Como instalar tachão de sinalização?

Como instalar tachão de sinalização?

como instalar tachão e olho de gato

Os tachões de sinalização também são conhecidos como olho de gato, no entanto também chamados de tachão reflexivo, e são fabricados em diferentes tamanhos.

O principal uso é para a redução de velocidade, por isso, se há tráfego de pedestres e automóveis é necessário haver tachões para evitar acidentes.

Também é usado para separar vias, o que proporciona melhor organização para as pessoas e para os veículos, todavia também torna o espaço mais seguro.

Pode ser encontrado em diferentes espaços, como por exemplo:

  • Estacionamentos
  • Empresas
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Hospitais
  • Vias públicas
  • Ruas
  • Terminais de ônibus

Os tachões de sinalização são preparados para diversos ambientes.

Como funcionam os tachões de sinalização?

Eles são fabricados em tamanhos diversos, ou seja, a escolha dependerá da necessidade do cliente. No mercado você encontra desde os menores como 20x40x4cm até os de tamanho grande com 250x150x50.

Dica: Quando for adquirir seus tachões de sinalização, tenha as medidas do espaço em que irá instalar, dessa forma nossos especialistas podem orientá-lo sobre qual tamanho é o mais indicado.

Os tachões são feitos em resina poliéster, um material muito resistente e por isso dificilmente se deteriora com impactos, além de suportar o peso de um carro tranquilamente ele também resiste a degradação causada por condições ambientais.

O dispositivo é reflexivo e por isso facilmente visualizado, mesmo à noite.

Há dois tipos de dispositivos, os mono direcionais e os bidirecionais, os mono são reflexivos de um lado apenas, por fim os bidirecionais tem ambos os lados reflexivos.

Além da redução da velocidade ele é útil para a canalização do fluxo de veículos, ou seja, se tiver áreas em que você não deseja a passagem de veículos deve sinalizar com um tachão, dessa forma o motorista estará ciente de que aquela é uma área onde a circulação é proibida.

Como instalar tachões de sinalização?

Agora que adquiriu seu tachão de sinalização, precisa estar preparado para a instalação deles. Para isso é necessário que você tenha alguns materiais básicos e alguns cuidados.

Materiais

  • Furadeira
  • Cola epóxi de alta fixação
  • Trena
  • Material de varrição/Limpeza
  • Fita adesiva/ Fita crepe

Com esses materiais em mãos, vamos aos passos para instalação:

Passo 1: Limpeza

Certifique-se que a superfície onde você irá instalar esteja limpa, seca, isenta de impurezas, tais como terra, graxa, óleo ou outros materiais que possam dificultar a aderência.

Passo 2: Pré-marcação dos tachões

Você precisa ter em mente qual área irá instalar, com isso em vista, comece efetuando uma pré-marcação para que alinhe perfeitamente as peças, pode usar giz para isso ou outro material de fácil visualização e limpeza.

Passo 3: Furos para instalação

Após a demarcação, faça dois furos no pavimento, com a utilização de broca de vídea de 5/8”, na profundidade aproximada de 80 mm. Em seguida efetuar a limpeza do furo.

ATENÇÃO: A broca sugerida é seguindo as especificações técnicas, mas verifique com o vendedor se há necessidade de uma broca em outras dimensões ou profundidades para ter certeza que não haverá erros.

Passo 4: Limpeza dos furos

Após a realização dos furos, haverá detritos a serem removidos, faça a completa remoção para que não haja problemas na etapa seguinte, pode usar ar-comprimido ou varredura.

Passo 5: Colagem dos tachões

Feita a limpeza, o furo deve ser preenchido com cola para a fixação dos pinos. Após, espalhe cola sobre o pavimento no local de aplicação do corpo do dispositivo. A cola deve preencher totalmente as cavidades ou ranhuras que possam existir na parte inferior.

Evite que a faixa reflexiva fique coberta de cola usando uma fita adesiva para protegê-la durante essas etapas e removendo no final do processo.

Adquira a cola AQUI.

Passo 6: Fixação

Com a cola espalhada e preenchendo os furos, fixe o tachão de sinalização, pressionando-o contra o pavimento. Se houver desnível a cola deve ser o regulador da superfície pois é irregular ter um dispositivo instalado que balance.

Se você não quer ter o trabalho de instalar os tachões de sinalização, há profissionais que podem ser contratados para essa finalidade.

Agora que você já sabe tudo sobre tachões o próximo passo é colocar a mão na massa.

Tachão, olho de gato e limitador de velocidade

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

No vídeo de hoje vamos falar sobre alguns modelos de sinalização viária, como tachão, olho de gato e limitador de velocidade.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: