6 principais uniformes de proteção

6 principais uniformes de proteção

conheça os principais uniformes para manutenção e proteção

Uniformes de proteção, você sabe quais são os principais para proteger seus colaboradores?

Os uniformes são essenciais para evitar danos ao trabalhador, são conhecidos também como EPI’s, os famosos equipamentos de proteção individual.

Cada setor tem sua necessidade única, por isso o uniforme é montado de forma a atender essa necessidade.

Você encontrará diferentes tipos de uniformes de proteção, mas os mais utilizados vou te mostrar nesse artigo, assim você aprenderá a compor o kit de segurança dos colaboradores.

Uniforme de proteção para Soldador

Capuz

O capuz de vaqueta é ideal para soldador. É um produto de segurança aprovado para proteção da cabeça do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos provenientes de operações de soldagem e processos similares.

Blusão

O blusão de raspa é ideal para a proteção do tronco e membros superiores do usuários contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos, originado de operações de soldagem e processos similares. 

Avental

O avental de raspa é feito de material de alta resistência, leve e muito duradouro. Deixa o usuário protegido sem impactar suas atividades diárias e encaixa perfeitamente sobre a roupa, oferecendo excelente proteção. É fácil de ser higienizado, e além de ser confortável, contém um ótimo custo benefício.

Luva

A luva para soldador é utilizada para proteção das mãos em trabalhos profissionais ou residenciais utilizados com solda. As luvas para soldador são aprovadas em vários níveis de desempenho e certificação de segurança.

Mangote

O mangote de raspa para soldador é um produto para proteção do braço e do antebraço do usuário. Ele pode ser fixado ao restante do uniforme e conta com ajuste para melhor conforto do usuário.

Perneira de raspa

A perneira de segurança trata-se de um produto para proteção dos membros inferiores contra riscos de origem mecânica, respingos de soldas elétricas, projeções metálicas, objetos abrasivos e escoriantes.

Eletricista, o uniforme certo!

Calça

A calça de segurança Eqpro trata-se de um equipamento que protege as pernas do usuário contra agentes térmicos provenientes de arco elétrico e fogo repentino.

Camisa

A camisa de segurança Eqpro é utilizada pelos profissionais da área da indústria elétrica como: companhias de energia, construtoras, manutenção predial entre outros.

Também oferece alta resistência com fechamento desenvolvido para trazer a proteção correta na sua utilização, proporcionando ao usuário muita segurança e confiabilidade.

Macacão NR10

O macacão de segurança é utilizado especificamente por profissionais da área de eletricidade, como por exemplo, os colaboradores da companhia de fornecimento de energia.

Protege contra riscos de grau 2, como fogo repentino e arco elétrico, conforme as exigências da norma NR10 regulamentada pelo ministério do trabalho.

Faixa refletiva

Os equipamentos com faixas refletoras permitem a fácil visualização do trabalhador em locais com baixa luminosidade, garantindo segurança e evitando possíveis acidentes, como por exemplo, atropelamento.

Saneamento, com que uniforme eu vou?

Macacão de saneamento

O macacão de saneamento é um equipamento de segurança de grande importância para o devido manuseio de produtos químicos. É ideal para ser utilizado em locais contaminados como: esgotos, caixas d’água e lugares onde é necessário a impermeabilidade total. 

Contando com um tecido impermeável, de alta resistência e durabilidade, o macacão de saneamento proporciona uma total vedação em todo o corpo, além de vir com botas em PVC soldadas em suas respectivas pernas.

Uniformes para a área da Saúde e da química

Macacão de segurança Protdesc

Esse modelo de macacão é utilizado para proteção do usuário na manipulação, aplicação ou transporte de produtos químicos. Apresenta alto desempenho contra líquidos, sangues, fluidos corporais, pó, óleos, entre outros, permitindo ser utilizado em várias atividades profissionais.

Pode ser utilizado pelo setor industrial, setor farmacêutico, setor alimentício e automotivo. Esse modelo de macacão evita a contaminação do produto e do usuário, além de garantir conforto e a integridade física.

Propé

O propé descartável é uma sapatilha de uso único para ser vestida sobre o calçado com o objetivo de proteger e evitar contaminações, de forma a ser descartado depois de utilizado.

É ideal para o uso em áreas industriais, químicas, alimentícias, médicas e odontológicas, para impedir a contaminação.

Touca descartável

A touca descartável é indicada para evitar queda de cabelo em ambientes onde possui necessidade de alta limpeza e higiene constante, garantindo praticidade e conforto.

É utilizada em diversos seguimentos como, hospitais, laboratórios, dentistas, indústria química, cozinhas industriais, procedimentos industriais, consultórios, entre outros.

Manutenção geral

Camisa de segurança gola italiana

A camisa de segurança gola italiana, trata-se de uma camisa muito resistente a rasgos e abrasões em geral. Pode ser utilizada nas mais diversas atividades onde o uniforme exige mais resistência para trabalhos mais pesados, com a vantagem de não sujar com facilidade.

Esse tipo de camisa é muito usada por profissionais de manutenção, por eletricistas, encanador, jardineiro, metalúrgico, funileiro, oficina mecânica, entre outras atividades.

Calça sarja

A calça de segurança em sarja é utilizada para proteção das pernas do usuário nas mais diversas atividades, como na manutenção, trabalhos em saneamento urbano, limpeza de córregos, de galerias, de tanque, limpeza de piscina, entre outras.

Esse tipo de calça é confeccionada em algodão, oferece excelente durabilidade, resistência a rasgos e abrasões em geral. Tem excelente vida útil, além disso, é leve e confortável.

Touca árabe

A touca árabe é um produto utilizado para proteção na região do crânio, pescoço, testa, nuca e orelha, contra agentes abrasivos, escoriantes e térmicos, podendo ser usada em setores de agricultura, hortas, jardins, construções ou em lugares de muito calor. É ideal e indispensável para proteger contra o sol.

Em caso de risco térmico, use esses uniformes

Japona

A japona térmica de nylon é utilizada para proteger contra baixas temperaturas na movimentação, transporte e manipulação de produtos em câmaras frias.

É muito utilizada em restaurantes, supermercados, açougues, entre outros. Foi desenvolvida para entrar em câmaras frias, onde se acondiciona produtos para evitar que estraguem.

A Japona oferece alta nível de proteção entre as temperaturas de -5° e -35°.

Calça térmica

A calça térmica de nylon é ideal na proteção das pernas do usuário em serviços realizados no interior de câmaras frias, frigoríficos, baixas temperaturas e abatedouros. Vai manter a proteção contra resfriamento e congelamento.

É perfeita para manter a temperatura do seu corpo em ambientes abaixo de -5°C, sem deixar o usuário exposto a temperaturas que podem causar danos a sua saúde.

Luva térmica

A luva térmica de nylon é utilizada para proteger as mãos contra agentes abrasivos, escoriantes, cortantes e perfurantes, e também protege contra baixas temperaturas na movimentação, transporte e manipulação de produtos em câmaras frias.

É muito utilizada em restaurantes, supermercados, açougues, câmara fria, entre outros.

O Uniforme tem que ser renovado em quanto tempo?

Essa é uma dúvida comum, mas que não se estabelece um consenso, pois cada uniforme tem sua durabilidade conforme o uso, se em perfeito estado, não há necessidade de trocas.

Conforme o uso rotineiro, é comum que se deteriore. O ideal é que haja a renovação de uniformes anualmente ou assim que o uniforme apresentar desgaste que coloquem o trabalhador em risco.

Em resumo, é indicado que não ultrapasse o prazo de 1 ano para renovação do uniforme.

Gostou da matéria?

Agora que você já está craque em uniformes, vamos complementar o assunto. Que tal saber mais sobre os modelos específicos de sapatos para quem trabalha na área de cozinha e saúde? Continue no blog: Melhor sapato para cozinha e área de saúde

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: