Como instalar tachão de sinalização?

Como instalar tachão de sinalização?

como instalar tachão e olho de gato

Os tachões de sinalização também são conhecidos como olho de gato, no entanto também chamados de tachão reflexivo, e são fabricados em diferentes tamanhos.

O principal uso é para a redução de velocidade, por isso, se há tráfego de pedestres e automóveis é necessário haver tachões para evitar acidentes.

Também é usado para separar vias, o que proporciona melhor organização para as pessoas e para os veículos, todavia também torna o espaço mais seguro.

Pode ser encontrado em diferentes espaços, como por exemplo:

  • Estacionamentos
  • Empresas
  • Condomínios
  • Shoppings
  • Hospitais
  • Vias públicas
  • Ruas
  • Terminais de ônibus

Os tachões de sinalização são preparados para diversos ambientes.

Como funcionam os tachões de sinalização?

Eles são fabricados em tamanhos diversos, ou seja, a escolha dependerá da necessidade do cliente. No mercado você encontra desde os menores como 20x40x4cm até os de tamanho grande com 250x150x50.

Dica: Quando for adquirir seus tachões de sinalização tenha as medidas do espaço em que irá instalar, dessa forma nossos especialistas podem orienta-lo sobre qual tamanho é o mais indicado.

Os tachões são feitos em resina poliéster, um material muito resistente e por isso dificilmente se deteriora com impactos, além de suportar o peso de um carro tranquilamente ele também resiste a degradação causada por condições ambientais.

O dispositivo é reflexivo e por isso facilmente visualizado, mesmo à noite.

Há dois tipos de dispositivos, os mono direcionais e os bidirecionais, os mono são reflexivos de um lado apenas, por fim os bidirecionais tem ambos os lados reflexivos.

Além da redução da velocidade ele é útil para a canalização do fluxo de veículos, ou seja, se tiver áreas em que você não deseja a passagem de veículos deve sinalizar com um tachão, dessa forma o motorista estará ciente de que aquela é uma área onde a circulação é proibida.

Como instalar tachões de sinalização?

Agora que adquiriu seu tachão de sinalização é necessário estar preparado para a instalação deles, para isso é necessário que você tenha alguns materiais básicos e alguns cuidados.

Materiais

  • Furadeira
  • Cola epóxi de alta fixação
  • Trena
  • Material de varrição/Limpeza
  • Fita adesiva/ Fita crepe

Com esses materiais em mãos, vamos aos passos para instalação:

Passo 1: Limpeza

Certifique-se que a superfície onde você irá instalar esteja limpa, seca, isenta de impurezas, tais como terra, graxa, óleo ou outros materiais que possam dificultar a aderência.

Passo 2: Pré-marcação dos tachões

Você precisa ter em mente qual área irá instalar, com isso em vista, comece efetuando uma pré-marcação para que alinhe perfeitamente as peças, pode usar giz para isso ou outro material de fácil visualização e limpeza.

Passo 3: Furos para instalação

Após a demarcação, faça dois furos no pavimento, com a utilização de broca de vídea de 5/8”, na profundidade aproximada de 80 mm. Em seguida efetuar a limpeza do furo.

ATENÇÃO: A broca sugerida é seguindo as especificações técnicas, mas verifique com o vendedor se há necessidade de uma broca em outras dimensões ou profundidades para ter certeza que não haverá erros.

Passo 4: Limpeza dos furos

Após a realização dos furos, haverá detritos a serem removidos, faça a completa remoção para que não haja problemas na etapa seguinte, pode usar ar-comprimido ou varredura.

Passo 5: Colagem dos tachões

Feita a limpeza, o furo deve ser preenchido com cola para a fixação dos pinos. Após, espalhe cola sobre o pavimento no local de aplicação do corpo do dispositivo. A cola deve preencher totalmente as cavidades ou ranhuras que possam existir na parte inferior.

Evite que a faixa reflexiva fique coberta de cola usando uma fita adesiva para protege-la durante essas etapas e removendo no final do processo.

Passo 6: Fixação

Com a cola espalhada e preenchendo os furos, fixe o tachão de sinalização, pressionando-o contra o pavimento. Se houver desnível a cola deve ser o regulador da superfície pois é irregular ter um dispositivo instalado que balance.

Se você não quer ter o trabalho de instalar os tachões de sinalização, há profissionais que podem ser contratados para essa finalidade.

Agora que você já sabe tudo sobre tachões o próximo passo é colocar a mão na massa.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
       
FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: