Conheça os principais tipos de broca

Conheça os principais tipos de broca

SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPO DE BROCA

Brocas, você sabe como escolher e qual a diferença entre elas? Nesse texto você vai aprender tudo o que precisa sobre brocas para poder acertar na hora da compra.

Uma broca é um equipamento indispensável para vários equipamentos, como por exemplo, as furadeiras e os marteletes. A furadeira é usada para fazer buracos em diversos materiais como cimento, madeira, gesso, cerâmica e aço. Os marteletes são equipamentos mais potentes do que as furadeiras, pois trabalham em superfícies mais rígidas.

Na hora de escolher a sua, é melhor ter feito a lição de casa e saber diferenciar cada tipo de broca, o que vamos ensinar a seguir.

Os principais tipos de broca

Veja os principais tipos de broca que temos no mercado. Saber essa informação fará com que você economize dinheiro na hora de comprar seus equipamentos.

Broca para concreto

Esse é o tipo de broca mais conhecido, com formato espiral, possui diversos tamanhos.

A broca de concreto Bosch, a mais recomendada, é usada para perfuração de concreto, concreto armado e alvenaria em geral.

É compatível com todos os martelos perfuradores que possuem encaixe SDS Plus.

Sua fabricação é em aço resistente que impede seu desgaste rápido.

Brocas para madeira

A broca tradicional é a mais comum para madeira. Ela é redonda, lembra a broca de concreto, porém possui três pontas. As duas pontas laterais são as pontas de corte, usadas para deixar um corte mais redondo e perfeito na madeira. A ponta central guia o furo.

As brocas chatas são parecidas com a tradicional. Também possui três pontas, duas na lateral para corte e uma central, que faz o furo guia. A utilização de broca chata é recomendada para casos nos quais o material a ser perfurado é muito grosso.

Opte por brocas de madeira feitas em aço carbono, pois o material ajuda aguentar o calor gerado pelo atrito, isso evita que sua peça se desgaste ou rache com facilidade.

Broca para azulejo

Essa broca é feita de aço e não possui sulcos, por isso é ideal para fazer furos em azulejo e cerâmica. O modelo de referência é a broca para azulejos Bosch, que possui aresta de corte em metal afiado com diamante.

Sua ponta tem formato cônico, lembrando uma seta, isso guia o furo de forma precisa. Para um uso mais prático e preciso, a tecnologia dessa broca permite perfuração a seco e sem lubrificação.

É compatível com furadeiras sem impacto, com ou sem fios, desde que sejam com encaixe cilíndrico para efetuar furos sem impacto em baixas velocidades.

Broca escalonada

O nosso modelo de referência é a broca escalonada Makita. Essa broca tem característica cortante e é utilizada com uma furadeira. Ela é específica para fazer furos cilíndricos.

Esse modelo é muito útil em diversas situações, como por exemplo, instalações de prateleiras, montagem de móveis e para pendurar quadros.

A vantagem dessa broca é a possibilidade de furar e ampliar aos poucos o diâmetro do furo em chapas de metal. Por conta dessa vantagem, o trabalho rende muito mais.

Broca para metais

O segredo dessa broca está especificamente no material do qual é feita, como o metal é rígido e de difícil perfuração, a broca necessita de algo tão resistente quanto.

Por isso as melhores entre elas são feitas em HSS (High Speed Steel), que em bom português quer dizer aço de alta velocidade, ou aço rápido, uma tecnologia que modifica a composição do aço padrão, tornando-o mais resistente a altas temperaturas.

Resumindo, você terá uma broca durável, que corta o aço rapidamente.

Brocas escariadoras

Essas brocas são perfeitas para acabamento, como no caso em que se necessita esconder parafusos dentro da madeira.

Elas foram desenvolvidas para abrir um pouco mais o diâmetro no final do furo, por isso a cabeça do parafuso fica dentro da madeira, escondido.

É amada por marceneiros e profissionais que trabalham com madeira, confecção de móveis, obras de arte, e tudo o que se precisa de um acabamento fino.

Qual a diferença entre broca de martelete e de furadeira?

Nas furadeiras, o encaixe do mandril, a parte em que vai a broca, é feito para brocas cilíndricas ou hexagonais. Esse sistema não possui fixação por encaixe, apenas por aperto e pode variar. 

O contrário acontece para os marteletes. Por ser uma ferramenta robusta, é usada para serviços pesados, como construção civil. Você deve usar brocas com sistema de fixação de encaixe, SDS Plus ou SDS Max.
Por possuir sistema de encaixe, não ocorre variação. É uma ferramenta de uso profissional, e seu valor de custo é muito superior em comparação a de uma furadeira.

SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPO DE BROCA

O kit de brocas compensa mais que a broca avulsa?

Se estiver adquirindo sua primeira furadeira, opte por um kit de brocas, isso poupará tempo quando você precisar trocá-las para aumentar o tamanho de um buraco.

Você encontra kits de brocas para furadeiras com preço acessível, apesar de ser maior que o preço de uma broca solo, o parcelamento ajuda muito.

Quando se compra um bem durável, como uma broca, o parcelamento pode ser vantajoso pois o tempo de uso supera o tempo de pagamento.

Indico brocas avulsas para quando alguma broca do seu kit está desgastada demais ou quebrou, ou se perdeu no tempo.

Na dúvida, compre o kit ou jogo de brocas!

Gostou da matéria?

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de broca, vai precisar de uma furadeira. Afinal, qual a utilidade da broca sem uma furadeira? Indispensável num kit de ferramentas e sonho de consumo de qualquer maker, continue no blog e leia nossa matéria especial só sobre ela: Furadeiras: o que todo mundo deveria saber antes de comprar.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: