Quais são os tipos de tomada? Conheça os 3 principais

Quais são os tipos de tomada? Conheça os 3 principais

quais são os tipos de tomada

Você sabe quais são os tipos de tomada mais comuns? Entre os dispositivos mais comuns em uma casa estão as tomadas e os interruptores.

Mas o que nem todos sabem é que existe uma grande variedade de modelos e tipos de tomadas. E mesmo parecendo iguais, após a instalação funcionam de forma diferente.

Ou seja, para garantir uma instalação correta, que atenda suas necessidades, é preciso saber quais os tipos corretos para sua residência. Para ajudar você a entender melhor sobre esses dispositivos, trouxemos um conteúdo completo e explicativo neste artigo. Confira!

Importância de saber tipos de tomadas e interruptores

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre os tipos de tomada que existe, é preciso saber qual a importância de conhecer esses dispositivos.

Isto é, pesquisar mais sobre tomadas e interruptores ajuda você a escolher melhor estes itens durante uma reforma ou construção.

Dessa forma, você garante que a tomada certa seja instalada, oferecendo suporte às suas necessidades. Leve em consideração os aparelhos que você irá conectar e qual o tipo de conector eles possuem. Isso porque, no Brasil, é possível encontrar uma grande variedade de tomadas e dispositivos semelhantes.

Confira no vídeo abaixo, listamos os principais para você.

Tipos de tomadas elétricas

Em resumo, são as tomadas que permite que sua casa tenha uma comunicação e interação entre dos processo diferentes de circulação de eletricidade. Esse processo permite que o equipamento seja conectado com a fonte de alimentação da residência.

Mas para isso, é necessário saber qual a tomada certa para as suas necessidades. Além do formato, esses dispositivos também podem diferir na voltagem e corrente nominal.

Abaixo, seguem os três principais tipos de tomadas utilizados no Brasil.

Plug Tipo B

Menos comum do que as demais, o plug do Tipo B é configurado por dois pinos retos e um terceiro pino – o pino terra – redondo. Ele é comumente encontrado em computadores e alguns equipamentos como nobreak e estabilizadores.

Plug Tipo C

Em seguida, temos os plugs do Tipo C, formando apenas por dois pinos redondos. Mais comum que o primeiro, ele é facilmente encontrado em diversos equipamentos e eletrodomésticos, e tem um encaixe mais fácil em vários tipos de tomada, como a próxima sobre a qual falaremos.

Porém, esse tipo de tomada vem sendo substituído aqui no Brasil, já que boa parte dos aparelhos necessitam de uma entrada maior de energia, que esse plug não suporta.

Plug Tipo N

Por fim, temos as tomadas do Tipo N, um dos plugs mais comuns encontrados atualmente. Ele é dividido ainda em outras duas variações, a de 10 amps e a de 20 amps.

A primeira possui dois pinos redondos laterais e um pino de aterramento. Já a versão de 20 ampères é usada para equipamentos e aparelhos mais pesados. O pino deste tipo de tomada possui um diâmetro maior em comparação ao primeiro.

Um ponto importante que você deve levar em consideração não apenas na hora de escolher entre os tipos de tomada, mas também para comprar equipamentos e aparelhos eletrônicos é a voltagem da sua residência.

Procure saber com antecedência antes de realizar qualquer compra, faça uma boa pesquisa.

E se você gostou dessa matéria temos muitas outras que podem ser interessantes para ganhar conhecimento, acesse:

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: