Principais tipos de disco para esmerilhadeira

Principais tipos de disco para esmerilhadeira

PRINCIPAIS TIPOS DE DISCO PARA ESMERILHADEIRA

A esmerilhadeira é uma verdadeira máquina milagrosa para qualquer profissional que precisa de cortes precisos, polimentos e acabamentos em peças e estruturas metálicas.

Ela pode ser movida por eletricidade, ar comprimido ou bateria e é capaz de trabalhar com uma variedade de materiais metálicos, incluindo alumínio e ferro fundido.

Além disso, ela também é útil para dar acabamento em superfícies como concreto, pedra, tijolos, cerâmica e blocos.

Por isso ela é uma ferramenta versátil para qualquer profissional. Imagine ter todas essas capacidades em uma única ferramenta!

Veja nesse texto, os principais discos e entenda qual escolher.

Não use disco de serra mármore em uma esmerilhadeira

O uso desse disco é impossível devido à incompatibilidade entre os diâmetros das furações.

Enquanto discos de esmerilhadeira possuem 22.23mm de furação, os discos de serra mármore possuem apenas 20mm.

Isso faz com que os discos não se encaixem corretamente nas respectivas ferramentas, causando problemas de funcionamento e desgaste excessivo.

Cada ferramenta possui uma finalidade específica, como cortar, desbastar, lixar e esmerilar, e existe um disco adequado para cada tarefa.

A esmerilhadeira é projetada para realizar essas funções com maior eficiência e menor desgaste nos discos e no motor, por isso é mais eficiente que a serra mármore.

Em relação à diferença entre serra circular e a serra mármore, a serra circular possui um disco maior e é utilizada para trabalhos com madeiras de todos os tipos.

A serra circular possui baixa rotação e dispõe de uma proteção móvel no disco que se abre no momento do corte e se fecha automaticamente após o uso.

Enquanto isso a serra mármore é específica para corte de mármore, granito, entre outros materiais duros e possui uma rotação mais alta.

Entenda as principais diferenças:

Serra mármore

É uma ferramenta para corte de materiais duros (mármore, granito, entre outros) e possui um disco menor, rotação mais alta, não possui proteção móvel e requer habilidade e precaução do operador.

Serra circular

Se trata de uma ferramenta para corte de madeira, portanto possui um disco maior, baixa rotação, possui proteção móvel no disco, que se abre no momento do corte e se fecha automaticamente após o uso, requer habilidade e cuidado do operador.

Esmerilhadeira

Já essa é uma ferramenta de desbaste, lixamento, polimento e esmerilhamento de superfícies metálicas e não metálicas.

Possui diferentes tipos de disco, rotação mais alta, possui proteção lateral para evitar contato com o operador, requer habilidade e cuidado no manuseio.

Tipos de discos

Existem diversos tipos de discos para esmerilhadeira, cada um com sua finalidade específica e características únicas.

PRINCIPAIS TIPOS DE DISCO PARA ESMERILHADEIRA

Disco de corte

Este tipo de disco é projetado para proporcionar desempenho de corte rápido e potente em uma variedade de materiais, incluindo metal, inox, metais não-ferrosos, pedra, mármore e plástico.

Os discos de espessura fina são especialmente úteis para cortar facilmente e rapidamente com pouco esforço, menos ruído e poeira.

Disco de desbaste

Este tipo de disco é geralmente mais grosso devido à presença de camadas de abrasivos e fibra de vidro, o que lhe dá uma vida útil mais longa.

Eles são projetados para realizar cortes sem a formação de rebarbas, mas o corte é mais lento. Eles são utilizados principalmente para desbaste em metal.

Disco de lixa

Estes discos são projetados para lixamento fino com esmerilhadeira. No entanto, eles precisam de um acessório de suporte para se encaixar, como o disco de borracha.

Eles são usados para dar um acabamento melhor, mas como as esmerilhadeiras possuem alta rotação, elas não são geralmente usadas para trabalhos específicos com metal.

Disco FLAP

Este é outro tipo de disco de lixamento, cuja estrutura é composta por camadas de lixas. Ele é projetado para promover um acabamento mais delicado em metais.

Ele é ideal para lixar canos ou outros objetos de metal que estão levemente cortados.

Disco de borracha

O disco de borracha é um companheiro incansável para qualquer profissional que precisa de uma limpeza precisa e delicada.

Ele é feito de borracha macia ou poliuretano e é projetado para remover sujidade, ferrugem, tinta antiga e outras camadas de revestimento sem danificar a superfície debaixo.

Ele é o segredo para deixar qualquer coisa brilhando novamente!

Se você é um entusiasta de carros e quer deixar a carroçaria reluzindo, ou se tem uma loja de móveis de luxo e quer manter o mármore em perfeito estado, o disco de borracha é o seu melhor amigo.

Ele é a escolha ideal para limpar janelas e pisos sem arranhões indesejados. É importante utilizá-lo com velocidade e pressão adequadas, para evitar possíveis danos na superfície.

Com ele, você pode deixar qualquer coisa como nova novamente, com precisão e segurança.

Afinal, a esmerilhadeira é para corte ou acabamento?

Em suma, a esmerilhadeira é uma ferramenta versátil, capaz de lidar com uma variedade de tarefas, desde corte até acabamento, e com a escolha adequada de disco e o uso adequado, você pode ter certeza de alcançar um resultado incrível.

Se você precisa cortar metais, pedras e outros materiais duros, basta colocar um disco de corte ou diamantado e você estará pronto para trabalhar.

E se você precisa de um acabamento suave e preciso, basta escolher um disco abrasivo, como os discos de desbaste, flap disc, lixas entre outros.

E claro, discos de borracha para limpar e dar acabamento em superfícies delicadas sem causar danos.

PRINCIPAIS TIPOS DE DISCO PARA ESMERILHADEIRA

Esmerilhadeira ou lixadeira, qual é a melhor?

Sabia que as duas são diferentes e que se você usá-las para o trabalho que não é adequado pode ter sérios prejuízos?

Vou te explicar a seguir qual a principal diferença entre esses equipamentos e como escolher o correto para você.

Apesar de terem funções parecidas, existe alguns cuidados que você precisa ter antes de sair por aí lixando.

Esmerilhadeira versus lixadeira

Quais as principais diferenças?

Apesar de terem funções diferentes, o que muda é a quantidade de rotações por minuto de cada uma e a força com que realiza o desbaste dos materiais.

A lixadeira

Possui uma rotação menor, algo em torno de 5.500 rpm. Você usa esse equipamento para lixar madeira, plástico, fibra e metal, além de fazer acabamentos nesses materiais.

Quando você precisar realizar alguma dessas funções, opte pela lixadeira.

É ideal para dar acabamentos finos e possui diversos modelos, por isso antes de comprar, saiba com qual material você irá trabalhar. Isso faz toda a diferença no final.

A esmerilhadeira

Essa é muito mais veloz, tendo um número de rotações superior. Há modelos com até 11.500 rpm. Também dispensa o uso de lixas.

É usada para desbaste e corte nos materiais metálicos, que são mais densos.

Ou seja, é usada para retirar o excesso e tornar menos espesso esse material.

A principal função da esmerilhadeira é o debaste, que é a redução do material pela abrasão, com isso, os metais se tornam menos denso e com acabamento.

É muito potente em relação a suas rotações, por isso é indicada para trabalhar com materiais resistentes como ferro, aço e outros metais.

Alguns modelos permitem que outras funções sejam acopladas como uma escova rotativa.

Qual escolher?

Se ainda está confuso quanto a isso, pense o seguinte:

A esmerilhadeira é mais forte, por isso ela é capaz de realizar cortes.

Por outro lado, ela é forte demais para dar acabamento aos materiais menos densos, como a madeira, podendo simplesmente estragar a peça.

Escolher o equipamento errado pode ocasionar em acidentes graves e desperdício de material.
No final, quando coloca na ponta do lápis, compensa mais ter o equipamento certo do que correr esse risco.

Gostou da matéria?

Agora que você já sabe como escolher o melhor disco para sua esmerilhadeira, você já pode começar a montar o seu tão sonhado kit de ferramentas.

Mas cuidado! Sim, quanto mais ferramentas nós temos, maior é a chance de tudo virar uma grande bagunça. Pensando nisso, já me adiantei e separei outra matéria pra você… continue no blog: Dicas para organizar suas ferramentas.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: