Descubra tudo sobre EPIs no posto de gasolina

Descubra tudo sobre EPIs no posto de gasolina

EPI para frentista de posto de gasolina

Os EPI’s são importantes para qualquer função, mas são indispensáveis para quem trabalha em postos de gasolina. Nenhum trabalhador em sã consciência deveria se arriscar a manusear produtos químicos sem estar paramentado da forma adequada para isso.

O uso do EPI é obrigatório para qualquer atividade que envolva risco a saúde do trabalhador, então seu uso deve ser cobrado e fiscalizado pelos empregadores, além disso, o funcionário também tem a responsabilidade de pôr em prática o treinamento para uso desses equipamentos.

Abaixo você verá quais são os principais equipamentos para uso em um posto de gasolina de acordo com as funções. Dessa forma saberá se todos os funcionários estão usando de forma adequada o que precisam.

EPI’s usados no posto de combustível

No geral, quase todas as funções exercidas em um posto precisarão dos seguintes equipamentos para se proteger, fique atento ao seu uso:

  • Óculos
  • Luvas
  • Calçados 

O que regulamenta o uso é a norma NR20, que discorre sobre as condições de segurança que devem ser oferecidas aos profissionais que trabalham com a manipulação de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Cuidado com vapores tóxicos

O benzeno é um dos principais riscos para quem trabalha em um posto de gasolina.

Ele é um vapor liberado no ambiente e pode causar câncer, sabendo desse risco o trabalhador deve ser devidamente orientado quanto ao que fazer para evitar a exposição e também receber o equipamento necessário, desse modo, protegendo sua saúde.

Todas essas orientações devem ser fornecidas pelo posto, que tem a responsabilidade de capacitar os funcionários para agir em situações de emergência e também para utilizar o EPI para prevenir acidentes.

EPI’s conforme a função no posto

Cada trabalhador tem sua rotina, cada função tem seu risco, não podemos generalizar o uso de EPI pois o que servirá para um, pode não ser suficiente para o outro.

Segurança na Limpeza do posto

  • Calçados
  • Luvas
  • Óculos de proteção

Esses equipamentos de segurança evitam o contato com resíduos químicos, umidade e agentes biológicos.

Frentistas precisam de proteção

  • Calçado de segurança
  • Luvas de proteção
  • Protetores respiratórios
  • Óculos de proteção

Os protetores respiratórios devem ser utilizados pelo menos durante a troca de combustível para evitar que o trabalhador inale vapores nocivos.

Descarga de combustível

Esse é um procedimento específico e que deve ser levado em consideração com mais cuidado. Ao receber o combustível para armazenamento, a pessoa que for receber, deve usar:

  • Máscara de proteção respiratória
  • Capacete
  • Luvas
  • Botas
  • Óculos de proteção

A máscara é indispensável, pois a quantidade de vapores presentes nesse abastecimento é muito mais concentrada do que durante a troca de combustível.

EPI’s para lavar carros

  • Óculos de proteção
  • Luvas
  • Botas
  • Protetor auricular

Essa é uma função que tem contato com muitos produtos químicos e também com o ruído gerado pelas máquinas que auxiliam na limpeza, então além da proteção externa, é importante amenizar o barulho para evitar perda da audição.

EPI para fazer a Lubrificação

É uma atividade que não há tantos riscos catalogados, mas ainda assim, é essencial que o trabalhador se proteja, indicamos para garantir a proteção durante essa atividade:

  • Luvas para proteger as mãos
  • Cremes de proteção
  • Óculos de proteção

Agora você já sabe como proteger os funcionários do posto de gasolina, basta que utilizem os EPI’s adequados que estarão protegidos e confortáveis para trabalhar.

Não esqueça que o trabalhador deve utilizar esses equipamentos e ser orientado sobre seu uso, e o empregador deve fazer a fiscalização e exigir o uso dos equipamentos.

Siga essas orientações e mantenha o seu ambiente de trabalho seguro, passando uma boa imagem para o cliente, pois sabemos que os postos não são iguais e como clientes, sempre optamos pelos que passam mais segurança ao consumidor.

Abafador Muffler 3M Acoplável ao Capacete
Abafador Muffler 3M Acoplável ao Capacete

Óculos de Segurança Kalipso Angra Ampla Visão Incolor
Óculos de Segurança Kalipso Ampla Visão

Luva de Segurança Kalipso Black Wave Tamanho 9/G
Luva Kalipso modelo Segurança Black Wave

Capacete de Segurança 3M H-700 Carneira Ajuste Fácil Amarelo
Capacete de Segurança 3M H-700 Amarelo

Óculos de Segurança 3M GG500 Ampla Visão Lente Incolor
Óculos de Segurança 3M Ampla Visão GG 500

Luva Nylon Marluvas Shogun Black Full Coat Preta 10-GG
Luva Nylon Marluvas Shogun Black Full Coat

Máscara de Segurança 3M com Válvula Aura 9322 PFF2
Máscara de Segurança 3M Válvula PFF2


Anterior
Próximo

Luvas para produtos químicos

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

https://youtu.be/vXkC21iN2pA

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

One Reply to “Descubra tudo sobre EPIs no posto de gasolina”

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(287): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(311): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(478): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(2900): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(723): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(672): load_template('/home/elastobor...', true) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(76): locate_template(Array, true) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/single.php( in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422