Como descobrir o número da sua correia

Como descobrir o número da sua correia

BANNER-TOPO-MATERIA-CORREIA

Aqui está a forma correta de se medir o tamanho e descobrir o número da sua correia.

Mas antes de entrar nos detalhes, deixa eu te explicar porque este texto de tutorial é diferenciado dos outros que você já viu por aí.

Pela primeira vez você terá acesso em um mesmo texto de tutorial de fazer uma escolha, aprender pela escrita com exemplos práticos ou/e com tutorial de um vídeo pra não ficar nenhuma dúvida.

Então vamos lá, começaremos com o exemplo: tenho uma máquina na minha produção, a correia acaba de estourar e eu não tenho número da correia porque era muito antiga e também não tenho como saber o perfil dela porque apagou do meu motor.

As correias em V são aquelas que trabalham com as laterais nas polias. O primeiro passo é descobrir o perfil da correia, mas ok, o que é perfil?

Perfil da correia

É a medida da parte superior da correia. E para descobrir qual é o perfil da sua correia, vamos medir as polias que usamos no equipamento.

É extremamente fácil de saber a medida e descobrir o perfil, depois de fazer a medição, basta verificar com qual medida mais se aproxima: 13, 17, 22 ou 32, conforme abaixo:

  • Se medir 13 milímetros, ela será uma correia perfil A
  • Se medir 17 milímetros, ela será uma correia perfil B
  • Se medir 22 milímetros, ela será uma correia perfil C
  • Se medir 32 milímetros, ela será uma correia perfil D

Número da correia

Agora que já temos o perfil da correia, vamos descobrir a numeração dela. O primeiro passo é verificar o perímetro dessa correia com uma trena ou um pedaço de barbante, a partir daí nós vamos tirar a circunferência externa das polias, a motora e a motriz, transformamos isso em polegadas.

Para entender melhor, você também pode acessar nosso vídeo e aprender muito sobre o assunto com toda expertise do senhor Angelin:

https://youtu.be/TJ6DYlMfoAQ VER NO SITE

Cálculo para descobrir a polegada

Para fazer o cálculo, vamos supor que esta medida entre as duas polias tivesse dado 1320 milímetros de medida interna entre as polias, vamos usar então este número “1320” dividido por 1 polegada (em milímetros esse número corresponde à 25,4), veja:

1320/25,40 =51,968503

Se arredondarmos o resultado, será 52.

Finalmente já temos perfil e agora a polegada da correia.

BANNER-TOPO-MATERIA-CORREIA-02

Fonte de pesquisa:
https://www.ehow.com.br/formula-calcular-comprimento-correia-estrategia_6224/

Gostou da matéria?

Não vá ainda. Quer aprender mais sobre máquinas, ferramentas e EPI? Continue no blog para mais conteúdos informativos e tutoriais: Polia, para que serve e como usar?

BANNER-LINK-MATÉRIA-POLIA

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

Instagram Facebook Youtube Tiktok Linkedin

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422