Lençol de borracha: proteja a caçamba do seu carro e muito mais

Lençol de borracha: proteja a caçamba do seu carro e muito mais

BANNER-TOPO-MATERIA-LENÇOL-BORRACHA-03
Ei, você pode ouvir o conteúdo da matéria aqui. Aperta o play!

Os lençóis de borracha são elementos essenciais quando se trata de proteção e isolamento em diversas situações. Por se tratar de um produto super versátil, apresenta muitas utilidades e é um material excelente para proteção contra componentes químicos e isolamento elétrico.

Fabricados em diferentes tipos de borracha, esses lençóis oferecem uma variedade de propriedades que se adequam às necessidades específicas de cada aplicação. Conheça os tipos de lençóis de borracha disponíveis, suas características e as diversas formas de como podem ser utilizados para garantir proteção em diferentes ambientes.

Veja a seguir algumas soluções e exemplos que separamos pra você, como por exemplo, proteger a caçamba do seu carro ou a superfície do seu balcão.

Tipos de lençol de borracha

Sua composição é feita por meio de elastômeros naturais ou sintéticos, e é fundamental que o fornecedor siga corretamente as normas regulamentadoras referente ao produto fornecido.

Pode ser encontrado no mercado em diversos tipos de polímeros, são exemplos como:

EPDM (Etileno Propileno Dieno Monômero): Excelente resistência a intempéries e ozônio. Possui alta resistência térmica e também é ideal para aplicações ao ar livre.

SBR (Borracha Estireno-Butadieno): Boa resistência a abrasão, além de flexibilidade em temperaturas moderadas. É amplamente utilizada em ambientes industriais.

Nítrica: Possui resistência a óleos e solventes, e conta com boa durabilidade em ambientes quimicamente agressivos.

Natural: Borracha pura extraída da seringueira. Boa resistência ao desgaste e rasgo, além de versatilidade em diferentes aplicações.

Policloroprene (Neoprene): Resistente a óleos, solventes e intempéries. Ampla faixa de temperatura e muito usado em aplicações que exigem resistência a produtos químicos.

Lençol de borracha liso ou com grão: O lençol liso oferece superfície uniforme, sendo ideal para aplicação em locais que não precisam de aderência. O lençol com grãos proporciona maior aderência e resistência ao escorregamento, ideal para pisos de academia, corredores, etc.

Lembrando que, a borracha usada no composto irá influenciar diretamente as características do produto, como resistência e fraqueza a determinados elementos.

BANNER-TOPO-MATERIA-LENÇOL-BORRACHA-02

Aplicação e onde pode ser usado

Além de atender diversos segmentos, os lençóis de borracha também podem ser adaptados como peças técnicas ou para manutenção de maquinários industriais. A aplicação vai variar conforme local que será designado a ser utilizada, como modelo, podemos citar o lençol de borracha com silicone, que por conta de suas características atóxicas, é mais utilizada na área da saúde e apta a estar em contato com humanos e animais.

Conforme a necessidade do local que será aplicado, o lençol de borracha contém características técnicas próprias, podendo ser desenvolvido de forma personalizada, com medida, espessura e largura diferenciada. Contudo, as fábricas também possuem medidas padronizadas para a execução dos lençóis de borracha, como espessura e largura padrões no mercado.

Outro exemplo, é quando usar o lençol de borracha para revestimento de superfícies lisas, uma atribuição simples, e para este caso pode ser usado o lençol de borracha natural. O revestimento é realizado para proteger o local de danos, arranhões e perfurações. São exemplos deste caso:

Proteger caçamba de carros: Evita danos causados por cargas, objetos pontiagudos e produtos químicos, e também pode absorve impactos, preservando a caçamba do veículo. Quando usamos o lençol para proteger a caçamba, temos que pensar em diversos aspectos. Além de servir como forração, a caçamba ficará menos exposta ao entulho. Imagine a quantidade de materiais cortantes, que podem arranhar, riscar ou até mesmo ferir o usuário na hora de manusear alguma ferramenta conduzindo o entulho até o veículo. Por exemplo, transporte de azulejos. O lençol vai assegurar um menor grau de avarias ao veículo, ainda contribui para que o produto sofra menos impacto enquanto se locomove.

A fabricação dos lençóis de borracha para carrocerias de veículos pode variar. Será necessário especificar o modelo do veículo, o tipo de carga transportada e a espessura necessária.

Proteger balcões: Oferece uma barreira eficaz contra riscos, impactos e derramamento de líquidos, facilitando inclusive, a limpeza da superfície. Pode ser antiderrapante, te proporcionando mais segurança, ou liso. Vai depender da sua demanda.

Como isolante elétrico: Utilizado para isolar áreas elétricas em ambientes industriais, devido a suas características técnicas. Neste caso, a espessura da manta tem ligação direta com a voltagem suportada. Ela protege contra choques elétricos e danos a equipamentos sensíveis, assim, pode ser um grande aliado para a segurança dos profissionais eletricistas.

Pisos diversos (academia, oficina, escola): Em academias, absorve impactos e reduz o desgaste em áreas de treino. Em oficinas, oferece resistência a óleos e produtos químicos. Para escolas, proporciona segurança em áreas de recreação.

BANNER-TOPO-MATERIA-LENÇOL-BORRACHA

Vídeo - Tipos de lençol de borracha

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Os lençóis de borracha se destacam pela sua versatilidade, oferecendo soluções eficazes de proteção em uma variedade de situações. Seja na preservação de veículos, na proteção de superfícies ou como isolantes elétricos, esses materiais desempenham um papel crucial na manutenção e segurança em diferentes ambientes.

Ao escolher o tipo adequado para cada aplicação, é possível garantir durabilidade, eficácia e tranquilidade na preservação de bens e na segurança de espaços variados.

Gostou da matéria?

Continue cuidando do seu carro. Não vá ainda, olha essa matéria especial que temos pra você: Película automotiva, qual a melhor opção?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: