7 itens essenciais para salvar sua vida no trabalho em altura
Os acidentes em altura são os maiores causadores de vítimas fatais nos locais de trabalho.
Para você entender melhor a gravidade, de acordo com o INSS, quase 15% das mortes ocorridas em local de trabalho foram relacionadas a quedas.
Por conta disso é necessário que os trabalhadores sejam treinados para evitar acidentes e que utilizem os Equipamentos de proteção individual, ou seja EPIs, adequados para a atividade.
A norma NR35 é a que vela pela segurança do trabalho em altura, e é exigido o seu cumprimento, podendo ocorrer multas de até 6 mil reais em caso de descumprimento pelas empresas.
Conheça os EPIs essenciais para trabalho em altura
Você vai ver nessa parte do artigo quais são os EPIs indispensáveis para trabalho em altura, faça o correto uso e exija treinamento antes de realizar qualquer atividade que coloque você em risco.
1 - Talabarte
O talabarte é um dispositivo essencial para qualquer trabalhador de altura.
É uma peça conectada ao cinturão do tipo paraquedista, posteriormente é preso a um ponto de ancoragem, o que evita quedas.
Você encontra diversos tipos de talabarte, mas os principais são os simples, duplo e de posicionamento.
O talabarte simples é o mais leve, confortável e indicado apenas para atividades sem deslocamento.
Já o talabarte Duplo lembra a letra Y. Tem duas pontas e permite a ancoragem e deslocamento com maior facilidade.
Por último, o Talabarte de posicionamento não protege contra quedas e por conta disso precisa ser usado com outro talabarte, serve para se posicionar corretamente e ter as mãos livres.
2 - Cinturão
O cinturão de segurança é essencial para um sistema completo de proteção contra quedas. Em alturas superiores a 2 m, o equipamento precisa ser utilizado.
Você verá em diferentes setores, como por exemplo: manutenção industrial, construção civil, empresas de telefonia e telecomunicação, limpeza de edifícios, fachadas e situações de resgate.
O cinturão de segurança deve ser conectado a um trava-quedas ou talabarte, pois ele funciona como suporte para esses itens.
3 - Mosquetão
O Mosquetão é uma peça fundamental para compor o sistema de segurança para trabalho em altura, é um conector utilizado para ancoragens, ascensões, descensões e conexão de acessórios.
É ligada a cordas ou a um equipamento de segurança formado por um elo de metal que possui uma parte móvel.
4 - Cadeira suspensa
A Cadeira Suspensa é normalmente utilizada para serviços em altura ou profundidade.
Deve ser usada em locais onde necessite de movimentação descendo ou subindo, sua estrutura garante trabalhos bem executados e seguros em diversas atividades, como por exemplo, lavagens, reparos e pinturas de edifícios, torres, viadutos entre outros diversos locais da mesma categoria.
Não esqueça que o profissional deve estar devidamente equipado com cinturão tipo paraquedista e trava quedas para se manter seguro.
Por último, certifique-se de que o trabalhador deve estar preso em cabos específicos e distintos dos da cadeira suspensa.
5 - Trava quedas
O trava queda é um equipamento que, como o nome sugere, evita quedas bloqueando-as, deve ser conectado ao cinturão de segurança e também ao ponto de ancoragem.
A principal diferença entre o talabarte e o trava queda é que esse último bloqueia a queda de forma imediata, o que impede uma possível queda.
No caso do talabarte, permite um leve deslocamento, o que é útil para a execução das atividades em movimento mas possui maior folga para uma queda.
6 - Fita de ancoragem
As fitas de ancoragem servem para a montagem de pontos de ancoragem provisórios.
Precisam ser ancoradas em estruturas sólidas e seguras, tome cuidado com estruturas abrasivas ou com arestas cortantes ou cantos vivos, pois podem danificar a fita e causar acidentes.
7 - A corda ideal para trabalho em altura
Respondendo a essa dúvida de forma rápida, saiba que as cordas de Nylon são as mais resistentes e flexíveis, portanto, as mais recomendadas para o trabalho em altura.
Mas outras cordas de fibra sintéticas também podem ser utilizadas, como as de poliéster, poliéster, polipropileno, polietileno e também kevlar.
Vídeo - Cinto de segurança para trabalho em altura
Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?
No vídeo de hoje vamos falar sobre a importância de uso do cinto de segurança para trabalho em altura, ponto de ancoragem, vamos falar sobre norma regulamentadora nr 35, talabarte e muito mais, vem conferir. Aperta o play!
Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO
ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender: