Como diferenciar os cones de sinalização?

Como diferenciar os cones de sinalização?

Como diferenciar cones de sinalização

Você consegue imaginar uma rua, uma obra, a frente de uma escola ou ainda um local interditado sem sinalização com cones?

Dentre os diversos tipos de cones no mercado, sempre me questionei para que será que serve cada um deles? Tamanhos, cores e materiais diferentes, será que faz alguma diferença na hora de sinalizar? Se você também pensa sobre isso, vem ler a matéria para entender.

O mercado oferta diversos tipos e modelos de cones de sinalização, suas finalidades se divergem. Para facilitar seu entendimento, vamos falar sobre algumas características de cada tipo de cone:

Tipos de Cone

Cone rígido 50 e 75cm

Fabricado com material leve e ao mesmo tempo resistente é o equipamento ideal para ser empregado em shoppings, estacionamentos e principalmente em interdições fixas de longo prazo.

Cone flexível 50 e 75cm

Os cones flexíveis são amplamente utilizados por aqueles que desejam fazer demarcações rápidas, por exemplo, o bloqueio de alguma via em uma blitz. O material utilizado para a fabricação é excelente e suporta bem o peso dos veículos quando passam por cima do objeto. Por apresentar uma ótima resistência e fácil manuseio, o cone flexível é bastante utilizado nas sinalizações de trânsito e nas quadras de treinamento de autoescola para a simulação das dificuldades e perigos em uma via.

Cone para obra

Caracterizado por sua tecnologia simples que é composta por um peso concentrado na base, esse tipo de cone foi inicialmente projetado para a sinalização em ruas e rodovias. Mas devido ao sucesso do produto, ele também é bastante procurado na demarcação de obras em shoppings, mercados e eventos, justamente por não tombar com as correntes de ar aos quais tais ambientes estão sujeitos.

Cone esportivo e cone baby

Bastante utilizados em esportes que exigem velocidade e noções do espaço em que o atleta se encontra, esses tipos de cones estão disponíveis no mercado em vários tamanhos e cores. Assim, quando forem utilizados, agilizam o processo de identificação e marcação da metragem de cada lugar, seja em quadras esportivas ou em tatames para os campeonatos de luta.

Cone norma NBR 15071

Geralmente as obras de grande porte são obrigadas a utilizarem esse tipo de cone devido a sua grande resistência e a flexibilidade que o produto possui. Basicamente, o cone Norma NBR 15071 é o mais indicado para garantir obras seguras com as sinalizações de atenção adequadas.

Canalizador viário

Popularmente chamado de “Conão”, apesar do tamanho é um produto bastante leve e fácil de ser posicionado. Ele indica perigo ou presença de obstáculos nas rodovias para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Barreira viária

Robusta e ao mesmo tempo fácil de ser armazenada, a barreira viária é bastante empregada na sinalização de tráfego, principalmente quando tem algum tipo de obra que obstrui o fluxo de trânsito um pouco. Quem opta pela barreira viária investe bem, considerando o tamanho e o excelente custo benefício que o produto tem a oferecer.

Cones

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Continue no nosso blog e saiba muito mais sobre sinalização:

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: