Como escolher o melhor cabo de rede?

Como escolher o melhor cabo de rede?

O cabo de rede é basicamente a artéria da sua conexão com a internet, ou seja, cabos de rede são fundamentais para fazer a conexão entre o computador e o modem, roteador ou outros equipamentos que fornecem internet, por isso faça a escolha certa ao comprá-los.

Existe algumas formas de se conectar na internet como por wi-fi ou 3g, mas a mais eficiente e estável é a conexão por cabos de conexão, ou cabos de rede.

Esses cabos seguem padrões de produção e a velocidade de transmissão de dados é diferente entre eles.

No mercado você encontra os que se dividem entre o cabo coaxial e o cabo de par traçado. Vou te explicar agora sobre eles:

Esse cabo é aquele que geralmente fica atrás do modem ou roteador, ele é um dos primeiros cabos a serem utilizados em redes residenciais. No geral, sua capacidade de transmissão de dados é por volta de 10 megabits por segundo.

Sua outra função é transmitir imagens para a televisão, então geralmente operadoras de TV a cabo utilizam ele para isso.

O grande problema desses cabos para a montagem de rede local é que eles funcionam através do padrão conhecido na informática por “barramento”, apenas transmite o dado de um computador por vez e é formada uma fila para transmissão desses dados, se for solicitado dados de dois computadores ao mesmo tempo acontece uma colisão de dados e eles precisam ser retransmitidos.

Para facilitar seu entendimento, imagine vários caminhões carregados tendo que passar por uma rua estreita, essa rua só conseguiria atender um caminhão por vez sem que eles corram o risco de colidir. É o que acontece nesse modelo de barramento.

Concluindo, se você precisa usar muitos computadores em uma rede opte por outro cabo ao invés do coaxial.

E se eu preciso conectar muitos computadores?

Bem-vindo ao século XXI, para nossa sorte os engenheiros de rede trabalharam pesado na confecção de um outro cabo para atender a essa demanda, são os cabos de par trançado, são ideais para ser usado na conexão de muitas máquinas ao mesmo tempo. Podem também ser usados para ligar os equipamentos que auxiliam a transmissão da rede, os hubs e os switches.

Ele tem esse nome porque a composição dele é formada por quatro pares de cabos entrelaçados, por isso ele tem menos interferência eletromagnética.

Para esse cabo identificar a máquina com qual está se comunicando ele utiliza o conector. Os cabos coaxiais utilizam os conectores BNC e os cabos de par trançado utilizam os RJ-45, esses têm 8 pinos e utiliza um para cara fio.

Existem diferentes tipos de cabo de rede e o que vai influenciar na sua escolha é a seguinte pergunta:

“Qual a velocidade da conexão?”

Os modelos de cabo são conhecidos com “CAT”, mas não é de gato em inglês e sim uma abreviação de CATEGORIA. Portanto, conheça abaixo os tipos de cabo e suas variedades de conexão e avalie qual a melhor para a sua escolha.

Esse é o mais lento só transfere no máximo a 100mbps (megabits por segundo) o limite dele é uma rede de 100 metros, ou seja, se você precisa conectar um cabo de em algum local que esteja acima dessa distância, pode haver interferências. É um modelo defasado e não se usa mais em redes atuais.

Esse transmite a até 1000 Mbps.

Comparado ao CAT 5 foi muito melhorado, mas ainda há interferências, só que menos, em distâncias superiores a 100 metros. É o de melhor custo benefício e indicado para redes locais ou caseiras e que não utilizarão uma comunicação robusta de dados.

       A principal diferença desse para o CAT5e é que é mais estável quando comparado a distância de 100 metros, se o no CAT5e há poucas interferências no CAT6 esse erro foi corrigido. Possui uma capacidade de transmissão de 1Gbps.

É um cabo mais grosso e, portanto, menos flexível do que os anteriores, sua blindagem é melhor e por isso ganha na estabilidade da transferência.

Ou seja, indicamos esse modelo para empresas e ambientes que possuem muitos computadores e usam conexão de alta velocidade. É uma alternativa a fibra ótica pois tem um melhor custo benefício.

O cabo de rede CAT6a é uma atualização do 6 e por isso sua velocidade de transmissão é maior, podendo chegar a 10Gbps e sua frequência é maior, tornando-o um cabo mais estável, porém ele é mais rígido e difícil de instalar em alguns locais que precisem que o cabo seja curvado ou dobrado.

Há estudos que mostram a capacidade desse cabo de rede de transmitir incríveis 100Gbps, porém quando está a uma curta distância, quanto maior a distância menor pode ser a sua velocidade de transmissão. São mais rígidos que os anteriores dificultando a sua instalação.

Por padrão, sua velocidade é de 10Gbps.

A sua blindagem precisa ser aterrada devido aos conectores de metal.

Se seu cabeamento for passar próximo aos fios de eletricidade o CAT7 é indicado para você pois não são facilmente afetados por essa transmissão e isso permite que o sinal de internet seja mais consistente e mantenha a transferência sem oscilação.

Os cabos dessa categoria chegam próximo ao nível da fibra óptica quando comparada a velocidade de transmissão. Pode chegar a 40Gbps em curtas distâncias. São igualmente robustos e de difícil manuseio.

Tudo depende da necessidade da sua rede, é importante consultar um técnico para saber idealmente qual seria o modelo que você precisa adquirir assim como o comprimento adequado. Baseado em alguns perfis de consumidores preparamos algumas sugestões para você, mas consulte um técnico caso ainda esteja confuso. Veja qual atende sua necessidade:

Preciso de um cabo de rede básico para um projeto pequeno:

  • Para um projeto pequeno o CAT 5e ou CAT6 suprirá sua necessidade.

Preciso de um cabo de rede intermediário, meu projeto é para uma empresa com mais de 100 computadores:

  • Opte por uma categoria igual ou acima ao CAT6

Quero investir na conexão, para mim o que importa é a qualidade do cabo de rede:

  • Se não se preocupa com valores, pegue o CAT7 ou CAT8, obterá o melhor desempenho, só veja se seu local de instalação não necessitará de muitas torções ou que o cabo seja enrolado, isso pode dificultar.

Quero obter o cabo de rede com melhor custo benefício para uma rede pequena:

  • CAT5e é o mais em conta e provavelmente atenderá sua necessidade.

Preciso obter o melhor cabo de rede com ótimo custo benefício para uma empresa:

  • CAT 6, muitas empresas utilizam o CAT6 sem problemas e tenho certeza que esse servirá para a sua também.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
       
FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: