Como acabar com mofo, umidade e bolor. Passo a passo

Como acabar com mofo, umidade e bolor. Passo a passo

dicas para acabar com mofo e bolor

Aquela bolha que levanta na pintura ou o esverdeado que aparece na parede depois de um longo período chuvoso. Quem nunca passou por esses problemas?

Se esse tipo de problema fosse só de danos à estrutura do imóvel, mas a verdade é que também afeta diretamente nossa saúde. Conviver em locais com mofo, bolor ou umidade é insalubre e perigoso. 

Mofo são organismos vivos que comprometem bastante a qualidade de vida dos moradores, provocando diversos problemas respiratórios e alérgicos. 

Locais que facilitam a propagação de mofo

Locais muito propensos a desenvolver esse tipo de fungo são ambientes quentes, úmidos, que não possuem circulação de ar e que recebe pouca luz solar.

Também podem se propagar numa parede, em consequência de uma infiltração ou vazamento do encanamento da residência ou do exterior dela. Em qualquer um dos casos é fundamental que, ao notar a umidade, providências sejam tomadas rapidamente, já que ela pode se agravar e comprometer a estrutura da casa.

Se for um cano rompido ou uma calha problemática, é uma boa ideia procurar o serviço de um encanador de sua confiança para auxiliar no conserto. Além de ajudar a solucionar o problema, o profissional te dará orientações para que ele não aconteça mais.

Também pode acontecer de o vazamento não ser originado na sua residência, situação comum em casas geminadas ou em condomínios de apartamentos. Se for o caso, converse com seu vizinho para que possam fazer os reparos e preservar o patrimônio de ambos.

O clima e o mofo

Se a umidade for causada pelo clima da sua região, não há muito o que fazer, a não ser limpar e secar bem a parede sempre que for necessário. Além disso, aplicar um impermeabilizante evitará que novos problemas surjam por algum tempo, mas será necessário retocar a impermeabilização periodicamente.

Passo a passo de como tirar mofo da parede

Uma opção válida é adquirir produtos específicos para a limpeza de mofo e umidade. Sugerimos o Viaplus Reparo Impermeabilizante Monocomponente Branco, à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros. Ele é indicado para vedação e tratamento de umidade em paredes internas e externas. 

Vantagens

  • Resistente à umidade ascendente.
  • Aplicação direta sobre reboco íntegro e blocos de concreto e cerâmico.
  • Fácil aplicação.
  • Pode ser usado como acabamento final.
  • Aceita pintura à base de água.

Preparo do Produto

Para embalagem de 12 KG, adicione em um recipiente limpo 3 litros de água limpa (12 medidas do dosador 250 ml). Adicione aos poucos o Viaplus Reparo e misture mecanicamente por no mínimo 3 minutos ou manualmente por no mínimo 5 minutos até atingir uma pasta homogênea e sem grumos.

Para embalagem de 4 kg do Viaplus Reparo, utilizar 1 litro de água limpa (4 medidas do dosador 250 ml). Siga os mesmos passos para misturar destacado anteriormente.

Após a mistura, o tempo de utilização é 30 a 40 minutos na temperatura média de 25°C. Após esse período não recomendamos.

Ferramentas necessárias para o preparo e o próximo passo: trincha (pincel), broxa e desempenadeira metálica lisa e misturador de argamassa (opcional). 

Aplicação do Produto

Umedecer bem a superfície com água limpa utilizando trincha ou broxa. Aplique uma camada de Viaplus Reparo com uma desempenadeira metálica lisa em uma espessura entre 1,5 a 3 mm.

Caso necessário, aplique uma segunda camada até atingir a espessura total de no máximo 4 mm. Se desejar, realize o acabamento em seguida com uma esponja úmida ou após 2 horas, realize um leve lixamento com uma lixa fina.

Muito importante: aguarde 24 horas para realizar a pintura. É essencial o produto secar por completo para funcionar da melhor forma possível.

Restrições de Uso

Não utilize o produto em:

  • Piscinas e reservatórios e áreas frias.
  • Estruturas sujeitas e fissuração.
  • Áreas sujeitas a lençol freático atuante.

Mofo e umidade nunca mais

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver com mais detalhes no vídeo? 

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

https://youtu.be/mOlCN3dsW5U

Selante para Trincas e Fissuras Viapol Branco 400G
Selante Trincas e Fissuras Viapol Branco 400G

Impermeabilizante Hm Impertech Borracha Liquida Branco 400ml
Impermeabilizante Hm Impertech Branco 400ml

Impermeabilizante Fita Telha Viapol Viaflex 45CM X 10M
Impermeabilizante Fita Telha Viapol Viaflex

Impermeabilizante Fita Branca Viapol Viaflex 20CM X 10M
Impermeabilizante Fita Branca Viapol Viaflex

Impermeabilizante Viaplus Viapol Reparo Branco 12KG
Impermeabilizante Viaplus Viapol Reparo 12KG


Anterior
Próximo

Gostou da matéria?

Problema resolvido com o mofo. E aquela rachadura que apareceu na sua parede? Bora lá pra mais dicas, estamos aqui para resolver problemas. Continue no blog e leia nossa outra matéria: Rachadura, fissura e trincas na parede. Qual a diferença?


Rachadura, fissura e trincas na parede. Qual a diferença?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

3 Replies to “Como acabar com mofo, umidade e bolor. Passo a passo”

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422