Como escolher a melhor luva para seu serviço?

Como escolher a melhor luva para seu serviço?

SAIBA QUAL A MELHOR LUVA PRO SEU TRABALHO

Vou te mostrar a melhor forma de como escolher sua luva, mas antes dos detalhes, deixa eu explicar o porque resolvemos escolher as profissões a seguir.

Diante de vários tipos de luvas no mercado e as diversas opções de marca e utilização, fica muito difícil escolher a luva ideal que irá te proteger da melhor maneira possível.

Enumeramos as principais profissões que necessitam de proteção para as mãos, logo, a necessidade de usar uma luva específica para sua proteção.

Para ficar de forma mais esclarecedora, separamos cada profissão e qual o melhor modelo de luva disponível. Opte conforme a sua demanda, e escolha melhor opção para seu serviço.

Profissões e luvas apropriadas

Pedreiro

O pedreiro exerce diversas funções durante a execução de uma obra. Executa trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais, guiando-se por desenhos, esquemas e especificações.

Nesta profissão, selecionamos algumas opções de luva para adaptar conforme o tipo de serviço a ser executado,

Se a função for ajudante de pedreiro, por exemplo, apenas carregando material, indicamos uma luva tricotada com pigmentos ou luva tricotada sem pigmentos. Também é indicada uma luva com pigmentos que tem tecido um pouco mais fina, depende do objeto a ser carregado.

Para transporte de materiais mais pesados, indicamos a luva tricotada emborrachada total. Ela é emborrachada nos dedos, na palma e na parte de traz da mão. Como é forrada com borracha, ela é totalmente impermeável.

Uma ótima opção também para transporte de materiais mais pesados, é a luva tricotada emborrachada nitrílica. Ela tem tecido em malha, é emborrachada na palma, nos dedos, mas a parte de cima não é emborrachada.

Para manuseio de cimento e/ou massa, que são produtos corrosivos, indicamos utilizar a luva de látex.

Já a luva de poliéster com revestimento em látex é indicada quando há necessidade de ter mais sensibilidade (tato) ou manuseio de objetos cortantes, como exemplo: quando usar prego.

Açougueiro

O açougueiro é o profissional responsável por trabalhar com o corte e por limpar a carne que é vendida. É essencial o uso de uma luva específica para essa atividade.

Para evitar acidentes com o corte de carnes, indicamos a luva malha de aço. Ela é ideal para trabalhar lâminas, máxima resistência à cortes com lâminas lisas, super maleável, permite todos os movimentos manuais do profissional e não obstrui a sensibilidade, além de ser fácil a sua higienização.

Gráfica

Uma observação muito importante para quem irá trabalhar em uma Gráfica, por exemplo, que utiliza muito estilete, tesoura e lâminas lisas, a luva indicada para esse tipo de manuseio é a luva com malha de algodão e fios de aço.

Para manuseio de lâminas com dente, como serra ou serrotes, não indicamos essa luva. Os dentes da lâmina podem enroscar na luva.

Marceneiro

Um marceneiro utiliza instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, aferição, medição, entalho, raspagem, ajuste e fixação, que devem ser cuidadosamente manuseadas.

Para evitar acidentes com fiapos e pequenos resquícios de materiais, indicamos a luva tricotada emborrachada total, que foi indicada acima também para pedreiro.

Temos também a luva emborrachada nitrílica com tecido em malha emborrachada na palma e nos dedos. A parte de cima dessa luva não é emborrachada.

Dependendo do tipo de manuseio, aqui também deixamos uma ótima sugestão, utilizar luva em couro vaqueta. Ela tem opção de cano curto e cano longo, indicado para ambientes de baixa temperatura e trabalhos com corda e carregamento de mercadorias.

Mecânica

As principais responsabilidades de um mecânico de manutenção: lubrificar máquinas, componentes e ferramentas, documentar informações técnicas.

Fazer a manutenção preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos como: betoneiras, marteletes, compactadores, elevadores de obras e muitos outros.

Percebe-se aqui também uma variedade enorme na opção de utilização de luvas e exposição a riscos de segurança, assim como algumas das profissões acima.

Vamos sugerir o exemplo de alguém que vai mexer no carro, ou na moto, ou até mesmo mexer em uma máquina em casa. Para essas situações, indicamos a luva em poliéster revestida com PU, ela tem boa sensibilidade (tato), não machuca a mão em caso de movimento brusco de batida em alguma objeto.

Serralheiro

Profissional que trabalha com a criação de diversas peças de madeira, mas há também outros materiais como alumínio, zinco, aço, remodela e trabalha barras que sejam perfiladas de materiais de origem tanto ferrosos como não ferrosos.

Eles utilizam tais materiais para a fabricação de esquadrias, grades, portas, vitrais e peças diferenciadas neste sentido. Para esse tipo de profissional indicamos a luva vaqueta cano curto ou luva vaqueta cano longo, pode também optar pela luva de raspa.

Luva de vaqueta e raspa de couro são excelente para resistência à abrasão e por ser de couro, possui boa resistência nas atividades de solda. É uma luva para atividade onde não exija muita maleabilidade.

Quais as principais diferenças entre luva de raspa e luva vaqueta?

A luva de raspa tem sua atuação muito melhor contra agentes abrasivos, escoriantes, soldas e trabalhos mais pesados. Já a luva vaqueta é idela para os trabalhos que necessitam de maior tato, como exemplo montar uma estrutura metálica.

Pintor

O pintor tem como tarefas principais: a pintura de locais, interno e externo, preparar superfícies antes de pintá-las, aplicação de massa fina ou corrida, lixamento e ainda pode ser que ele aplique papel de parede e gesso para acabamento.

Para esse profissional pensamos em selecionar 2 tipos de luva que dependem do agente químico:

  1. pintura tinta a base de água – indicamos usar luva látex;

  2. pintura a base de solvente – indicamos usar luva neoprene ou látex nitrílica;

Caso o profissional for realizar pintura de carro com pistola que vai usar tinta a óleo, a luva mais indicada é a luva neoprene ou látex nitrílica.

Jardineiro

Este profissional tem como tarefas principais: manutenção da grama, cortar, regar, cultivar canteiros, plantar sementes, conservar áreas ajardinadas, adubar, arar, dentre outras atividades. A indicação aqui também é conforme o tipo de tarefa:

  • quando o manuseio for com água: luva de látex, por ser impermeável;

  • quando for cultivar canteiros, plantar sementes ou tarefas que exigem utilização de ferramentas, a luva mais indicada é a luva tricotada emborrachada total;

Eletricista

É o responsável por instalar, fazer manutenção e reparar fiação elétrica em equipamentos elétricos e eletrônicos.

Para trabalhos residenciais, que irá mexer com voltagem 110volts e/ou 220v, a luva mais indicada é a tricotada emborrachada total ou a luva com emborrachada nitrílica.

Para serviços que exigem uma voltagem muito alta, indicamos luvas profissionais com CA (Certificado de Aprovação). Fique atento às classes indicativas, saber se vai trabalhar com 2,5kv, 5 kv, 10kv, 20kv ou ainda em cabine primária.

Tipos de luvas - Qual a ideal para seu serviço

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Agora que já sabemos qual a melhor luva escolher para diversos trabalhos, vamos continuar falando sobre luva? Sim, ainda tem mais, e essa é muito importante. Continue no blog e leia: Qual a melhor luva para produtos químicos?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: