Qual a melhor luva para produtos químicos?

Qual a melhor luva para produtos químicos?

BANNER-TOPO-MATERIA-LUVA-PRODUTOS-QUIMICOS

Se você é do time que acredita que existe uma luva com proteção universal, infelizmente essa luva não existe. Saber escolher as luvas corretas, dentre o leque de opções e fabricantes que temos no mercado, é uma tarefa de suma importância para que se tenha uma efetiva proteção.

Então, qual é a melhor luva pra trabalhar com gasolina? Com querosene? Neste conteúdo vamos identificar para que serve, onde usar e as quais são as luvas no mercado que asseguram a proteção adequada para o uso de produtos químicos.

Detalhes na hora de escolher a luva

A escolha incorreta pode trazer consequências graves para a saúde do usuário, como exemplo podemos citar uma luva desgastada ou com um pequeno furo, os produtos químicos (dependendo de qual é) pode penetrar sutilmente e causar desde uma alergia a problemas de saúde mais graves.

Outro detalhe e não menos importante, é sempre se recordar e ter a preocupação em manter locais e equipamento de segurança, no caso a luva, em ambientes que não propagam umidade ou exposição a contaminações.

As luvas resistentes a produtos químicos são fabricadas em diversos materiais, tais como borracha ou o látex natural, borracha nitrílica, borracha butílica, polietileno ou PVC. Alguns fabricantes ainda proporcionam a mistura desses materiais para funções em utilizações de produtos específicos. A escolha de cada material e de sua espessura dependem da sua resistência à permeação, portanto na hora de escolher a sua luva, leve em consideração alguns fatores.

Fatores relevantes para escolher sua luva

  • O tipo de produto químico que o usuário será exposto.
  • Concentração e temperatura dos produtos químicos os quais podem afetar as taxas de penetração.
  • Frequência e duração do tempo que o usuário permanecerá em contato com o produto químico.
  • Necessidade de manter sensibilidade durante o uso. Muito indicado provar a luva antes de adquiri-la, para ter consciência do quanto de sensibilidade ela proporciona.
  • Verifique o tamanho da luva. Muito pequena irá restringir sua sensibilidade e pode rasgar com facilidade, ao passo que muito larga, afeta agilidade do manuseio.
  • Não reaproveitar luvas descartáveis;
  • Extensão da proteção. Deve proteger não apenas as mãos, mas também proteger pulsos e antebraços.
Luva de Látex Danny Silver Grip Azul 9/G
Luva de Segurança Kalipso Black Wave Tamanho 9/G
Luva Nitrílica Danny Verde com Forro 8/M

Vídeo da semana - Luvas para produtos químicos

Vamos ver no vídeo com mais detalhes? Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas.

#FAÇAVOCÊMESMO

Escolhendo a luva correta

Então agora que já aprendemos sob cuidados e como escolher, vamos aprofundar o tema e falar um pouco mais sobre os tipos das luvas.

São diversas as formas de comprovar se a luva escolhida é a correta, a primeira maneira é verificar as informações que o fabricante disponibiliza, outra forma é consultar o FISPQ, para quem desconhece essa ficha, ela é a Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico.

No quadro abaixo, são apresentados tipos de luva constituídas de materiais diversos e a classificação quanto ao nível de proteção oferecido aos usuários para os produtos relacionados:

FAMÍLIA QUÍMICA BORRACHA BUTÍLICA NEOPRENE PVC (VINIL) BORRACHA NITRÍLICA LÁTEX NATURAL
ACETATOS B NR NR NR NR
ÁCIDOS, INORGÂNICOS B E E E E
ÁCIDOS, ORGÂNICOS E E E E E
ACETONITRILA B E B SP E
ACRILONITRILA B E B SP E
ÁLCOOIS E E NR E E
ALDEIDOS E B NR SP* NR
BASES INORGÂNICAS E E E E E
CETONAS E B NR NR B
ÉTERES B F NR E NR
HALOGENIOS LÍQUIDOS B NR S E NR
FENÓIS E E NR NR B
NITROBENZENO B NR NR NR NR
NITROMETANO B NR NR NR NR
LEGENDA DA TABELA
  • Não recomendada para acetaldeído; usar preferencialmente borracha butílica.
  • E = excelente
  • B = bom
  • S = satisfatório
  • NR = não recomendado
  • SP = superior

fonte da tabela:Gettysburg College, 2006.

Por fim, estabelecer processos para manuseio, armazenagem, uso e descarte das luvas é muito importante. Não deixe de priorizar também as questões que envolvem a segregação dos resíduos químicos que podem ser de origem biológica e até mesmo radioativa.

Estes cuidados não devem se tornar apenas uma prática de segurança, mas uma constante rotina para ser possível preservar a saúde dos usuários, como também do meio ambiente.

Gostou da matéria?

No que se trata de EPI, equipamento de proteção individual, a lista é super vasta. Vimos aqui apenas alguns detalhes sobre luvas. Quer aprender mais sobre EPI?

Não vá ainda, continue no blog para mais:

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

One Reply to “Qual a melhor luva para produtos químicos?”

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: