Mofo? Umidade? Bolor nas paredes? Passo a passo para resolver esses problemas.
Levante o dedo quem nunca passou por um desses 3 problemas…aquela bolha que levanta na parede, ou ainda aquele esverdeado na parede depois de um longo período chuvoso…quem dera esses tipos de problemas fossem só danos a estrutura do imóvel…mas a verdade, é que também afetam até a saúde de quem frequenta locais com mofo, bolor ou umidade. Organismos vivos que comprometem bastante a qualidade de vida dos moradores, provocando diversos problemas respiratórios e alergias.
Locais muito propensos a desenvolver esse tipo de fungo são ambientes quentes, úmidos, que não possuem circulação de ar e que recebe pouca luz solar, também podem se propagar numa parede, consequência de uma infiltração ou vazamento do encanamento da residência ou do exterior dela. Em qualquer um dos casos é fundamental que, ao notar a umidade, providências sejam tomadas rapidamente já que ela pode se agravar e comprometer a estrutura da casa.
Se for um cano rompido ou uma calha problemática, é uma boa ideia procurar o serviço de um encanador de sua confiança para auxiliar no conserto. Além de ajudar a solucionar o problema, o profissional te dará orientações para que ele não aconteça mais.
Também pode acontecer de o vazamento não ser originado na sua residência, situação comum em casas geminadas ou em condomínios de apartamentos. Se for o caso, converse com seu vizinho para que possam fazer os reparos e preservar o patrimônio de ambos.
Se a umidade for causada pelo clima da sua região, não há muito o que fazer, a não ser limpar e secar bem a parede sempre que for necessário. Além disso, aplicar um impermeabilizante evitará que novos problemas surjam por algum tempo, mas será necessário retocar a impermeabilização periodicamente.
Passo a passo de como tirar mofo da parede
Uma opção válida é adquirir produtos específicos para a limpeza de mofo e umidade, como sugerimos o Viaplus® Reparo – impermeabilizante monocomponente branco, à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros, indicado para vedação e tratamento de umidade em paredes internas e externas.
Vantagens
- Resistente à umidade ascendente;
- Aplicação direta sobre reboco íntegro e blocos de concreto e cerâmico;
- Fácil aplicação;
- Pode ser usado como acabamento final;
- Aceita pintura à base de água.
Preparo do Substrato
Remover todas as partículas soltas ou desagregadas, mofo, bolo, tinta, textura, carbonatação até atingir uma superfície firme e adequada para receber o Viaplus® Reparo.
Preparo do Produto
Para embalagem de 12 kg adicione em um recipiente limpo 3 litros de água limpa (12 medidas do dosador 250 ml). Adicione aos poucos o Viaplus® Reparo emisture mecanicamente por no mínimo 3 minutos ou manualmente por no mínimo 5 minutos até atingir uma pasta homogênea e sem grumos.
Para embalagem de 4 kg do Viaplus® Reparo utilizar 1 litro de água limpa (4 medidas do dosador 250 ml).
Após a mistura o tempo de utilização é 30 a 40 minutos na temperatura média de 25°C. Após esse período não recomendamos.
Ferramentas
Trincha, broxa e desempenadeira metálica lisa.
Aplicação do Produto
Umedecer bem a superfície com água limpa utilizando trincha ou broxa. Aplique uma camada de Viaplus® Reparo com uma desempenadeira metálica lisa em uma espessura entre 1,5 a 3 mm. Caso necessário aplique uma segunda camada até atingir a espessura total de no máximo 4 mm. Se desejar, realize o acabamento em seguida com uma esponja úmida ou após 2 horas, realize um leve lixamento com uma lixa fina. Aguarde 24 horas para realizar a pintura.
Restrições de Uso
Não utilize o produto em:
- Piscinas e reservatórios e áreas frias;
- Estruturas sujeitas e fissuração;
- Áreas sujeitas a lençol freático atuante.
ou se deseja entender mais detalhes sobre cada um deles, fale com um consultor via whatssap 1198792-0030 ou por email: vendas@elastobor.com.br ou ainda entre em contato pelo nosso televendas 55259744.
Até a próxima matéria!
One Reply to “Mofo? Umidade? Bolor nas paredes? Passo a passo para resolver esses problemas.”