Escada, qual a mais segura?

Escada, qual a mais segura?

conheça as diferenças entre os principais modelos de escada

Escadas são itens indispensáveis na hora de qualquer serviço, seja em uma obra ou no dia a dia, em atividades domésticas. Porém, se não utilizada da forma correta, a escada pode causar acidentes gravíssimos.

Além da utilização adequada, é importante que se atentem a qualidade do equipamento, então a pergunta que você precisa saber a resposta, não é qual escada é mais segura, mas sim:

Como escolher a escada mais segura?

Tipos de escada

Existem diferentes tipos de escadas e cada uma foi feita para uma necessidade diferente.

Quando falamos de segurança em escada, tudo começa por essa diferenciação, a utilização de uma escada para um serviço que não é adequado pode sair muito caro.

Escada de mão

É aquela escada que se utiliza das mãos para subir, é útil em trabalhos pequenos e provisórios, tem no máximo 7 metros, e uma distância proporcional entre os degraus.

Cada degrau deve ser fixado na cavilha da escada, ou seja, tem que ter uma cavidade para sustentação do degrau.

Comumente se encontram escadas que são improvisadas feitas de madeira e possuem os degraus apenas pregados na parte externa, não oferece sustentação suficiente para aguentar até 160kg como as escadas de mão que vendemos.

Escada de abrir

A escada de abrir lembra um triângulo, foi feita para ser aberta e pode ter um lado em que fica a escada e o outro servir de sustentação ou mesmo ter dois lados que são escadas.

Os cuidados são os mesmos que com a escada de mão, a diferença está na sua forma e na colocação dos degraus, que são fixados lateralmente

Escada extensível

Para serviços de pequeno porte e temporários em que se precisa ir mais alto as escadas extensíveis são excelentes opções.

Como seu nome diz, ela pode ser estendida, ou seja, a altura aumenta conforme a necessidade e facilita o armazenamento e transporte pois ela tem duas partes que se encaixam como uma gaveta.

Para ser segura, ela precisa ter catraca e guias metálicas fortes, assim conseguirá suportar até 160kg.

Como escolher a escada mais segura?

Agora que você conhece os três principais tipos de escada, saiba como escolher a mais segura de acordo com a sua necessidade.

Sempre que for adquirir uma escada, atente-se se ela possui:

Proteção antiderrapante

O antiderrapante é uma fita bem fixada que impede que os pés deslizem durante o uso da escada, ou pode ser esculpido nos próprios degraus.

Travas de segurança

Escadas extensíveis precisam ter travas de segurança para ficarem abertas sem nenhum risco, essa trava foi pensada para ser forte, por isso verifique sempre a qualidade desse dispositivo.

Carga máxima

A carga máxima recomendada é de pelo menos 160kg, isso é especificado na ficha técnica da escada, sempre respeite esse número para evitar acidentes. Utilizar a escada para erguer objetos pode superar esse valor facilmente.

Restrições de uso

Toda boa escada deve ter um manual dizendo onde aquela escada deve ser usada e onde precisa ser evitada, por exemplo, não se usa escada de alumínio em serviços elétricos. Atente-se a isso.

O que mais você precisa saber sobre escadas?

Chegamos ao final desse artigo, e tem uma coisa que foi falada no começo mas preciso reforçar.

Independentemente da escolha que fizer, você precisa estar consciente de que a escada é um dispositivo que pode causar sérios danos à saúde.

Sempre verifique o estado que se encontra a escada antes de fazer uso da mesma. Reforce sua segurança e sempre que possível, ao usar uma escada, esteja equipado com EPI’s.

Na dúvida, consulte nossas escadas, trabalhamos apenas com as melhores do mercado.

Gostou da matéria?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre escadas, olha essa outra matéria sobre quedas e como evitar acidentes. Continue no nosso blog: Tropeçar, cair e sofrer uma queda. Como evitar acidentes?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: