Como começar um pomar do zero

Como começar um pomar do zero

AS MELHORES DICAS PARA INICIAR O SEU POMAR E COLHER FRUTAS FRESCAS

Se você planeja construir um pomar, você veio ao lugar certo. Independentemente do tamanho, um pomar sempre traz muitas vantagens, como abrigar pássaros, proporcionar uma sombra maravilhosa nos dias quentes e o melhor de tudo: poder comer uma fruta colhida na hora.

Então veja como montar o seu pomar com essas dicas incríveis! Frutas são excelentes tanto para consumo ao natural, como para fazer geleias, compotas e sucos.

Para que você acerte, vou te dizer como preparar a terra, como plantar a muda, quando adubar, quais ferramentas utilizar e muito mais.

Qual o espaço necessário para um pomar?

Isso é muito relativo, saiba que as árvores frutíferas têm tamanhos variados e por isso existe uma forma de calcular qual a área necessária para cada uma delas. Na média:

Árvores de pequeno porte terão entre 3 e 5 metros de altura, já as de médio porte, ficarão entre 6 metros e 9 metros, quanto as grandes, terão mais que 10 metros.

Para calcular o espaçamento do pomar antes de fazer o plantio de sua árvore frutífera, você precisa saber que quanto maior a área reservada para cada planta, maior será a produção de frutos.

O espaçamento é medido em metros quadrados (m²), ou usando uma fórmula como 3×4 (o que dá 12 m²).

Para frutíferas rasteiras e trepadeiras, como morango, melancia, melão, entre outros, algo entre 1×1 ou 2×2, é o suficiente.

Se for plantar uma frutífera de pequeno porte como a banana, mamão, figo, pitanga, acerola ou semelhantes, utilize entre 2×2 ou 3×3.

Para frutíferas de médio porte como jabuticaba e carambola, limão, maçã, goiaba, laranja, romã, ameixa, pera ou semelhantes, use entre 4×4 e 6×6.

No caso das frutíferas de grande porte como no caso da mangueira, cajueiro e abacateiro, reserve um espaçamento de 10×10 em seu pomar.

Quais ferramentas vou precisar para começar?

Veja uma lista das principais ferramentas para utilizar na construção de um pomar e na jardinagem no geral. Em nossa loja trabalhamos com as principais marcas disponíveis e com ótimo custo benefício.

1. Ancinho

Esse é o instrumento mais utilizado na jardinagem, é usado para limpeza, escarificação da superfície e nivelamento do terreno.

2. Luvas de jardinagem

É o principal EPI do jardineiro, já que entrar em contato com a terra pode ter seus riscos, como contrair infecções ou mesmo lesionar as mãos manipulando outras ferramentas.

3. Pá

Tem diversas utilidades, mas algumas das mais importantes são: abrir buracos, remover lixo e encher um carrinho de mão com terra ou adubo. A pá é indispensável em um pomar.

4. Tesoura de poda

Essa tesoura é útil para remover galhos velhos e dá força para a planta. Não é qualquer tesoura que deve ser usada na poda, existe a própria para essa função que facilita o corte e ajuda os galhos crescerem na direção correta sem pesarem mais que o tronco. 

5. Borrifador ou pulverizador

Se você quer uma planta saudável, é importante regar de forma uniforme, por conta disso, o pulverizador será seu aliado nesse processo, além de servir para fertilizar e também aplicar pesticidas.

Lembre-se que é importante ter o borrifador/pulverizador para cada uma das substâncias: um para pesticida e um para fertilizante e água, tenha sempre dois pulverizadores e não misture o pesticida com outras substâncias.

6. Enxada

É muito usada na hora de remover as ervas daninhas e tem participação especial no processo de preparo, limpeza e manutenção do pomar.

7. Cavadeira articulada

É muito útil para fazer covas para plantar as mudas e também para transplantar mudas de um local para o outro. Sua principal função é abrir buracos mais fundos, de forma rápida e prática.

Veja como preparar a área do plantio do pomar

Siga essas dicas para começar o seu plantio, antes de mais nada, é importante remover as sujeiras, ervas daninhas, entulhos e tudo mais que tiver impedindo a plantação.

Sempre escolha um terreno que seja plano ou levemente inclinado, com solo profundo e drenado.

Verifique as fontes de águas potáveis próximas, se não houver, é necessário que você faça o ajuste para levar água até a região.

Nessa etapa, de limpeza e planejamento, cerque a área do pomar para que os animais não invadam e destruam suas mudas que ainda estarão frágeis.

Remova as pedras, entulhos e raízes de plantas para que o terreno fique fácil de ser trabalhado, se existir formigueiros pela região você precisará escolher outro lugar ou lidar com eles.

Comece com uma boa muda de árvore frutífera, ela deve ser vigorosa, bem formada, com raízes suficientes, aspecto sadio e deve ser adquirida de fornecedores confiáveis e bem recomendados.

Se precisar ou quiser algo mais profissional, procure um laboratório de análise de solo, que assim te darão as propriedades daquele solo e você saberá qual espécie vingará.

Preparo do solo para suas frutíferas

Após a primeira etapa, de limpeza do solo, é hora de preparar o solo para o plantio.

Tudo precisa de paciência, se você quer um bom pomar, espere os tempos necessários, digo isso pois, precisará abrir as covas de 30 a 60 dias antes de plantar, para preparar o solo.

Use o tamanho de 80x80x80 ou caso o solo seja fértil, pode utilizar 60x60x60 centímetros.

Separe de um lado a terra que usará para a superfície e de outro a do fundo, então faça uma mistura com a terra da superfície:

Use, 20 litros de esterco de boi ou 5 litros de esterco de galinha, 500 gramas de calcário dolomítico, 1kg de fosfato natural e 150 gramas de cloreto de potássio, se o solo for muito resistente a absorção de água, acrescente 2 partes de areia grossa.

Agora você tem uma terra boa para plantar, use a cavadeira articulada para abrir as covas necessárias.

5 dicas de manutenção do pomar

  1. Não esqueça as podas de formação ao longo dos anos, retire alguns ramos para conduzir a copa, que deve ser arejada e aberta.
  2. Os brotos que surgirem abaixo dos ramos da muda devem ser eliminados nos dois primeiros anos.
  3. Faça podas sanitárias periodicamente, assim flores, folhas e galhos doentes não prejudicaração sua árvore.
  4. Limpe os frutos que caírem no solo, isso pois as pragas e doenças sobrevivem e atacarão novamente a planta.
  5. Mantenha o jardim limpo, depois você pode usar os restos para transformar em adubo.
AS MELHORES DICAS PARA INICIAR O SEU POMAR E COLHER FRUTAS FRESCAS

Gostou da matéria?

Se você não quer ir tão longe, a ponto de ter o seu próprio pomar, que tal começar com umas plantinhas em casa? Continue no blog: Plantas protegidas em 7 passos.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: