Especialista no assunto, tudo sobre caixa-d’água

Especialista no assunto, tudo sobre caixa-d’água

TUDO SOBRE CAIXA-D'ÁGUA

Uma das coisas mais importantes em uma residência ou mesmo em estabelecimentos comerciais, é a caixa-d’água.

A escolha correta de uma caixa-d’água fará você economizar água, economizar em mão de obra e também te ajudará a evitar prejuízos futuros.

Mesmo que você tenha uma casa linda, uma pequena infiltração pode se instalar de forma oculta e colocar tudo a perder, gerando problemas como manchas, mofo, fungos ou até mesmo danificando estruturas.

A caixa-d’água é tão importante, que uma parte do projeto é definir a sua instalação. Essa etapa é chamada de instalação hidráulica.

Seja para trocar uma caixa-d’água ou uma nova instalação, você precisa conhecer um pouco sobre elas para poder tomar sua decisão.

Nesse artigo vou te apresentar as principais informações para compra e manutenção de sua caixa-d’água ideal.

Tipos de caixa-d’água

Existem alguns tipos de caixas-d’água, e para que você possa escolher o mais adequado, saiba que existe duas diferenças a se levar em conta: o material e o tamanho. Veja os principais modelos a seguir.

Caixa-d’água de polietileno

É o material mais comum para caixas-d’água, isso por ser um equipamento fácil de limpar, leve, de textura lisa e adaptáveis. Por conta disso, podem ser encontradas por preços mais acessíveis.

Além disso, tem uma excelente durabilidade, sua textura lisa facilita a limpeza e impede a proliferação de sujeira.

Em resumo, apresenta excelente resistência, praticidade na limpeza e é o material de referência.

Caixa-d’água de aço inox

Esse tipo de caixa-d’água é reconhecido por ser muito resistente, sendo ideal para locais em que pode haver riscos de rompimento. O aço atua como barreira protetora, por conta disso, apresenta maior durabilidade entre as caixas-d’água.

Conta com algumas outras características importantes, como ser fácil de limpar e conservar a temperatura da água em estado frio, isso por sua condutividade ser menor.

Caixa-d’água em poliéster reforçada com fibra de vidro

No caso dessas caixas-d’água, são feitas de placas modulares instaladas no local da construção. São ideais para projetos onde há demanda grande de consumo de água.

Sua montagem deve ser sobre superfícies lisas, aplanadas e na horizontal.

Caixa-d’água de fibra de vidro

Esse modelo é feito com fibra de vidro. É uma opção para quem precisa de grandes reservatórios de água e locais onde há rodízio na entrega de água pelas companhias.

Isso porque podem alcançar a capacidade de até 25 mil litros de água.

Por ser feita de fibra de vidro e resina, é mais leve e tem a instalação e manuseio facilitados, porém, a fibra de vidro é mais frágil e não é tão resistente a impactos quanto aos outros modelos.

Por conta dessa característica, precisa ser instalada em um local sem exposição excessiva.

Como escolher o tamanho de caixa-d'água?

Existe um cálculo específico para definir o tamanho da caixa-d’água. Esse cálculo se baseia em uma estimativa de que o volume de água deve atender no decorrer de 24h o consumo ininterrupto dos residentes na casa.

Ou seja, se descobre qual seria o gasto em 24h sem interrupções de uma pessoa na casa, e multiplica pela quantidade de moradores.

De forma simplificada, se estima que cada pessoa gaste por dia até 200l de água, então esse valor é multiplicado por cada morador da casa.

Ou seja, se moram 5 pessoas, a caixa-d’água precisa ser de pelo menos 1000 litros.

Em último caso, se você não tem espaço, orçamento ou mora em uma região que a água é abundante, você pode utilizar tamanhos menores de caixa-d’água, respeitando o volume de água de pelo menos 50% a 70% do necessário.

Manutenção da sua caixa-d’água

Agora que escolheu a caixa-d’água ideal para atender sua necessidade, você precisa fazer a manutenção periódica para conservá-la de maneira adequada.

A manutenção ideal é de 6 em 6 meses, essa manutenção rápida prevenirá acumulo de sujidades e a disseminação de doenças como a dengue, por exemplo.

Comece sua manutenção separando os materiais necessários

São eles, esponja, balde com água, panos limpos, flanela, água sanitária, detergente neutro e os EPI’s. Para esse caso indicamos: óculos, máscara, capacete e luvas.

Reserve dia e horário para desativar a água em sua casa

Você precisará de tempo, pelo menos 3 horas para essa limpeza. Isso porque haverá uma etapa a seguir que é necessário a aplicação de sanitizantes e isso exige tempo para que funcione.

Além disso, escolha um dia em que a caixa-d’água está vazia, planeje esse esvaziamento com antecedência desligando o registro e usando apenas do reservatório.

Deixe apenas 1 palmo de água, que será usado para a limpeza na próxima etapa.

Limpe por fora

Antes de iniciar a limpeza interna, é importante evitar que a sujeira de fora contamine a caixa-d’água, por isso, use o detergente, a esponja e o balde para fazer a limpeza externa.

Agora vá para a parte interna

Quando sua caixa-d’água estiver limpa por fora, você precisará cuidar da parte interna, para isso, é necessário que retire a tampa e deixe um palmo de água.

Com essa água que ficou no fundo da caixa você fará a limpeza das paredes e do fundo. Comece pelas paredes, pois costumam ser mais limpas, posteriormente vá para o fundo, onde a sujeira fica acumulada.

Use apenas a esponja sem sabão, para evitar a contaminação do reservatório com produtos de químicos.

Seque a caixa e remova a água suja

Você precisará retirar toda a água suja que se acumular, para isso, utilize o balde e o pano.

Quando toma a água suja for retirada, você precisará colocar novamente 1 palmo de água.

Etapa da desinfecção

Essa etapa é um pouco demorada, por isso é necessário que se planeje com antecedência, após a água chegar a um palmo, você colocará 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros da capacidade da sua caixa-d’água.

Ou seja, se a sua caixa-d’água é de 500 litros, use 500ml de água sanitária, se é de 1000 litros, use 1 litro de água sanitária. Assim sucessivamente.

Espalhe essa mistura, de água sanitária com a água que ficou no fundo, pelas paredes da sua  caixa-d’água. Deixe agir por 2 horas.

Finalizando a limpeza da caixa d’água

Após as 2 horas do passo anterior, você precisará esvaziar a caixa com a substância desinfetante. Abra o registro de saída de água e deixe a substância limpar seu encanamento, abrindo as torneiras e dando descarga.

A água não pode ser consumida durante esse processo.

Enquanto estiver com o registro de água aberto e a caixa estiver enchendo, jogue água nas paredes da caixa e use a esponja para remover a substância que foi jogada.

Após isso, feche o registro de entrada de água e faça o esvaziamento completo.

Pronto, sua caixa está limpa, anote por fora quando foi a última limpeza e pode enchê-la para uso normal.

Acessórios importantes para caixa-d’água

Você pode facilitar sua vida com alguns acessórios, esses são nossas principais indicações que toda caixa d’água deveria ter:

Filtro de caixa-d’água

O Filtro de Água 3M deve ser usado para limpeza da água que chega até a caixa-d’água.  É ideal para ser instalado após o cavalete, na entrada de reservatórios. Ele é capaz de reter partículas como areia, barro, ferrugem e outros sedimentos.

Filtro de Agua 3M Aqualar Aquatotal
Filtro de Agua 3M Aqualar Aquatotal
Filtro de Agua 3M Aqualar Aquatotal

Torneira boia

Esse equipamento é essencial nas caixas-d’água e as vezes precisam ser repostos por darem defeito. Se houve vazamento em sua caixa-d’água, atente-se à sua boia.

Ela tem a função de repor o nível da água e fechar automaticamente a vazão, quando a caixa estiver cheia.

Defeitos nessa peça causarão vazamento e precisará de reposição, fique atento. 

Torneira Boia Click Tigre 1/2, 3/4 e 1
Torneira Boia Click Tigre 1/2, 3/4 e 1
Torneira Boia Click Tigre 1/2, 3/4 e 1

Gostou da matéria?

Agora que você já sabe como escolher a melhor caixa-d’água, que tal descobrir como escolher também o melhor filtro de água? Continue no blog: Qual o melhor filtro para torneira?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: