o mosto.

Caso sua mistura não esteja bem oxigenada coloque a tampa da bombona e chacoalhe bem, assim o mosto ficará oxigenado.

3. Espere resfriar

Leve para sua geladeira e espere a bombona resfriar na temperatura adequada para fermentação, para lager a fermentação deve ocorrer entre 8º e 14ºC de temperatura.

Se deseja Ale, a fermentação precisa acontecer entre 18° e 25°.

Quando a mistura chegar na temperatura desejada, siga para o próximo passo.

4. Coloque a levedura

A levedura será colocada para consumir o mosto e gerar a cerveja que você conhece. No caso da produção de cerveja, as principais leveduras utilizadas são do gênero Saccharomyces, como Cerevisae, Pastorianos e Eubayanus. 

Essa levedura irá atuar dentro da bombona como componente principal para fermentar, são organismos vivos que através da sua alimentação produzem o álcool da cerveja.

5. Feche e aguarde a fermentação

Agora você precisará fechar a bombona deixando-a um pouco desrosqueada, não tão frouxa, mas também não atarraxada, isso porque é preciso que os gases gerados saiam mas também é necessário que o oxigênio do ambiente não entre em contato com a mistura.

Com a tampa um pouco frouxa, ou não totalmente selada, a pressão que os gases fazem para sair impedirá que o oxigênio entre na bombona.

Para Ale é em média 2 a 6 dias.

Para lager, costuma ser entre 4 e 10 dias.

Quanto maior a temperatura, mais rápido será consumido o mosto, porém gerará esteres, que são estruturas químicas que deixam a cerveja com gosto acetinado semelhante a solvente.

Tome cuidado com a pressa.

6. Faça a maturação da cerveja

Na maturação feita em uma bombona é como a realizada em outros fermentadores. A maturação é um processo que demora cerca de 10 dias e é a fase em que os ésteres serão elaborados e amadurecidos, trazendo amora e sabor únicos para sua cerveja.

Reduza a temperatura para que as leveduras continuem seu trabalho. 

7. Engarrafe sua cerveja

Agora que sua cerveja está pronta, você deve engarrafar o líquido, use garrafas e tampas sanitizadas e esterilizadas, para sanitizar pode usar álcool 70% em grande quantidade, após aplicação lave em água corrente e coloque as garrafas em um forno com a boca para cima.

Deixe em alta temperatura por pelo menos 15 minutos.

Use álcool 70% nas tampas.

Após esfriarem você pode usar o autocifão e a mangueira para engarrafar a sua cerveja. Pode usar também um funil conectado a uma mangueira, usando a gravidade para despejar a cerveja nas garrafas.

Feche bem cada garrafa e leve para a geladeira.

AVALIAÇÃO REAL TRUSTVOX CLIENTE SOBRE BOMBONA ROSIL 20 LITROS

Gostou da matéria?

Agora que já sabe como começar sua jornada para se tornar um mestre cervejeiro, que tal aprender um pouco sobre facas profissionais para churrasco?

É a combinação perfeita, cerveja gelada e carne na grelha. Continue no blog: A melhor faca para o seu churrasco, guia prático.

2. Mas será que a bombona serve para guardar alimentos?

Com toda certeza, como falei acima, ela é feita de um material muito robusto, mas que diferente dos plásticos comuns não se solta nos alimentos.

Atualmente há uma contaminação global por causa do micro plástico. Essas micropartículas podem entrar em nosso organismo e causar sérias complicações, mas com a bombona plástica isso não acontece. Ela é pensada por engenheiros para que mantenha a integridade do conteúdo.

3. Bombona para lixo hospitalar

Elas possuem uma excelente resistência, ideal para armazenamento do lixo hospitalar. Nesse caso se utiliza uma maior, que facilita a coleta.

Como bem se sabe, esse tipo de lixo é tóxico e não deve ser exposto ao meio ambiente e geralmente é incinerado, para coleta e transporte desse conteúdo as bombonas de 200 litros também são ótimas, pois manterão todo o conteúdo intacto e evitando contaminação.

4. Bombona para quem precisa armazenar produtos químicos

Saiba que a bombona plástica é amplamente utilizada na indústria de produtos químicos e nas fábricas, nesse tipo de serviço utilizam geralmente a bombona plástica de 200 litros. É usado para armazenar produto de limpeza, químicos e produtos de higiene.

A propósito, no nosso blog temos mais matérias que tratam de assuntos como este, veja: Cuidados fundamentais para quem trabalha com produtos químicos.

Bombonas

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

E então, tá convencido de que a bombona vai ser um baita investimento? Garanta já a sua.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: