Monte sua marcenaria, passo a passo

Monte sua marcenaria, passo a passo

MONTE SUA MARCENARIA, PASSO A PASSO

O marceneiro é um profissional com o talento de projetar e confeccionar diversos tipos de móvel, por conta disso, precisa ter aptidão em desenhar essas peças e também as interpretas.

Além de entender e desenhar croquis, é importante que o marceneiro saiba como aplicar as normas técnicas de móveis exigidas, como altura, peso, formato e assim por diante.

Quais as principais atividades do marceneiro?

Acima você viu um pouco sobre o que é a profissão marceneiro, dentre seus objetos de fabricação, você encontrará:

Cama, mesa, armários, escrivaninha, guarda roupa, balcões, vitrines, móveis para escritório, telas, estantes, entre outros.

Mas além disso, o marceneiro também faz desenhos e esboços para realizar a confecção do móvel.

Precisa dominar técnicas de revestimento de móveis e madeiras, e ter a habilidade para operar máquinas, instrumentos e ferramentas que você verá nesse artigo.

Portanto, o marceneiro não se limita a pregar os móveis, mas também conhece técnicas de montagem de móveis, de acabamento e assim por diante.

Marcenaria e Carpintaria são a mesma coisa?

Apesar de muito confundida com a marcenaria, descrita acima, a carpintaria é voltada para outro setor, atua na produção industrial e fabricação de peças de madeira para a construção civil, por exemplo.

A marcenaria também tem seu lado artístico e detalhista para a confecção das peças, a carpintaria se preocupa com sua resistência e utilidade na indústria.

Os carpinteiros são responsáveis por instalar e ajustar esquadrias de madeira e outras peças, por exemplo, janelas, portas, escadas, divisórias, forros, rodapés, entre outras.

Também constrói formas de madeira para concretagem, repara e substitui peças de madeira como no caso de andaimes, preparam canteiros de obras, montam formas metálicas e confeccionam forros de madeira e laje.

Antes de começar, se proteja com essa máscara

O marceneiro trabalha constantemente com pó, serragem e as vezes com alguns vapores químicos, por conta disso, é essencial que utilize um modelo de máscara com válvula.

Ela é ideal para realizar a proteção das vias respiratórias em ambientes que expõe o usuário à poeiras, névoas não oleosas e fumos em até 10x limite de tolerância. 

Descubra os principais tipos de madeira

Agora que você já sabe o que faz um marceneiro e como se proteger do pó e partículas, vamos entender um pouco sobre as madeiras.

MDF

É barata, versátil e vai bem com diversos acabamentos como pintura, fórmica ou laqueação. São partículas de madeira prensadas e maneira uniforme para terem esse formato.

Madeira maciça

Outra forma de trabalhar com madeira, é usando madeira maciça, como mogno, Pinus, madeira de demolição, cumaru, carvalho, cerejeira, ceroba, extraídas diretamente da árvore e transformadas em tábuas.

MDP

Já para quem busca por MDP, precisa saber que sua formação é feita para ser resistente externamente, mas não internamente, o que o torna melhor para a parte estrutural de móveis. 4. Compensado sarrafeado

Compensado laminado

O compensado laminado é feito com a junção de diversas lâminas de espessura igual até que se forme uma chapa mais grossa, pode ser usado tanto para móveis quanto para prateleiras.

Marcenaria com paletes

O palete é um estrado de madeira usado para transporte de carga, é barato ou pode ser encontrado de graça após feiras de rua e pode ser usado para confecção de móveis nesse mesmo estilo, os paletes são feitos de pinus na maioria das vezes

Madeira de demolição

Outro material muito utilizado na marcenaria é a madeira de demolição, uma opção mais sustentável para quem não quer extrair novas árvores da natureza, são usadas madeiras nobres retiradas de construções antigas.

Arsenal do Marceneiro

Agora você agregou a seu conhecimento os tipos de madeira usadas para confecção de móveis, está na hora de se equipar para colocar a mão na massa.

Conheça os principais equipamentos que um marceneiro precisa.

Serra circular

Apesar do nome, ela não faz corte circular, é usada para cortes retos e tem excelente profundidade e precisão.

Serra copo

Essa é feita para abrir furos na madeira ou outros materiais.

Discos de serras

Se você tem a serra circular, um dos principais instrumentos usados na marcenaria, você precisará de discos dentados, que são usados para serrar a madeira, mas fique atento para comprar o correto, pois há outras variedades de disco além do usado para madeira. 

Tupia

A tupia serve para cortar madeira, é bastante usada para acabamentos e cortes mais manuais, como por exemplo arredondar os cantos, fazer desenhos, entalhes e encaixes.

Serra tico-tico

A serra tico tico é outra ferramenta usada para fazer cortes retos, curvos, rasgos, chanfros  e proporciona uma boa estabilidade e possibilidade de cortes personalizados.

Formão

São ferramentas usadas para trabalhar os detalhes da peça de madeira, é muito usada para entalhe e acabamento.

Lixa

Existem diversos tipos de lixas e gramaturas, cada tipo é feito para uma abrasão específica, servem para remover pinturas, finalizar peças, preparar para pintura, entre outras utilidades como o nivelamento e remoção de imperfeições.

Furadeira e Parafusadeira

É impossível confeccionar móveis sem a utilização de parafusos, pregos, ou peças que fixam uma madeira na outra, por isso, utilize uma furadeira com parafusadeira para agilizar o seu trabalho.

Plaina

A plaina é uma das ferramentas mais úteis quando se trabalha com madeira, principalmente as madeiras rústicas pois a plaina serve para deixara  superfície nivelada e lisa.

Lixadeira

É a revolução da lixa manual, quando se precisa criar cantos arredondados, desgastar uma peça, achatar, nivelar, pode ser usada a lixadeira. Pode ser trabalhada em superfície plana, curva e vertical.

Motosserra

São muito usadas em poda e derrubada de árvores, funcionam a gasolina mas também tem os modelos elétricos.

Serrote

Qualquer marceneiro que se preze precisa ter um serrote em sua oficina, é muito utilizado para cortar madeira e sua vantagem é a portabilidade e o preço e comparação aos outros objetos de corte.

Arco de serra

É usado para cortar madeiras mais rígidas, tem serras menores por isso fornece uma precisão maior que o serrote, é composto por uma base e lâminas que podem ser substituídas.

Jogo de fresa

As fresas são peças de corte com dentes e arestas usadas para abrir ranhuras, fendas, frestas, pode ser usada em diversas direções, como vertical, horizontal, diagonal.

Martelo

Além de uma furadeira você precisa complementar o kit com um martelo, sempre é necessário pregar uma madeira na outra durante a confecção de móveis, por isso inclua essa ferramenta no seu kit.

Broca

A broca utilizada para madeira é a broca de três pontas, tem uma ponta que serve como guia para o furo, o mais indicado é que adquira o kit de brocas de madeira.

Cola de madeira

Sempre que você for fazer um móvel, não esqueça de colocar também, além de pregar, isso faz com que fique muito mais firme uma parte na outra.

Verniz

Se você deseja uma peça brilhante e com ótimo acabamento, além de resistência a insetos e fungos, o verniz é essencial para você, é composto por diferentes resinas e servem para criar uma película externa que protege o móvel.

Nível

Para ter certeza que sua peça está reta, o nível precisa ser utilizado, com ele é possível ver se há inclinações em seu móvel.

Trena

A trena é indispensável, é uma fita que se alonga para tirar medidas precisas dos objetos, é usada para medir a madeira e demarcar as áreas de corte e ligação.

Esquadro

Por último, um dos itens mais usados por marceneiros para fazer chanfros e cantos, é como uma régua em L e tem a função de aferir o ângulo em arestas com 45° ou 90°.

Gostou da matéria?

Não vá embora ainda. Leia nossa matéria especial sobre a serra tico tico, essa ferramenta indispensável para marcenaria. Continue no blog: Serra tico tico, guia de compra

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

One Reply to “Monte sua marcenaria, passo a passo”

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: