Fita de sinalização ou tinta, qual escolher?

Fita de sinalização ou tinta, qual escolher?

fita de sinalização ou tinta, qual escolher?

Você sabe a importância da demarcação do chão com tinta ou fita zebrada? Descubra a diferença entre os dois e não erre mais na hora de demarcar o solo.

Atividade importante para garantir a segurança e a ordem no desenvolvimento de diversos trabalhos, a demarcação do solo, é um recurso de organização muito usado, já que é uma forma de evitar acidentes e de orientar.

É possível encontrar essas demarcações em diferentes locais, como por exemplo:

  • Agências bancárias
  • Estradas
  • Garagens
  • Vias públicas
  • Vagas de táxi
  • Aeroportos
  • Shoppings

e uma infinidade de outros locais. São indicadas para situações como:

-Mostrar a localização e presença de um extintor de incêndio.

-Proibir a passagem ou alertar sobre um perigo.

-Delimitar vagas de estacionamento (é um dos usos mais comuns).

Há duas formas de demarcar o chão, para saber qual a mais indicada para você, continue lendo esse texto.

Diferentes formas de demarcar o chão

Você pode utilizar tinta ou fita para realizar essas demarcações, isso dependerá da sua necessidade, pois possuem diferentes características.

Devo usar tinta?

Se você for optar por utilizar tinta, precisa tomar alguns cuidados, como o de certificar que o piso em que ela será aplicada seja adequado.

No entanto, outro ponto a ser considerado é a necessidade de que o material seja refletivo, o que indicaria que a fita para você é uma melhor opção.

Um problema encontrado no uso de tintas é o desgaste que acontece pelo tráfego de veículos e pedestres, além é claro do que é causado por materiais de limpeza.

Recomendamos seu uso em áreas grandes e ambientes externos, pois na teoria teria um melhor custo benefício do que utilizando fita zebrada para sinalização.

A fita de sinalização zebrada é a melhor?

A fita de sinalização é indicada para qualquer situação, podendo substituir facilmente a tinta, elas são adesivas, resistentes a água e aos materiais de limpeza mais comuns, a durabilidade delas é praticamente infinita quando bem cuidadas. É um utensílio super prático.

Na maioria das fitas de sinalização, a refletividade é muito maior do que nas tintas, tendo as que são mais refletivas para ambientes pouco iluminados e outras que não possuem esse recurso, além disso, possuem grande variedade de cores.

Mas como foi dito anteriormente, se você precisa demarcar uma área muito grande a fita de sinalização pode ser uma boa pedida, mas não é necessário verificar se ela terá o melhor custo benefício em relação ao da tinta.

Preciso saber de algo mais sobre demarcação do chão?

Conhecimento nunca é demais, se chegou até aqui provavelmente já sabe o que precisa para atender suas necessidades, correto? Mas há algumas informações que farão a diferença na hora de escolher a melhor opção para demarcação.

Demarcação de extintores

Como dito anteriormente, a demarcação do solo é muito usada para localizar objetos de segurança importantes, como extintor de incêndio. Quando for marcar a área relativa a ele tome os seguintes cuidados:

-Ele deve estar em uma área de fácil acesso e visualização, até por quem não frequenta rotineiramente o ambiente.

-Não devem ser instalados a mais de 5 metros da porta de entrada.

-A demarcação no solo deve ter um metro quadrado em uma área vermelha de 70 centímetros quadrados, contornada por faixas amarelas de 15 centímetros.

Outras cores de fita zebrada

A fita mais comum é a zebrada em preto e amarelo, serve para diversas ocasiões que já foram mencionadas aqui, mas há outros tipos de fitas que podem ter usos mais específicos, a principal distinção são as cores, veja os significados de cada cor nas fitas:

Branca – Sinaliza locais de circulação por faixas, pode sinalizar lixeiras, bebedouros e áreas de socorro.

Amarela – Significa atenção, é uma cor de alerta amplamente utilizada para avisar sobre um perigo.

Laranja – Pode indicar perigo relacionado a produtos abrasivos bem como dispositivos elétricos e também a ácidos.

Púrpura – A cor púrpura é um alerta sobre radiação nuclear, eletromagnética, aterros contaminados, assim como os reservatórios radioativos.

Vermelha – Sinaliza perigo e deve ser usada unicamente na sinalização contra o fogo, assim como nos hidrantes, extintores, alarmes e saídas de emergência.

Azul – Sinaliza o impedimento do uso de algum equipamento e indica a obrigatoriedade do uso de EPI’s.

Verde – Sinaliza a área de segurança, lugares com macas ou postos de atendimentos de primeiros socorros.

Preta – Serve para indicar onde ocorre a coleta de resíduo, exceto os relacionados a área hospitalar e da saúde.

Zebrada – A fita de sinalização zebrada demarca, isola e indica áreas de risco, como pisos escorregadios ou obras, por isso sua utilização é ampla e o significado facilmente reconhecido por pessoas de diferentes faixas etárias e nível de conhecimento.

Levando em consideração tudo o que foi visto na nossa matéria, é importante que você consulte um profissional de segurança do trabalho para se informar sobre quais as cores adequadas para sinalização correta do seu espaço.

Lembre-se que essa sinalização deve estar de acordo com a norma ABNT.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
       
FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: