Instrumento de Medida da Construção Civil, 4 Instrumentos que Obra Utiliza

Instrumento de Medida da Construção Civil, 4 Instrumentos que Obra Utiliza

É realmente possível conhecer e saber usar da forma que o fabricante indica um instrumento de medida diante da grande variedade que temos e da rapidez que a tecnologia aprimora os equipamentos ? Ou será que você conhece quais são os instrumentos de medida mais usados na construção civil?

Talvez você nunca tenha pensado sobre quais os instrumentos de medida toda obra utiliza, mas quais são os mais usados na construção civil, você sabe ? 

Bem, então vamos aproveitar a leitura e descobrir quais são esses instrumentos que podem ajudar a diminuir os problemas na obra, aumentar a precisão e facilitar a sua vida, vem aprender e quem sabe pedir pro chefe aquele instrumento que vai facilitar sua vida.

Instrumentos de Medida

Selecionamos os principais instrumentos de medida, claro que dependendo do tipo de obra um instrumento ou outro podem variar em sua utilização e ser mais ou menos usado então agora que você já sabe isso, vamos lá:

Instrumento de medida: Nível

Os níveis têm aplicações em paredes, pisos, superfícies e até como complemento para mensurar o posicionamento, planeza e alinhamento de máquinas, já existem níveis digitais com alta precisão e para garantir que seus resultados sejam confiáveis lembre-se que para esse tipo de instrumento é necessário fazer calibração ao menos uma vez ao ano.

Tipos de nível

Nível de bolha de ar

Usado na aferição de inclinações tanto verticais como horizontais, possui modelo manual e digital. A diferença entre o nível de bolha convencional e o digital é que o digital possui um visor que possibilita a aferição dos ângulos de inclinação. O nível de bolha de ar consiste em um líquido meio viscoso, geralmente na cor verde, dentro de um cilindro (de acrílico ou vidro) que possui traços de aferição acoplado em uma estrutura de plástico, metal ou madeira.

Nível a laser

Usado para garantir que, após o nivelamento do solo, você esteja trabalhando com linhas retas horizontais ou verticais.

Os níveis modernos de laser são mais baratos e fáceis de transportar. De fato, não será errado dizer que revolucionou toda a construção e outros projetos relacionados. Dependendo do local fica difícil identificar desníveis, principalmente se for no piso. Nesse caso, onível a laser consegue aferir desníveis de até 2,5 cm de diferenças, no mercado já temos diversos modelos de nível a laser, como nível a laser ponto a ponto, nível a laser rotatório, pode-se escolher o que mais se adequa a seu tipo de serviço.

Instrumento de medida: Paquímetro

Ferramenta de medição que trabalha com precisão e serve para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. O paquímetro serve para medir qualquer peça pequena que necessite de precisão, exemplos de produtos:  mangueiras, correias, rolamento para peças usinadas sob qualquer forma redonda, quadrada, retangular, ela consegue aferir espessura, diâmetro, altura e profundidade.

Instrumento de medida:Trena

Muito utilizada para dimensionar ambientes, objetos, faz medição linear e em curva além de outras funções. 

Tipos de Trena

Trena manual

Leve, compacta e fácil de ser guardada, a menor tem 3 metros, mas você encontra facilmente de 5 e 8 metros. A fita de medição é metálica e pode ser quebrada caso não sejam tomados os devidos cuidados. Essa trena geralmente possui freio, trava e ponta magnética para ajudar a medir peças metálicas.

Trena longa

trena longa também é usada para medir longas distâncias, como terrenos, áreas externas e construções, e seu material é bastante maleável por conta da complexidade do seu uso

Trena a laser / digital

São capazes de medir grandes distâncias facilmente, se difere de uma trena comum principalmente pela sua facilidade de uso, precisão de milímetros, ajuda também no cálculo prático e rápido de área, volume, entre outras funcionalidades, dependendo do modelo.

Instrumento de medida: Esquadro

Um instrumento de desenho e também utilizado em obras de construção civil para construir, criar e conferir ângulos, no mercado podemos encontrar diversos tamanhos e tipos diferentes, cada um com uso distinto e alguns até incorporam utilidades extras, como transferidores.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: