Protetor de pele e desengraxante, guia de compra

Protetor de pele e desengraxante, guia de compra

CONHEÇA OS PROTETORES DE PELE E DESENGRAXANTES

Proteção para a pele, saiba como preservar a saúde da sua pele mesmo trabalhando com produtos químicos.

Nesse guia vou te mostrar produtos que otimizarão o trabalho manual que beneficiará quem geralmente está com a mão na massa, como por exemplo:

  • Pintores
  • Pedreiros
  • Mecânicos
  • Profissionais de diversas indústrias
  • Profissionais da manutenção
  • Profissionais da limpeza

No geral, profissionais que trabalham com produtos químicos e que possam se beneficiar desses cremes protetivos, vou falar sobre os dois principais produtos. O primeiro, são as luvas químicas, em seguida te mostrarei como escolher um bom desengraxante, não perca.

Luvas químicas

É incrível como a tecnologia progrediu tanto que hoje em dia é possível estar protegido sem utilizar uma barreira visível para isso.

As luvas químicas, como são conhecidas, são cremes protetivos que lembram hidratantes para o corpo, tem cheiro agradável e textura suave, porém o segredo é que ele protege além dos hidratantes convencionais.

Com a luva química é possível, por exemplo, pegar em colas e elas não ficarem grudadas em sua mão evitando que causem danos a sua pele.

Elas servem para proteger as mãos do trabalhador, protege contra fissuras, contra rachaduras, desidratação, e também do ressecamento proveniente de contato com produtos químicos.

Luva química substitui a luva física?

Essa é uma ótima pergunta, e a resposta é SIM! Porém, precisa ter cuidado na hora da escolha, pois ela só substituirá totalmente a luva física se o produto de contato estiver dentro do grupo de proteção.

São 3 tipos de luvas químicas e são divididas por grupos, para saber qual grupo escolher confira abaixo se você trabalha com alguns desses produtos químicos e como são divididos, assim você compra o produto correspondente.

Grupo 1

Cimento, cal, excesso de água, argamassa, pó, poeira, tintas à base de água e demais substâncias hidrossolúveis.

Grupo 2

Tolueno, xileno, óleo mineral, óleo diesel, thinner, pós em geral, querosene, gasolina, benzina, aguarrás, n-hexano, cloreto de metileno, percloroetileno, tricloroetileno, nujol, graxas em geral (graxa suja, graxa grafitada, graxa seca), acetona, clorofórmio, negro de fumo.

Grupo 3

Água, touleno, xileno, benzina, querosene, aguarrás, thinner, metiletilcetona/MEK, gasolina, óleo mineral, óleo diesel, acetona, pós em geral, percloroetileno, cloreto de metileno, tintas (tinta base água, tinta à base de óleo, tinta base solvente). Cola de sapateiro, cola, cola instantânea, ácido acético 10%, ácido clorídrico 15%, ácido clorídrico 30%, ácido fosfórico 15%, ácido sulfúrico 15%, hidróxido de sódio 10%, hidróxido de sódio 20%, n-hexano, negro de fumo, lã de vidro. Mistura de cimento: areia e água, argamassa, cal a 4%, nujol, graxas em geral (graxa suja, graxa grafitada, graxa seca), tricoloroetino, clorofórmio, aceto de etila, formaldeído, resinas.

Modo de usar a luva química

Agora que você viu qual grupo escolher, aprenda a usar esse produto. Lembre-se sempre de comprar o correto, conferindo à qual grupo pertence. Essa informação você encontra no rótulo do produto.

  1. Antes do início das atividades, aplique o produto sobre a pele limpa e seca, formando uma fina camada na área a ser exposta.

  2. O produto deve atingir todas as partes sensíveis aos agentes agressivos, tais como: palma das mãos, lateral e ponta dos dedos.

  3. Caso necessário, aplique nos antebraços. Recomenda-se o uso de 1g de produto para a proteção das mãos e 1g de produto para a proteção antebraços do usuário.

  4. Aguarde o produto secar.

  5. Reaplique a cada 4 horas ou após a lavagem das mãos.

Leia aqui antes de usar a luva química

As luvas químicas não protegem as mãos de materiais cortantes, eletricidade, materiais perfurantes e nem de altas temperaturas, para isso é indicado o uso de luvas físicas.

Quando finalizar o trabalho, para limpar as mãos você pode retirar o excesso com papel toalha e lavar com água e sabonete, é o suficiente para remover a luva.

Desengraxantes, a solução para mecânicos

Se o seu problema maior é a graxa que fica nas mãos após o trabalho, te indico o uso de desengraxantes, são produtos próprios para remover por completo a substância oleosa e pegajosa da qual a graxa é feita.

Como funciona o desengraxante?

Foi feito para ser utilizado pelos profissionais que trabalham com substâncias oleosas como os profissionais mecânicos, nas oficinas, nas indústrias e na área de manutenção.

A sua principal diferença para o sabonete comum está na composição, o desengraxante é formulado para ajudar a preservar a oleosidade natural da pele após a eficiente remoção da graxa, já o sabonete não!

Além disso, o sabonete comum não consegue realizar a limpeza tão eficiente, por isso é comum que pessoas que usam o sabonete comum no lugar do desengraxante mantenham uma camada de graxa visível mesmo após várias lavagens.

Preciso mesmo de um desengraxante?

Saiba que essa camada de graxa a princípio é inofensiva, porém, com a rotina de trabalho a tendência é que ela prejudique a pele de respirar e forme fissuras e ressecamento nas regiões atingida.

Essas fissuras, ou pequenos cortes, são entradas para infecções de pele que podem ser evitadas com o simples cuidado de fazer a adequada higienização.

O melhor do desengraxante é que ele possui efeito esfoliante, que ajuda na remoção de toda a oleosidade e não produz ressecamento.

Agora você já que sabe de todas as vantagens, lembre-se de sempre optar por um desengraxante de qualidade ao invés do sabonete tradicional.

Luva para produtos químicos

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

No vídeo de hoje, veremos qual a melhor luva pra trabalhar com gasolina, querosene e outros produtos químicos. Vamos identificar para que serve, onde usar e quais são as luvas no mercado que asseguram a proteção adequada para o uso de produtos químicos.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Já estamos craques em proteger as mãos contra produtos químicos. Mas, e outras funções? Como proteger as mãos de um pedreiro, um pintor ou um marceneiro? Continue no blog que eu te conto com detalhes: Como escolher a melhor luva para seu serviço? 

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: