Qual melhor cabo de rede: Cat5, Cat6 ou Cat7?

Qual melhor cabo de rede: Cat5, Cat6 ou Cat7?

banner-materia-cabo-de-rede-blog

Você sabe qual o melhor cabo de rede? Existem algumas diferenças entre os pares trançados Cat5, Cat6 e Cat7, como o que cada um suporta e como funcionam.

Cada cabo oferece diferentes benefícios e vantagens, o que exige do usuário saber qual melhor cabo de rede para atender suas necessidades.

E para te ajudar, separamos aqui um conteúdo completo para que você entenda melhor as diferenças.

Qual o melhor cabo de rede: Cat5, Cat6 ou Cat7?

Em primeiro lugar, é necessário entender quais as diferenças entre os cabos Cat5, Cat6 e Cat7 para saber qual o melhor cabo de rede.

Apesar de não ser de conhecimento comum, cada um deles possui particularidades que os diferem, fazendo com que seja necessário saber sobre seus detalhes para garantir a melhor escolha.

Cabo de rede Cat5

Primeiramente, temos o cabo de rede Cat5, um modelo mais antigo e que não oferece tanta velocidade de rede ao usuário.

Isto é, justamente por ser mais antigo, os cabos Cat5 foram desenvolvidos para suportar velocidades com limites de 100mb.

Ou seja, na maior parte dos casos, sua velocidade de acesso ficará limitada a esse valor.

Cabo de rede Cat5e

Contudo, existe também uma versão mais avançada dos cabos da categoria 5, o Cat5e. diferente do primeiro, este suporta velocidade de até 1000mb.

Ele pode ser considerado um cabo de rede melhor, por ter menos interferência que o seu antecessor, tanto de dados, quanto em conversas cruzadas entre dispositivos, o que pode acontecer com frequência no anterior.

Cabo de rede Cat6

Porém, se o usuário realmente deseja saber qual o melhor cabo de rede, o ideal é contar com o cabo Cat6. Isso porque, além dos benefícios do cabo do tipo Cat5e, ele conta com algumas melhorias.

Só para exemplificar, esse tipo de cabo é capaz de suportar velocidades de até 10GB, sendo ideal para uso em empresas que necessitam de mais velocidade de rede para o desempenho de suas atividades.

Isto é, o cabo, em razão do preço e disponibilidade, nem sempre é o mais indicado  para uso residencial.

Cabo de rede Cat6a

Essa é uma versão aprimorada do Cat6. Ele suporta velocidades de até 10GB em distâncias maiores do que o Cat6.

O Cat6a também oferece uma melhor blindagem contra interferências eletromagnéticas, tornando-o adequado para ambientes com alta interferência elétrica ou requisitos de segurança mais rigorosos.

Cabo de rede Cat7

O cabo Cat7 é projetado para oferecer desempenho superior e suportar altas velocidades de transferência de dados.

Ele é capaz de suportar velocidades de até 10GB em distâncias de até 100 metros.

O Cat7 possui uma blindagem mais robusta para reduzir a interferência eletromagnética, tornando-o adequado para ambientes com alto nível de ruído.

BANNER-TOPO-MATERIA-CABO-DE-REDE-03

Vídeo - Como fazer um cabo de rede passo a passo

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Padrões de crimpagem para cabo de rede

Existem diferentes padrões de crimpagem para cabos de rede, dependendo do tipo de cabo e do conector que está sendo utilizado. Os padrões de crimpagem definem a sequência correta de cores a ser seguida ao fixar os fios no conector RJ-45. Os dois principais padrões de crimpagem são o T568A e o T568B.

Padrão T568A

O padrão T568A é amplamente utilizado em redes comerciais e é o padrão recomendado pela ANSI/TIA/EIA para novas instalações de cabos.

A sequência de cores para crimpagem do cabo de rede no padrão T568A é a seguinte:

  • Pino 1: Verde com branco
  • Pino 2: Verde
  • Pino 3: Laranja com branco
  • Pino 4: Azul
  • Pino 5: Azul com branco
  • Pino 6: Laranja
  • Pino 7: Marrom com branco
  • Pino 8: Marrom

Padrão T568B

O padrão T568B também é amplamente utilizado em redes comerciais e é o padrão recomendado pela ISO/IEC.

A sequência de cores para crimpagem do cabo de rede no padrão T568B é a seguinte:

  • Pino 1: Laranja com branco
  • Pino 2: Laranja
  • Pino 3: Verde com branco
  • Pino 4: Azul
  • Pino 5: Azul com branco
  • Pino 6: Verde
  • Pino 7: Marrom com branco
  • Pino 8: Marrom
BANNER-TOPO-MATERIA-CABO-DE-REDE-02

Muito importante: para que a conexão funcione corretamente, ambos os lados do cabo devem ser crimpados no mesmo padrão, seja T568A ou T568B.

Se você estiver fazendo uma nova instalação de cabo, é recomendado escolher um único padrão e segui-lo em todas as conexões da rede para garantir a consistência.

Alicate crimpador

Qual o melhor cabo de rede para você usar?

É preciso considerar alguns pontos para saber qual o melhor cabo de rede para atender suas necessidades. É importante considerar, além da velocidade da rede que você usa, o valor de investimento.

Se suas necessidades de internet e velocidade são mais básicas, para uso voltado ao trabalho ou entretenimento, o cabo Cat5e pode ser o mais indicado.

Outro fator que você pode considerar para auxiliar na sua velocidade de rede é o tamanho do cabo. Cabos maiores do que 100m podem afetar na velocidade, além de causar mais interferências.

Concluindo, esses são os cabos de rede mais comumente utilizados atualmente. É importante considerar as necessidades da sua rede e escolher o cabo adequado para obter um desempenho ideal.

Além disso, é recomendado utilizar conectores e equipamentos de rede compatíveis com o tipo de cabo selecionado para garantir uma conexão confiável.

Gostou da matéria?

Se você é um(a) entusiasta e consumidor(a) de conteúdos sobre tecnologia, não vá ainda! Veja nossa matéria especial sobre fechaduras eletrônicas, e como a tecnologia está presente na segurança das nossas vidas cotidianas. O nosso mundo a um toque da nossa digital.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: