Fechadura eletrônica ou fechadura convencional?

Fechadura eletrônica ou fechadura convencional?

SAIBA AS DIFERENÇAS ENTRE FECHADURA ELETRÔNICA OU MANUAL

Fechaduras eletrônicas são o futuro da humanidade. Que elas são elegantes e deixam tudo com cara de futurista e com design clean, já sabemos. Mas será que elas são seguras?

Você está na dúvida entre comprar uma fechadura normal ou uma fechadura eletrônica? Vou te mostrar nesse artigo como você pode tomar essa decisão e o que precisa ser levado em consideração antes.

O que é uma fechadura eletrônica?

As fechaduras eletrônicas são dispositivos de segurança que chegaram no mercado para substituir ou competir com as fechaduras convencionais de igual para igual.

Com o passar dos anos, a tendência é que as coisas se tornem mais práticas e seguras por conta da tecnologia. O que somente víamos em filmes agora se torna uma realidade em nossas casas.

Com os computadores também foi assim, assustava, dava medo, mas era uma novidade e hoje praticamente toda casa tem um.

A fechadura eletrônica segue essa mesma tendência.

Cada ano que passa ela está mais moderna, por isso temos no mercado dois principais tipos de fechadura que já são reconhecidas pela sua eficiência e segurança, porém outros tipos estão surgindo e fazendo uso de tecnologia mais avançada.

Principais tipos de fechadura eletrônica

Como falei, existem dois tipos de fechadura e tudo vai depender da necessidade e do uso que você irá fazer dessas fechaduras.

A fechadura elétrica

É a mais usada em portões e portarias de prédios. Pode ser instalada em portões de ferro ou mesmo portões de madeira.

Por outro lado, ela também pode ser usada em portas de madeira, mas o próximo modelo é o mais indicado para essa finalidade.

Sua vantagem é ser ativada a distância, assim facilitando a liberação de pessoas e garantindo a segurança do colaborador e do morador.

A fechadura é alimentada por energia, porém pode ser aberta utilizando chave, como um sistema emergencial em caso de falta de luz por longos períodos.

O melhor diferencial dessa fechadura é ser compatível com outros equipamentos que são utilizados em portarias.

É indicada para que você use em áreas cobertas e na parte interna dos portões.

O bônus dessa fechadura é que ela possui memória mecânica, um moderno mecanismo que faz com que ela destrave no primeiro impulso, agilizando o processo sem perder segurança.

A fechadura eletrônica digital

Essa é a modernidade chegando, deixa o ambiente muito bonito e é indicado para quem se importa com essa questão da estética do ambiente.

Porém você precisa conhecer esse produto antes.

A fechadura eletrônica digital é uma releitura da fechadura convencional, ela utiliza uma fonte de energia para alimentação, mas isso é compensado pela versatilidade que ela traz para você.

Com esse dispositivo você pode cadastrar sua digital e facilmente abrir a porta.

Apesar da simplicidade o sistema é seguro, quem trabalha com biometria sabe como é robusto o sistema de segurança envolvendo o desbloqueio por elas.

Inclusive é o mesmo sistema que está sendo utilizado nas urnas eletrônicas, o dispositivo mais seguro já criado, e você pode contar com essa tecnologia na sua casa.

Essa fechadura é mais indicada para áreas internas ou áreas cobertas e monitoradas, pois isso evita que vândalos prejudiquem seu sistema ou mesmo que sofra deterioração pelo clima.

Instalação e manutenção das fechaduras eletrônicas

O serviço para ser bem feito demanda mão de obra especializada, apesar da instalação não ser tão complicada, se você quer garantir que ele funcione em sua melhor capacidade, opte por um profissional indicado.

Cada tipo de fechadura se adequará a um tipo de ambiente, por isso para que elas não deteriorem você precisa tomar cuidado com isso, no caso das fechaduras elétricas é importante sempre lubrificar o equipamento para evitar ferrugem e danos.

Para as fechaduras eletrônicas digitais você precisa utilizar pilhas em boas condições e periodicamente verificar se o sistema está em perfeito estado.

Em qual porta você poderá usar?

Ambas são indicadas para portas de madeira e também metálicas, portas de outros tipos, como por exemplo, vidro, não são recomendadas, pois esse material possui suas limitações, como no caso de uso de parafusos.

A pergunta final: fechadura convencional ou fechadura eletrônica?

Deixei para responder essa pergunta no final desse artigo para que você se familiarizasse com a fechadura eletrônica e dessa forma pudesse tirar suas próprias conclusões. Vamos lá:

Fechadura convencional

  • É a fechadura mais utilizada nas residências
  • Possui sistema arcaico de funcionamento
  • Visual pouco elegante
  • Limitações por conta das chaves
  • Praticidade limitada
  • Chaves podem ser perdidas
  • Suporta pouco impacto e são fáceis de arrombar
  • Indicada para locais com poucas pessoas e baixa rotatividade
  • Preço mais acessível

Fechadura eletrônica

  • Muito usada em condomínios, empresas, hotéis e casas
  • Moderno sistema de funcionamento
  • Visual estiloso
  • Pode cadastrar até 100 digitais
  • Permite maior segurança com até 4 senhas
  • Não tem risco de esquecimento ou perda da digital
  • Econômica
  • Mecanismo de travamento e aviso antiarrombamento
  • Suporta impacto de até 300 kg
  • Indicada para locais com muitas pessoas e alta rotatividade
  • Preço mais elevado, porém, dentro do custo benefício

Faça sua escolha

Agora você precisa se decidir, se mesmo com todas essas informações você ainda não está convencido de que a fechadura eletrônica pode ser uma boa pedida para você entre em contato com nossos especialistas e teremos o prazer em te ajudar.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
       
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: