Cuidados fundamentais para quem trabalha com produtos químicos

Cuidados fundamentais para quem trabalha com produtos químicos

banner-materia-produtos-quimicos-blog

Você sabe quais são os cuidados para quem trabalha com produtos químicos? Manusear produtos químicos exigem cuidados específicos, justamente para evitar acidentes.

Quem trabalha em contato com esse tipo de produto deve adotar algumas medidas de segurança para evitar exposição da sua saúde e integridade física.

Mas para isso, é essencial saber quais são os cuidados para quem trabalha com produtos químicos. E é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Confira!

Apesar de ser a regra, é comum que muitos deixem de adotar os cuidados para quem trabalha com produtos químicos.

Com isso, além dos riscos pela exposição aos produtos, há também uma chance muito maior de prejuízos para saúde e integridade física para quem trabalha com químicos.

Sendo assim, é essencial saber quais são e como aplicar os cuidados necessários. Mas quais são eles?

Em primeiro lugar, um dos principais cuidados a serem adotados por quem trabalha com produtos químicos é utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados.

Ao manusear produtos químicos, deve se utilizar luvas, óculos e pinças, evitando o contato direto com o produto. O ideal aqui é sempre seguir o que indica a Norma Regulamentadora de número 26 (NR 26), que padroniza o controle e rotulagem de produtos químicos.

Além disso, a mesma Norma Regulamentadora de número 26 também indica quais são os procedimentos corretos para armazenar esse tipo de produto.

Sendo assim outro dos cuidados para quem trabalha com produtos químicos é guardar os produtos sempre nos locais adequados.

Também é importante que o manuseio dos produtos químicos que possam ocasionar acidentes ou oferecer risco para saúde seja feito por pessoas habilitadas.

Quem trabalha com esse tipo de produto deve estar qualificado para isso, sabendo quais as medidas adequadas a serem adotadas em cada situação.

Somente pessoas realmente capacitadas podem garantir que as medidas de segurança sejam adequadas, diminuindo os riscos tanto para quem trabalha com produtos químicos quanto para o ambiente de trabalho.

Por fim, outro dos cuidados para quem trabalha com produtos químicos é evitar o contato do produto com fontes de chamas ou calor.

Apesar de óbvia, é essencial que qualquer tipo de chama ou calor não seja aproximado do produto. Cartazes e avisos de risco de explosão ou produto inflamável devem ser afixados nos locais adequados.

Em resumo, a importância dos cuidados para quem trabalha com produtos químicos é sempre em razão dos riscos que ele pode trazer para saúde e integridade de quem opera tais produtos.

Sendo assim, é essencial que todas as medidas de segurança sejam adotadas e divulgadas nos locais de trabalho.

Vale destacar que em caso de derramamento ou vazamento de produtos químicos, toda operação de trabalho deve ser interrompida até que a substância tenha sido removida.

Além disso, é bem importante, depois de manipular o produto, lavar as mãos com água e sabão, evitando a contaminação.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
       
FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: