Descubra tudo sobre EPIs no posto de gasolina

Descubra tudo sobre EPIs no posto de gasolina

Tudo sobre Epis no posto de gasolina

Os EPIs são importantes para qualquer função, mas são indispensáveis para quem trabalha em postos de gasolina, nenhum trabalhador em sã consciência deveria se arriscar a manusear produtos químicos sem estar paramentado da forma adequada para isso.

O uso do EPI é obrigatório para qualquer atividade que envolva risco a saúde do trabalhador, então seu uso deve ser cobrado e fiscalizado pelos empregadores, além disso, o funcionário também tem a responsabilidade de pôr em prática o treinamento para uso desses equipamentos.

Abaixo você verá quais são os principais equipamentos para uso em um posto de gasolina de acordo com as funções. Dessa forma saberá se todos os funcionários estão usando de forma adequada o que precisam.

No geral, quase todas as funções exercidas em um posto precisarão dos seguintes equipamentos:

Quase todas as funções nesse ambiente irão utilizar esses equipamentos para se proteger, fique atento ao seu uso:

O que regulamenta o uso é a norma NR20, que discorre sobre as condições de segurança que devem ser oferecidas aos profissionais que trabalham com a manipulação de líquidos inflamáveis e combustíveis.

CUIDADO COM OS VAPORES TÓXICOS

O benzeno é um dos principais riscos para quem trabalha em um posto de gasolina, é um vapor liberado no ambiente e pode causar câncer, sabendo desse risco o trabalhador deve ser devidamente orientado quanto ao que fazer para evitar a exposição e também receber o equipamento necessário.

Desse modo, protegendo sua saúde.

Todas essas orientações devem ser fornecidas pelo posto, que tem a responsabilidade de capacitar os funcionários para agir em situações de emergência e também para utilizar o EPI para prevenir acidentes.

Você também encontra mais matérias específicas sobre cada tipo de equipamento de segurança no nosso blog : https://www.elastobor.com.br/e-p-i-/protecao-p–pele

Cada trabalhador tem sua rotina, cada função tem seu risco, não podemos generalizar o uso de EPI pois o que servirá para um, pode não ser suficiente para o outro.

Esses equipamentos de segurança evitam o contato com resíduos químicos, umidade e agentes biológicos.

Os protetores respiratórios devem ser utilizados pelo menos durante a troca de combustível para evitar que o trabalhador inale vapores nocivos.

Descarga de combustível

Esse é um procedimento específico e que deve ser levado em consideração a proteção necessária. Ao receber o combustível para armazenamento, a pessoa que for receber, deve usar:

A máscara é indispensável pois a quantidade de vapores presentes nesse abastecimento é muito mais concentrada do que durante a troca de combustível.

Essa é uma função que tem contato com muitos produtos químicos e também com o ruído gerado pelas máquinas que auxiliam na limpeza, então além da proteção externa, é importante amenizar o barulho para evitar perda da audição.

É uma atividade que não há tantos riscos catalogados, mas ainda assim, é essencial que o trabalhador se proteja, indicamos para garantir a proteção durante essa atividade:

Você sabe como proteger os funcionários do posto de gasolina, basta utilizarem os EPIs adequados que estarão protegidos e confortáveis para trabalhar.

Não esqueça que o trabalhador deve utilizar esses equipamentos e ser orientado sobre seu uso, e o empregador deve fazer a fiscalização e exigir o uso dos equipamentos.

Siga essas orientações e mantenha o seu ambiente de trabalho seguro, passando uma boa imagem para o cliente, pois sabemos que os postos não são iguais e como clientes, sempre optamos pelos que passam mais segurança ao consumidor.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
       
FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: