Saiba qual graxa usar para cada tipo de aplicação

Saiba qual graxa usar para cada tipo de aplicação

SAIBA COMO ESCOLHER A MELHOR GRAXA

A graxa é um composto feito com óleo mineral, emulsificantes e aditivos. Ela é capaz de proporcionar lubrificação para metais e alguns tipos de borracha, isso proporciona a redução do desgaste das peças e melhor funcionamento.

Mas antes de comprar, saiba que as graxas não são todas iguais, para conhecer as principais diferenças, veja esse artigo até o final.

Onde se usa graxa?

A graxa deve ser usada para reduzir atritos e evitar o desgaste e o superaquecimento nos motores. Impede que os maquinários enferrujem ou se degradem.

É fundamental para componentes que tem atrito, como no caso dos rolamentos, mancais, cubos de rodas, correntes, roletes e articulações, e dos mais diversos componentes de equipamentos automotivos, de máquinas agrícolas ou industriais, motores, engrenagens, caminhões, aeronaves, embarcações e também tratores.

O que é melhor, graxa ou lubrificante?

Isso dependerá exclusivamente da necessidade do aparelho, a graxa é um produto usado com a mesma finalidade do lubrificante, de fazer com que as peças não se desgastem com o atrito.

No entanto, para fazer essa escolha, leve em consideração que a graxa funciona bem em rolamentos que operam em velocidades moderadas e as temperaturas não são excessivamente altas.

Já o óleo, tem melhor desempenho em alta velocidade e com temperaturas elevadas, o óleo pode até ajudar no resfriamento dos componentes.

Por isso avalie a necessidade do seu equipamento antes da aplicação.

Diferença entre graxa branca e azul

A graxa azul, é uma modalidade de graxa especial direcionada para rolamentos.

A graxa azul é confeccionada com sabão de lítio e com um óleo de viscosidade média, por isso oferece proteção contra o processo de oxidação e igualmente uma maior resistência ao calor moderado.

A diferença entre a graxa azul para a graxa branca, está na composição, a branca é a base de sabão de cálcio enquanto a graxa azul é feita com sabão de lítio.

Além disso, a graxa azul possui maior resistência a água e resistência mediana a temperaturas elevadas.

A graxa azul é indicada para lubrificação em rolamentos de esferas ou cilindros de alta ou baixa rotação. Como no caso dos:  Motores, engrenagens, caminhões, tratores e automóveis.

Por outro lado, a graxa branca é feita de sabão de cálcio e é muito utilizado na indústria alimentícia por ser considerada segura para trabalho nesses maquinários.

Mas seu uso não se restringe apenas a essa indústria, pode ser usada em outros equipamentos que necessitem a preservação do desgaste causado por atrito. 

Possui baixa tolerância a temperaturas elevadas, porém possui melhor resistência a água do que a graxa azul.

Qual a diferença entre graxa sólida e líquida

A graxa líquida é um lubrificante sintético de aderência elevada em borrachas e metais.

É indicada para ser utilizada em correntes de transportes, trilhos e cabos de qualquer natureza.

Faça uso da graxa líquida onde for necessário cobrir todas as folgas do aparelho, pois sua densidade e fácil aplicação farão com que penetre melhor que a graxa sólida.

É excelente para oferecer lubrificação em locais úmidos e resiste bem a temperaturas elevadas ou baixas.

A principal diferença entre a graxa sólida e a líquida está na consistência e aplicação, os usos são similares e a eficiência também.

Conheça os principais tipos de graxa

Graxa de lítio

É um tipo comum de graxa, muito utilizado e útil, teve seu uso difundido pelas mais diversas indústrias, como na da aviação e na automobilística, tem excelente aderência em superfícies metálicas e apresenta bom desempenho com velocidades altas ou baixas, e carga pesada ou leve.

Pode ser utilizada nos mais diversos equipamentos mecânicos, como rolamentos, mancais, cubos de rodas, correntes, roletes, trilhos e articulações.

É importante lembrar que a graxa de lítio, apresenta desvantagem em não poder ser utilizada como lubrificante em indústrias alimentícias, por se tratar de um sabão metálico.

Graxa de múltiplas aplicações

A graxa de múltiplas aplicações pode ser usada para uma gama variada de mecanismos, como lubrificação de rolamentos de equipamentos automotivos e agrícolas.

Também pode ser utilizada em rolamentos e mancais planos de equipamentos industriais.

Graxa para rolamentos

Os rolamentos, exigem um lubrificante capaz de aguentar condições bastante duras de trabalho: Como a umidade e exposição a temperaturas elevadas.

A graxa para rolamento deve proteger da oxidação, ter excelente resistência a água e aguentar temperaturas mais elevadas.

Em caso de alta temperatura ou alta rotação, é indicada a graxa de lítio. Em caso de lavagem com água, a graxa de cálcio é recomendada.

Graxa grafitada

A graxa grafitada possui óleo, espessantes, aditivos e finas partículas de grafite, o que garante uma lubrificação mais apurada em cabos de aço de guindaste, trilhos de portas de aço e chapas deslizantes em ferrovias, correntes, mancais e articulações mecânicas no geral.

É indicada para deslizamento de baixa velocidade.

Graxa náutica

A graxa náutica possui uma função específica, tratando-se de um tipo de graxa de alta rotação e graxa alta temperatura.

Consegue ser um produto capaz de fornecer condições necessárias para a conservação de diferentes itens imprescindíveis para as embarcações diversas.

A graxa náutica pode ser usada para diferentes necessidades, como por exemplo, para a manutenção de equipamentos de embarcações como pinos de motores, parafusos, porcas, eixos e outros.

Graxa Marfak MP2 Texaco Múltiplas Aplicações 500 Gramas
Graxa Marfak MP2 Texaco Múltiplas Aplicações 500g

Graxa Marfak MP2 Texaco Múltiplas Aplicações 1KG
Graxa Marfak MP2 Texaco Múltiplas Aplicações 1KG

Graxa Marfak MP2 Texaco Múltiplas Aplicações 10KG
Graxa Marfak MP2 Texaco Múltiplas Aplicações 10KG

Graxa Lubrificante TekBond Spray 300ml
Graxa Lubrificante TekBond Lata Spray de 300ml

Graxa de Alta Aderencia Onyx Spray ON-604 250ml
Graxa de Alta Aderência Onyx Spray ON-604 250ml

Graxa de Litio Onyx Lithium ON 612 Spray 250ML
Graxa de Lítio Onyx Lithium ON 612 Spray 250ML

Graxa para Moto Peças e Náutica Onyx ON 151 Branca 500G
Graxa para Motos Peças e Náutica Onyx ON 151 500G


Anterior
Próximo

Como tirar a graxa das mãos?

A melhor maneira de retirar a graxa após o uso é investir em um desengraxante, pois ele promove a remoção de graxas, óleos e sujeiras comuns das mãos.

E além disso, proporcionando conforto e limpeza adequada para a pele.

Preservando a oleosidade natural da pele das mãos o que evita ressecamento.

CONHEÇA OS PROTETORES DE PELE E DESENGRAXANTES

Pasta para Limpeza Pinheiro desengraxante Especial 1KG
Pasta para Limpeza 1KG Pinheiro Desengraxante

Gel de Limpeza Pinheiro Desengraxante 2,5KG
Gel de Limpeza Pinheiro Desengraxante 2,5KG

Gel de Limpeza Pinheiro Desengraxante com Microesferas 2,5KG
Gel Desengraxante Pinheiro com Microesferas 2,5KG

Detergente Jacto Clean Desengraxante J50 5 Litros
Detergente Jacto Clean Desengraxante J50 5 Litros

Sabonete Líquido Nutriex Desengraxante com Esfoliante 200ml
Sabonete Desengraxante Nutriex Esfoliante 200ml

Desengraxante Industrial Quimatic Ed Sold Biodegradavel 5 L
Desengraxante Quimatic Biodegradável 5L


Anterior
Próximo

Gostou da matéria?

Agora que já conhecemos as principais graxas do mercado, vamos falar sobre óleo lubrificante?

Apesar da similaridade, vimos aqui que graxa e lubrificante, ao mesmo tempo que são parecidos, também são diferentes. Continue no blog e leia nossa matéria específica sobre óleo lubrificante: Lubrificante, qual o melhor óleo para sua demanda?


SAIBA QUAL O MELHOR ÓLEO LUBRIFICANTE PARA SUA DEMANDA

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

2 Replies to “Saiba qual graxa usar para cada tipo de aplicação”

  1. Sim, e muito!!!
    Tenho, inclusive, um arquivo com várias de suas matérias já publicadas, pois são o meu guia em diversas atividades domésticas ou não.
    Para eu que sou leigo, essas matérias me são de grande ajuda, pois são práticas, diretas e objetivas.
    Tenho acompanhado, sempre, todos os e-mails recebidos e me aproveitado das dicas e do conteúdo técnico nelas contido.
    Peço desculpas, por ter sido relapso, em não tecer anteriormente meus comentários mais elogiosos sobre essas publicações.
    Meus parabém a toda sua equipe e, por favor, continuem me prestigiando com essas “gotas de saber”. através de seus e-mails.
    Muito obrigado

    1. Olá, Antônio!

      Ficamos super felizes em saber que você aprecia o nosso conteúdo, e que nossas dicas te ajudam no dia a dia. Esperamos que continue nos acompanhando, e continue firme no movimento #FAÇAVOCÊMESMO.

      Obrigado mais uma vez.

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422