Jardinagem para iniciantes, guia completo

Jardinagem para iniciantes, guia completo

guia completo para iniciar no mundo da jardinagem

Jardins sempre deixam qualquer casa mais bonita. As plantas trazem paz, leveza e a sensação agradável de contribuição com o mundo.

Se você, assim como nós, é louco por plantas, e está pensando em montar seu jardim, confira esse artigo. Temos muitas dicas para você sair do zero e conseguir montar seu jardim de forma rápida e barata!

Os tipos de jardim

Quando falamos de jardim, o assunto é muito amplo, temos diversos tipos e combinações, é importante você entender quais são os principais tipos para poder ter inspirações.

Cada estilo de jardim apresenta vegetação específica, e também o paisagismo é pensado para aquele modelo de planta. Conheça os principais.

Jardim inglês

Esse jardim é composto por uma vegetação variada, sem muita simetria. Se você gosta de misturar plantas, esse é uma ótima pedida para você.

Exige menos manutenção e com poucas podas ficará conservado. É indicado para a maioria das residências e casas térreas. Áreas amplas também se beneficiam, como chácaras e sítios.

Jardim Francês

É o jardim clássico, muito conhecido através de filmes e lugares luxuosos. Você o encontra em clubes, bibliotecas e prédios comerciais.

Sua principal característica é a simetria. Na hora de montar o paisagismo deve ser pensado de forma que as espécies fiquem simétricas em tamanho, altura e cores.

É indicado para quem dispõe de tempo ou mão de obra para mantê-lo simétrico e arrumado.

Jardim italiano

Esse estilo de jardim faz uso de poucas espécies de plantas, optando pela vegetação verde, como os pinheiros e buxinhos, que podem ser podados em formas retangulares.

O mais comum de se encontrar por aí é o buxinho bola, que bem podado deixa o ambiente verde e simétrico. Opte por plantas com verde exuberante sem flores ou quebras nesse padrão.

Jardim tropical

Esse é característico do Brasil e de regiões tropicais, é um estilo refrescante que tem foco em espécies nativas.

Costela-de-adão, bromélias, samambaias e orquídeas são perfeitas para o jardim tropical. Faça o uso de pedras e fontes se quiser deixar o seu jardim ainda mais bonito.

É um jardim que pode ser feito até em espaços menores, use isso ao seu favor.

Jardim de inverno

Se você quer um ambiente deslumbrante e chique, tenha um jardim de inverno. É um espaço interno com boa iluminação de luz solar direta, onde ficam plantas de diferentes espécies. Essa abertura favorece a circulação de ar e a entrada de luz.

É perfeito para quem possui casa térrea, mas não tem espaço para montar um jardim.

Jardim vertical

Se você mora em apartamento ou tem pouco espaço, indico investir nesse jardim. Ele é instalado em paredes, utilizando suportes e treliças.

Você pode usar madeiras rústicas ou mesmo tábuas para fazer esse suporte, dessa forma o ambiente fica a sua cara.

Agora é só pendurar os vasos e caprichar na decoração. Precisa de pouca manutenção.

Montando seu jardim passo a passo

Siga os passos a seguir para a realização da montagem do jardim.

1 – Veja referências de jardins que te agradam, no Google e Pinterest existem milhares de ideias para explorar.

2 – Escolha as plantas que usará. Pode ser em vaso ou canteiro, ou mesmo utilizar a terra que tem disponível.

3 – Defina e prepare o local para seu jardim, é importante que visualize em sua mente como ele ficará. As plantas precisam de pelo menos 5 horas de luz durante o dia, dependendo da espécie.

4 – Invista em ferramentas básicas de jardim, sem elas seu jardim não irá para a frente. Não improvise nesse caso! O improviso é um passo para o fracasso, se tratando de ferramentas sem qualidade. Se quer ter um jardim bonito, precisa ter as ferramentas certas.

5 – Faça sua plantação, após ter as ferramentas que irá utilizar, como vasos, canteiros, terra, adubo, saco plástico para mudas, etc. Cuidado na hora de plantar, pois cada planta exige um tipo de solo e preparo.

6 – Cultive seu jardim. Agora é cuidar, esperar e fazer as manutenções necessárias. Se tudo der certo, em poucos dias seu jardim estará tomando forma e, se bem cuidado, pode durar para sempre. Se não tem tempo para cultivar, podar, fertilizar, entre outros, opte por plantas que exijam pouca manutenção, como as suculentas, espada de são Jorge, pata de elefante, etc. 

As melhores ferramentas para você começar

Você sabe que por aqui só indicamos coisas de qualidade, trabalhamos com as principais marcas do Brasil, como: Vonder, Tramontina, Santeno e Trapp.

Confira a lista de ferramentas que você pode precisar para cuidar do seu jardim.

-Mangueira para irrigação Santeno
É de uso comum em irrigações de alface, batata, couve, capim, beterraba, entre outras.

-Conjunto para jardinagem Tramontina com 4 peças
É um kit completo para jardinagem. Dispõe de um design leve e compatível para atender as necessidades de cultivos de plantas em pequenas hortas e jardins.

-Vassoura metálica Vonder
Ideal para ser utilizada em seu jardim, para varrer grama, mato ou folhagem. Proporciona facilidade e agilidade, evitando qualquer tipo de esforço.

-Conjunto para jardinagem Trapp
O conjunto é composto com 3 ferramentas que auxiliam no preparo da terra para o plantio, transplante de plantas e extração de ervas daninhas.

-Roçadeira a gasolina Husqvarna
É ideal para limpezas em diversos locais, possibilitando cortes em gramas, matos, capim, arbustos e áreas que necessitem de corte rápidos e seguros, como nas chácaras, praças, condomínios e parques.

-Pazinha larga com cabo de madeira Tramontina
É perfeita para as atividades que exigem cavar, remover e transportar a terra. Ela é prática e auxilia quem mais gosta de mexer com as plantas. Contém acabamento envernizado, para maior durabilidade e boa apresentação do produto.

-Luva de algodão para jardinagem Tramontina
A luva para jardinagem da Tramontina possui um material macio e leve, isso garante um maior conforto e flexibilidade para suas mãos, além de proteger contra possíveis machucados provenientes das atividades básicas da jardinagem.

-Pulverizador manual
Pode ser usado para aplicar pequenas quantidades de pesticida ou fertilizantes líquidos em suas plantas. Excelente para jardins pequenos.

-Enrolador de mangueira Tramontina
É utilizado para facilitar o manuseio e aumentar a vida útil da mangueira. Possui haste fixa que pode ser apoiada em diversas superfícies, mantendo a mangueira segura. Por ser muito compacto, pode ser levado para vários locais de forma rápida e prática.

-Hidropistola multifunção com 10 jatos Tramontina
É o acessório ideal para sua mangueira. Com 10 tipos de jatos diferentes, pode ser utilizado para regar hortas, lavar um quintal ou qualquer manutenção doméstica.

-Mangueira de jardim Ibirá Valente
Indicada para uso doméstico ou profissional na jardinagem, ela é muito utilizada também para lavagens de calçadas, garagens, para regar as plantas, hortas, entre outros.

-Tesoura para poda Tramontina
É ideal para podar ramos, galhos, frutíferas, flores e plantas ornamentais. Possibilita um corte preciso e sem rebarbas, que não deixa marcas no galho e facilita a cicatrização.

-Tesoura para grama Trapp TS-1107
Use-a para cortar grama e cercas vivas na área de jardinagem e agricultura. É ideal para trabalhos profissionais e residenciais, pois oferece agilidade e praticidade.

-Regador de plástico Vonder
É ideal para utilização em vasos e pequenos canteiros, para jardins que não exigem muita irrigação e suculentas.

Ferramentas essenciais para poda de jardim

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Já sabemos como iniciar no mundo da jardinagem. Que tal dar aquela atenção especial para suas plantinhas? Continue no blog: Plantas protegidas em 7 passos

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: