Escolha o ralo certo e evite odores e entupimento

Escolha o ralo certo e evite odores e entupimento

Vai reformar ou construir e está em dúvida qual ralo escolher? Esse é um excelente sinal, normalmente as pessoas só se lembram do ralo quando já existe um problema, o ideal é escolher o que melhor se adapta para sua área na hora que está construindo concorda?

Então, já que estamos pensando em precaver futuros problemas, preste atenção nisso, não é necessariamente pensar em qual o ralo que será o MELHOR mas pensar aquele ralo que terá a menor chance de dar errado.

Se estiver reformando aproveite e acesse conteúdo do nosso blog e aprenda sobre outros assuntos relacionados a construção.http://Se estiver reformando aproveite e acesse conteúdo do nosso blog e aprenda sobre outros assuntos relacionados a construção.

A idéia é apresentar uma espécie de checklist para evitar problemas como odores e entupimento ao escolher qual ralo se adapta melhor para seu espaço.

O ralo é composto por:

– uma caixa receptora

– uma tampa ou grelha.

Servem para drenar as águas do piso, como no caso de áreas de banheiros de academias ou piscinas, além disso também conectam ramais de descarga, também chamados águas servidas ou usadas, aos ramais de esgoto.

Tipos de ralos

Ralo seco

ralo sifonado

Ralo seco tem apenas uma tubulação, nele a água escoa assim que entra, deixando o caminho livre para os gases do esgoto retornarem pela tubulação.

Ralo Sifonado

O ralo sifonado é um ralo que recebe várias tubulações de esgoto, como exemplo, o esgoto da pia, o esgoto do ralo seco, de uma curva por exemplo e nesse tipo de ralo tem um reservatório que armazena água, o que evita que o mau cheiro que sai de uma tubulação de esgoto e contamine o ambiente, para ter o seu funcionamento perfeito, o armazenamento de um pouco de água é necessário dentro do corpo da caixa– garantindo, assim, o bloqueio da entrada dos gases proveniente do esgoto

Ralo Linear

ralo linear

O ralo linear é adequado para os ambientes maiores, mas também pode ser usado no box do banheiro. No entanto, é preciso que haja rebaixamento adequado no piso para que ele funcione adequadamente. Só não confunda o ralo linear (que tem ligação com a caixa sifonada) com as grelhas usadas em pisos de áreas externas para captação da água da chuva.

Formatos de ralos

Podem ser :

 – redondos;

 – quadrados;

 – retangulares;

 – lineares

Dimensões de ralos

As dimensões mais comuns são 10x10cm, 15x15cm ou 20x20cm, mas existem diversas dimensões e dependendo do espaço, é possível fazer sob medida.

Materiais fabricados para ralos

Não menos importante, o tipo de material será relevante para definir e prolongar a vida útil do ralo, mesmo porque ninguém quer ficar reformando banheiro toda hora, os modelos em aço inox e ferro fundido são os mais usados se sua opção for durabilidade.

– Polipropileno;

– ABS;

– Plástico;

– Alumínio;

– Aço inox – Se você é do tipo que não gosta que o ralo apareça, está aqui uma ótima opção, o ralo tipo click, conta com uma espécie de “tampa cega” que abre quando é pressionada pelos pés, apenas para escoar a água, e se fecha ao ser pressionado novamente;

– Ferro fundido – muito usado em ambientes externos;

– Bronze.

Tampas de ralos

É por ela que a água entrará, então, seu formato acaba influenciando diretamente o tempo de escoamento, quando for escolher pense no espaço onde será usado, por exemplo o vestiário feminino de uma academia, nesse caso o ralo terá que filtrar grande quantidade de cabelo, outro exemplo, o vestiário de um campo de futebol, terá grama, barro, cabelo, já um banheiro de um sítio, tem q precaver a saída de insetos, todos esses detalhes interferem na escolha da tampa.

E se mesmo após ler essa matéria você ainda não se decidiu ou tem dúvidas acesse nosso site ou entre em contato para que possamos te ajudar. 

Deseja adquirir esses produtos ? Acesse nossa loja virtual abaixo: https://www.elastobor.com.br/manutencao/ralos-e-grelhas

Ou se precisa conversar e obter mais dados técnicos , fale com um consultor via whatssap 1198792-0030 ou preencha o formulário que ligamos pra você !

Até a próxima matéria! 😉

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: