Qual capacete escolher?

Qual capacete escolher?

DESCUBRA COMO ESOLHER capacete

O capacete de segurança é o EPI mais conhecido e mais utilizado pelos trabalhadores.

Existem inúmeras atividades profissionais que necessitam de seu uso para minimizar ou eliminar a consequência que o risco pode ocasionar ao colaborador.

Infelizmente ainda existe uma resistência dos trabalhadores que, eventualmente, deixam de utilizar os capacetes, mesmo que isso nunca deveria acontecer nem por esquecimento!

A equipe da SIPA faz um importante trabalho dentro da empresa para a conscientização e para que todos saibam da verdadeira importância deste EPI durante o trabalho e a visita a locais perigosos.

A cabeça é uma das partes mais expostas, principalmente os trabalhadores da construção civil, portanto, para garantir a proteção da cabeça contra impactos e ferimentos, os capacetes de segurança são fundamentais.

O capacete funciona mesmo?

Quem olha para o capacete e até mesmo quem toca, pode duvidar da sua capacidade de proteção, por parecer um objeto simples, sem muito estofado ou proteção adicional.

Não esqueça que a sofisticação mora na simplicidade. O capacete de segurança possui casco que foi desenvolvido para que haja distribuição uniforme de impacto e peso.

Geralmente conta com seis pontos de suspensão distribuídos estrategicamente no equipamento.

Essa suspensão é de responsabilidade do item conhecido como carneira, que serve para ajustar o capacete do trabalhador e mantê-lo acima da cabeça, tendo a função de manter o equipamento fixo e distribuir possíveis impactos por todo o capacete.

A carneira já vem com o capacete, no entanto é possível adquirir uma nova para reposição, pois ela se deteriora mais rapidamente que o capacete. É chamada também de suspensão para capacete e é fundamental para que o capacete de segurança funcione.

O melhor de tudo é que a suspensão do capacete possui regulagens para melhor se adequar na cabeça do usuário. Ela evita incomodo e também possui um estofado para tornar sua usabilidade mais confortável.

Para que entenda melhor sobre a carneira, saiba que ela apresenta duas fivelas de regulagem, sendo uma horizontal na altura da testa e uma vertical traçando o centro da cabeça.

Acessórios para aprimorar seu capacete

Se um capacete básico não está suprindo a sua necessidade de proteção, saiba que existem diversos acessórios que servem para melhorar esse equipamento e também para executar funções específicas.

Vou te apresentar alguns desses equipamentos de capacete e ensinar como você pode tirar o melhor proveito para proteger seus colaboradores.

Protetor facial

Trata-se de um protetor facial indicado para proteção da face contra impactos de partículas, poeiras e respingos.

É muito utilizada para atividades como, lixamento, esmerilhamento, desbaste, trabalhos com madeiras, manuseio de mangueira de alta pressão e outras atividades que necessitam de proteção à cabeça e face simultaneamente.

Possui excelente cobertura facial e apresenta três posições de uso, além de alta durabilidade do produto e uma excelente relação custo benefício.

Dica: você pode utilizar a máscara de proteção facial 3M, ela é desenhada especialmente para ser utilizada com os capacetes 3M H-700, oferecendo total compatibilidade com capacete e abafadores.

Abafadores

É designado para proteção do sistema auditivo, ajudando a reduzir a exposição aos níveis perigosos de ruído e outros sons indesejados.

É indicado para situações onde existe a necessidade do uso de protetores auditivo e capacete de segurança de forma simultânea, e é recomendado para trabalhos em locais com grande movimentação.

Possui hastes de aço mola inox, acopláveis ao capacete mantendo a pressão constante mesmo depois de muito tempo de uso obtendo vedação e bom nível de proteção por mais tempo.

Dispõe de pontos de inclinação que melhoram o conforto e a eficiência do produto, o nível de redução do ruído é de 16 decibéis e ele se encaixa bem com a maioria dos capacetes de proteção.

Adaptador para Capacete 3M FGF-700

Indicado para encaixar no capacete FGF-700, sendo utilizado somente na ausência de abafadores, esse modelo encaixa perfeitamente em slots dos capacetes.

Possui um material de alta qualidade, que além de garantir um encaixe perfeito, traz segurança e garante maior vida útil para seu capacete por ser um acessório de reposição.

Capacete de Segurança 3M H-700 Carneira Ajuste Fácil Amarelo
Capacete 3M de Segurança

Capacete de Segurança 3M H-700 Carneira Ajuste Fácil Azul
Capacete 3M de Segurança H-700

Capacete de Segurança 3M H-700 Carneira Ajuste Fácil Laranja
Capacete 3M de Segurança

Capacete de Segurança 3M H-700 Carneira Ajuste Fácil Verde
Capacete 3M de Segurança H-700

Máscara de Proteção Facial 3M Incolor Acoplável ao Capacete
Máscara Proteção Facial Incolor Acoplável

Abafador Muffler 3M Acoplável ao Capacete
Abafador Muffler 3M Acoplável ao Capacete

Abafador de Ruídos Tipo Fone 1426 3M 19dB
Abafador Ruídos Tipo Fone 1426 3M 19dB

Abafador de Ruídos Tipo Concha 3M Muffler 21dB
Abafador Ruídos Concha 3M Muffler 21dB

Protetor 3m Auditivo Abafador H6P3E 16 DB
Protetor 3m Auditivo Abafador H6P3E 16 DB

Adaptador para Capacete 3M FGF-700
Adaptador para Capacete 3M FGF-700

Carneira para Capacete Carbografite Com Catraca sem parafuso
Carneira para Capacete Catraca sem Parafuso


Anterior
Próximo

Entenda a diferença das cores dos capacetes na construção civil

Quando você vai em uma obra séria e respeitável, encontrará pessoas usando diferentes cores de capacete. Essas cores servem para a identificação da função de cada pessoa.

Se você está curioso para saber qual o significado de cada cor, veja agora:

Capacete branco ou cinza: engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados

Capacete azul: pedreiros

Capacete laranja: eletricistas

Capacete marrom: carpinteiros e visitantes

Capacete preto: operadores de máquinas

Capacete vermelho: bombeiros

Capacete amarelo: visitantes

O que você precisa saber na hora de usar EPI

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

No vídeo de hoje, a Lívia nos ensina os procedimentos corretos na hora de usar EPI, dicas que as vezes não notamos e fazem muita diferença na utilização dos equipamentos de proteção individual. Assista ao vídeo e descubra a forma correta de usar.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

https://youtu.be/vtCpByj2h5c

Gostou da matéria?

No que se trata de EPI, o assunto é vasto. Vimos com mais detalhes sobre o capacete, vamos ver outro item indispensável para nossa proteção? Continue no blog: Por que utilizar óculos de segurança? 


óculos de proteção para trabalhar em segurança

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422