Piso de madeira, veja como cuidar

Piso de madeira, veja como cuidar

piso de madeira, saiba como fazer manutenção

Se você ainda está na fase de decisão sobre ter ou não um piso de madeira, vou te mostrar alguns prós e contras de ter esse tipo de piso.

Prós de ter um piso de madeira

É um piso extremamente bonito. Nenhum outro piso se compara quando se fala sobre estética, a madeira é conectada com a percepção humana como nenhum outro material.

Isolamento térmico é outra característica vantajosa do piso de madeira, por isso você vê em filmes com locais frios a presença de pisos de madeira, esse material é um poderoso isolante natural.

É gostoso de pisar. Andar sobre o piso de madeira sem os sapatos é algo muito prazeroso, traz aconchego e conforto.

Preserva a higiene da casa. Isso porque o piso de madeira não acumula ácaros ou pó, e é ideal para pessoas sensíveis e com alergia.

Contras de ter um piso de madeira

Tem o preço elevado. Apesar de todas as vantagens, o piso de madeira costuma ter um preço elevado. Quanto melhor for a qualidade, ou seja, mais laminas tiver, mais caro é o piso. Se for de madeira maciça o preço pode dobrar.

É um piso delicado. Apesar de durar bastante tempo, ele é um piso delicado e precisa de cuidados. São sensíveis a arranhões, umidade, queda de objetos, golpes, sol e calor.

A Instalação necessita de um profissional qualificado. Não é qualquer profissional que instalará seu piso da forma adequada, você precisa contratar um especialista em pisos de madeira.

Precisa de restauração a cada 10 anos. É recomendado que lixe o piso, é como planejar uma mudança, será necessário deixar o espaço livre para esse lixamento.

Por que o piso de madeira estufa?

Se você quer que seu piso não estufe, precisa tomar alguns cuidados, são muitos os fatores que podem fazer com que ele estufe, por exemplo:

  • Falta de espaçamento entre as peças
  • Temperatura muito quente
  • Umidade
  • Infiltração
  • Impermeabilização com produtos errados

Essas podem ser a causa de um piso estufado, para evitar que isso aconteça, contrate um profissional com experiência para colocação do piso.

Isso evitará a maioria dos problemas futuros.

Posteriormente, faça a manutenção contra a umidade e infiltração, evitando que seu piso se deteriore.

O que passar no piso de madeira para dar brilho

Se você quer um piso brilhante saiba que não são todos os produtos que podem ser aplicados, a aplicação de produtos errados pode causar manchas, abrasões ou mesmo estufamento do piso de madeira.

O ideal para ter um piso brilhante é encera-lo, porém antes desse processo você precisará limpar e preparar a região.

Para isso, use detergente neutro, é um excelente produto para fazer limpeza no piso, isso porque ele não é causa danos ao mesmo tempo que garante a limpeza.

Para fazer a limpeza com detergente use dois panos de algodão secos, dilua um pouco de detergente em água e passe o pano, espere algumas horas até que fique bem seco, não use água em excesso.

Depois dessa etapa, o ideal é encerar o piso com cera líquida, o enceramento cria uma camada de proteção na superfície, deixando o piso brilhante e atraente.

O melhor de tudo é que é uma camada durável e não se faz necessário fazer lavagens e limpar com frequência.

Se está em dúvida sobre qual escolher, indicamos a cera para piso de madeira W&W. É uma marca especializada em ceras para piso, e sua linha completa oferece ceras para acabamento brilhante, fosco, restauração e excelente poder de cobertura de imperfeições.

Como encerar o piso de madeira?

Você pode utilizar um rodo limpo, pode usar uma enceradeira manual antiga, e há a possibilidade de usar o canto de uma toalha para aplicar a cera, nenhuma deixará o piso tão bonito quanto com a enceradeira.

A enceradeira é a ferramenta feita para essa tarefa, por isso é imbatível quando se trata da aplicação de cera líquida.

PISO DE MADEIRA, VEJA COMO CUIDAR!

Veja como fazer a aplicação da cera líquida

  1. Remova a cera aplicada anteriormente usando o removedor concentrado W&W limpeza pesada

  2. Limpe o piso, passando o pano com detergente neutro espere a secagem completa

  3. Aplique a cera líquida sobre um pano ou enceradeira

  4. Espalhe sobre o piso de forma homogênea, aplicando e espalhando no pano antes.

  5. Para retoques em alguma região espere 24h.

Você conseguirá garantir um resultado perfeito com a utilização da enceradeira industrial Sales Cleaner, desenvolvida para abranger grandes áreas e fazer o melhor aproveitamento da cera.

Como conservar o piso de madeira

Siga essas dicas para que você consiga ter um piso que dure muito em perfeito estado.

  • Coloque um tapete na porta de casa evitando que sujeira e pequenas pedras risquem o piso ao entrar

  • Evite utilizar sapatos em casa, principalmente os de solado rígido

  • Não entre calçado em dias de chuva e evite água em excesso e umidade

  • Seus móveis devem ter feltro anti-risco, indicamos os modelos Scotch 3M, são baratos e duráveis. Coloque nos pés das cadeiras e outros móveis para evitar que risquem o chão.

  • Use uma enceradeira e cera de qualidade, essa é a forma mais segura de garantir que não haverá manchas ao encerar

Gostou da matéria?

Vamos continuar nosso papo sobre higiene e limpeza? Na matéria a seguir você encontra muitas dicas para a limpeza da sua casa e qualquer outro ambiente. Continue no blog: Como limpar sua casa e evitar a contaminação

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

2 Replies to “Piso de madeira, veja como cuidar”

    1. Olá,

      Ficamos super felizes em saber que você aprecia o nosso conteúdo, e que nossas dicas te ajudam no dia a dia. Esperamos que continue nos acompanhando, e continue firme no movimento #FAÇAVOCÊMESMO. E que tal compartilhar esses conteúdos com outras pessoas? Como diz o ditado: Conhecimento nunca é demais.

      Obrigado,

      Equipe Elastobor =)

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: