Qual o melhor calçado de segurança para eletricista?

Qual o melhor calçado de segurança para eletricista?

BANNER-TOPO-MATERIA-CALÇADO-ELETRICISTA

Quanto vale a sua vida? Ou quanto vale a vida do funcionário exposto aos riscos elétricos?

Talvez as perguntas acima sejam muito fortes, mas é uma forma impactante de mostrar o quanto é importante estar protegido e o quanto é importante proteger o funcionário da área.

Hoje vamos tratar de apenas um dos vários ítens que são obrigatórios, vamos falar de calçado de segurança para eletricista.

Risco de morte por eletricidade

A eletricidade, ao longo de sua história, recebeu inúmeras ações que promoveram técnicas e medidas de segurança para que o seu manuseio se mantivesse dentro de parâmetros e regras, a fim de se criar premissas e rotinas como modelos e padrões para o seu uso seguro.

Mas, mesmo assim, tais ações não conseguem evitar que pessoas morram ou fiquem gravemente feridas por todo o mundo. Isso acontece por falta  de conhecimento básico, omissão e falta de compromisso dos envolvidos.

Os equipamentos de proteção, para quem trabalha com eletricidade, não são um investimento alto. Para se ter noção, uma luva para te salvar de um choque pode custar menos de dez reais. Um calçado para proteger o eletricista de um solo eletrificado custa de cem a duzentos reais.

E de novo, quanto vale uma vida? São valores irrisórios para esses equipamentos.

EPI para salvar sua vida

Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório e fundamental para profissionais que lidam com riscos diariamente. É o caso dos eletricistas.

Eles trabalham diretamente com a instalação e manutenção de redes elétricas e, além de qualificação e supervisão, necessitam de cautela para não correr riscos.

Botina para eletricista

Os calçados de segurança são importantes para as mais variadas profissões, seja por uma questão de ergonomia ou de segurança. No caso do eletricista, ela é essencial para evitar ferimentos na região dos pés, conferir resistência contra choques elétricos e evitar escorregões durante trabalhos realizados em altura.

Principais características

Este EPI trata-se de um calçado meia bota (até a altura do tornozelo), que tem como principal característica a resistência a objetos perfurocortantes, temperaturas elevadas, presença de produtos químicos e agentes abrasivos.

Além disso, ele é feito de material capaz de isolar o pé do usuário contra choques elétricos e possui solado antiderrapante — de modo a evitar quedas em piso molhado ou escorregões em cima de escadas.

Especificações técnicas da botina para eletricista

Para que a botina de eletricista realmente assegure a proteção necessária, é preciso que todas as especificações técnicas sejam seguidas à risca pelo fabricante, e as melhores práticas de uso e conservação sejam aplicadas pela empresa e pelos trabalhadores. 

As regras que se aplicam à botina para eletricista indicam que a botina deve:

  • Ser confeccionada em couro preto e ter coloração também preta em seu interior. O acabamento não deve ter falhas ou cantos vivos, além de apresentar costura da língua que impeça a passagem de água para o interior da bota, mesmo em situações de chuva forte

  • Possuir o Certificado de Aprovação (CA), com data, lote e identificação do fabricante estampados em alto relevo na língua

  • Ter palmilha em tecido de fibra curta e absorvente, com mínimo de 2 milímetros de espessura com tratamento antifúngico e antibacteriano

  • Contar com biqueira plástica com resistência mecânica, sem ressalto interno. Este é um ponto extremamente importante, pois muitas botinas possuem bico de ferro, que é condutor de energia e proibido no trabalho do eletricista

  • Ter solado isolante e antiderrapante em poliuretano com bidensidade 100%, com altura de 15 mm, ângulo mínimo de 95° e ângulo máximo de 115° (ângulo formado entre o salto da bota e a parte mais baixa da sola).

Se ainda tem dúvidas sobre o que é C.A, o certificado de aprovação, assista nosso vídeo no final da matéria e veja com mais detalhes.

Vídeo - Calçados de segurança para eletricista

Veja no vídeo com detalhes alguns modelos de calçado para eletricista. Você sabia que o calçado de segurança para eletricista pode ter cadarço de metal?

Vídeo - Como consultar o C.A do EPI

Por diversas vezes ao conversar com pessoas que conhecem equipamento de proteção individual, já percebi que não sabem o que é o C.A.

Por esse motivo resolvemos falar sobre o C.A, que nada mais é que abreviação de Certificado de Aprovação. Vamos deixar claro sua importância. Você sabia que o C.A tem validade? Vou te contar isso e muito mais, dá o play no vídeo.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Outro EPI super importante pro eletricista é a luva. Você sabe escolher a luva ideal para trabalho com eletricidade? Vamos continuar nosso papo.

Não vá ainda, continue no blog: Como escolher a melhor luva para seu serviço?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: