Como descobrir o número da sua correia

Como descobrir o número da sua correia

Aqui está a forma correta de se medir o tamanho e descobrir o número da sua correia.

Mas antes de entrar nos detalhes, deixa eu te explicar porque este texto de tutorial é diferenciado dos outros que você já viu por aí.

Pela primeira vez você terá acesso em um mesmo texto de tutorial de fazer uma escolha, aprender pela escrita com exemplos práticos ou/e com tutorial de um vídeo pra não ficar nenhuma dúvida.

Então vamos lá, começaremos com o exemplo: tenho uma máquina na minha produção, a correia acaba de estourar e eu não tenho número da correia porque era muito antiga e também não tenho como saber o perfil dela porque apagou do meu motor.

As correias em V são aquelas que trabalham com as laterais nas polias. O primeiro passo é descobrir o perfil da correia, mas ok, o que é perfil?

Perfil da correia

É a medida da parte superior da correia. Na imagem B selecionei em azul o local que saberemos onde se localiza o perfil da sua correia.

E para descobrir qual é o perfil da sua correia, vamos medir as polias que usamos no equipamento conforme a figura abaixo:

Extremamente fácil de saber a medida e descobrir o perfil, depois de fazer a medição, basta verificar com qual medida mais se aproxima: 13, 17, 22 ou 32, conforme abaixo:

  • se medir 13 milímetros, ela será uma correia perfil A;
  • se medir 17 milímetros, ela será uma correia perfil B;
  • se medir 22 milímetros, ela será uma correia perfil C;
  • se medir 32milímetros, ela será uma correia perfil D.

Número da correia

Agora que já temos o perfil da correia, vamos descobrir a numeração dela, o primeiro passo é verificar o perímetro dessa correia,

Com uma trena ou um pedaço de barbante nós vamos tirar a circunferência externa das polias, a motora e a motriz, transformamos isso em polegadas.

Para entender melhor, você também pode acessar nosso vídeo e aprender muito sobre o assunto com toda expertise do Angelin;

Cálculo para descobrir a polegada

Para fazer o cálculo, vamos supor que esta medida entre as duas polias tivesse dado 1320 milímetros de medida interna entre as polias, vamos usar então este número “1320” dividido por 1 polegada (em milímetros esse número corresponde à 25,4), veja:

1320/25,40 =51,968503

Se arrendondarmos o resultado, será 52.

Finalmente já temos perfil e agora a polegada da correia.

Mais detalhes e medidas de outros tipos de correias, acesse o link https://www.ehow.com.br/formula-calcular-comprimento-correia-estrategia_6224/

Qualquer dúvida, entre em contato conosco que ajudamos!

Até a próxima.

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: