Franquias, vale a pena investir?

Franquias, vale a pena investir?

Em fevereiro deste ano, estive em um treinamento na ABF ( Associação Brasileira de Franchising), para entender como funciona todo sistema de franquiados e franquias, vantagens e desvantagens, e se vale a pena investir?

E no meu humilde ponto de vista, se você tem essa dúvida em mente, abrir ou não uma franquia, faça o curso na própria ABF https://www.abf.com.br/?gclid=CjwKCAjw9dboBRBUEiwA7VrrzYEFbZjuEzlhSLRYwzfQUYJGS6msP9cogHrZoPdKOOrcNNQd2ToMPhoCIp4QAvD_BwE para formar sua opinião a respeito antes de tomar a decisão de aplicar e investir em franquias.

Até porque, o curso me trouxe uma visão mais detalhada, sai de lá com duas certezas, pode ser um excelente negócio pra quem nunca empreendeu e precisa desenvolver uma visão de gestão. Para aqueles que já atuam no mercado há muito tempo, pode ser um problema, porque tem limitações quanto a desenvolver o negócio da sua forma, já que franquias vem com todos processos e procedimentos pré estabelecidos pelo franqueador.

Portanto, se você tem o valor para investir e não tem conhecimento sobre mercado?…essa é uma alternativa para aprender etapas de como funciona um negócio e evitar riscos desnecessários. A seguir motivos para se aderir a idéia de franquia:

Vantagens

O tipo de negócio que você tem interesse já foi testado

Você entrará para um negócio já testado, diferentemente de abrir um negócio próprio que você vai começar do zero no qual você ainda terá que desbravar o mercado e ainda ser aceito e trabalhar pelo reconhecimento da marca.

A Marca já está consagrada no mercado

A marca já está no mercado e os consumidores não terão dúvidas e podem confiar, uma vantagem competitiva se analisar que, para tornar uma marca forte no mercado demanda muito mais esforço e investimento.

Assistência e treinamento contínuo aos franqueados

Algumas franquias que são bem conceituadas no mercado, atuam de forma a ajudar o franqueado, disponibilizam treinamento e assistência de consultoria para profissionalizar e melhorar a performance, um ponto que sinceramente, deveria ser executado por todos, já que um franquado que executa os processos de forma correta, tem maior chance de ser relevante e atuar com mais competência, tornando a marca maior. Mas fica a ressalva que fiz pesquisa, e não são todas que executam esse tipo de serviço.

Plano de negócio estruturado

Por diversas vezes, ocorre do empreendedor não ter habilidade para estipular como estruturar a empresa, uma vantagem nesse tipo de negócio que já tem o plano formatado. Porém há sempre a necessidade de validar e atualizar os valores de acordo com o mercado em que você irá atuar e repensar se vale a pena investir em franquias.

Marketing

O plano de marketing das franquias já são previamente definidos e aprovados, isso facilita para o empreendedor que está iniciando com a marca, é preciso apenas verificar como será realizado esse marketing, normalmente o franqueador só precisará reproduzir o que a franquia já tem.

Pegadinhas:

Como eu disse no começo do texto, não tem sucesso que vem pronto né gente, tudo tem que ser analisado com detalhes…esteja atento as cláusulas contratuais, ainda mais se você está começando a empreender e usando franquia como seu pontapé inicial.

Peça sempre uma análise de um advogado antes de decidir qualquer etapa do processo, converse com a franquia e detalhe tudo em contrato, principalmente a parte de assistência e treinamento, estoque (que vou falar mais no texto das desvantagens).

Aliás, para aqueles que tem interesse, está acontecendo em São Paulo até amanhã, a feira de franchising, https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html recomendo, ótimo lugar para conhecer mais sobre a cultura de cada marca, planos de negócios e estudar mais antes de tomar a decisão.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse tema, acesse o sebrae que também tem excelentes textos a respeito. O próximo texto vou falar das desvantagens e vamos analisar as pegadinhas uma por uma.

Até a próxima. 😉

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: