Qual o melhor calçado de segurança para eletricista?

Qual o melhor calçado de segurança para eletricista?

Quanto vale a sua vida? Ou quanto vale a vida do funcionário exposto aos riscos elétricos? Talvez as perguntas acima sejam muito fortes, mas é uma forma impactante de mostrar o quanto é importante estar protegido e o quanto é importante proteger o funcionário da área. Hoje vamos tratar de apenas um dos vários ítens que são obrigatórios, vamos falar de calçado de segurança para eletricista.

A eletricidade, ao longo de sua história, recebeu inúmeras ações que promoveram técnicas e medidas de segurança para que o seu manuseio se mantivesse dentro de parâmetros e regras, a fim de se criar premissas e rotinas como modelos e padrões para o seu uso e manuseio seguro. Mas, mesmo assim, tais ações não conseguem evitar que pessoas morram ou fiquem gravemente feridas por todo o mundo, seja pelo desconhecimento básico ou falta de informação, seja pela omissão ou não compromisso de todos os envolvidos na imensa cadeia elétrica e energética.

Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório e fundamental para profissionais que lidam com riscos diariamente. Os eletricistas, trabalham diretamente com a instalação e manutenção de redes elétricas e, além de qualificação e supervisão, necessitam de cautela para não correr riscos.

O profissional não pode se esquecer dos membros inferiores, utilizando sempre botinas de segurança com solado de borracha e sem componentes metálicos.

Botina para eletricista: o que é e principais características

Os calçados de segurança são importantes para as mais variadas profissões, seja por uma questão de ergonomia ou de segurança. No caso do eletricista, ela é essencial para evitar ferimentos na região dos pés, conferir resistência contra choques elétricos e evitar escorregões durante trabalhos realizados em altura.

Este EPI trata-se de um calçado meia bota (até a altura do tornozelo), que tem como principal característica a resistência a objetos perfurocortantes, temperaturas elevadas, presença de produtos químicos e agentes abrasivos. Além disso, ele é feito de material capaz de isolar o pé do usuário contra choques elétricos e possui solado antiderrapante — de modo a evitar a quedas em piso molhado ou escorregões em cima de escadas.

Especificações técnicas da botina para eletricista

Para que a botina de eletricista realmente assegure a proteção necessária, é preciso que todas as especificações técnicas sejam seguidas à risca pelo fabricante e as melhores práticas de uso e conservação sejam aplicadas pela empresa e pelos trabalhadores. Para saber mais sobre uma das normas que regulam a segurança do eletricista, a nr 10, acesse o link https://www.cursonr10.com/cursonr10/nr-10-comentada.pdf; a norma vem já com comentários para facilitar o entendimento.

As regras que se aplicam à botina para eletricista indicam que a botina deve:

  • Ser confeccionada em couro preto e ter coloração também preta em seu interior. O acabamento não deve ter falhas ou cantos vivos, além de apresentar costura da língua que impeça a passagem de água para o interior da bota, mesmo em situações de chuva forte;
  • Possuir o Certificado de Aprovação (CA), com data, lote e identificação do fabricante estampados em alto relevo na língua;
  • Se ainda tem dúvidas sobre o que é certificado de aprovação, assista nosso vídeo e aprenda:
  • Ter palmilha em tecido de fibra curta e absorvente, com mínimo de 2 milímetros de espessura com tratamento antifúngico e antibacteriano;
  • Contar com biqueira plástica com resistência mecânica, sem ressalto interno. Este é um ponto extremamente importante, pois muitas botinas possuem bico de ferro, que é condutor de energia e proibido no trabalho do eletricista;
  • Ter solado isolante e antiderrapante em poliuretano com bidensidade 100%, com altura de 15 mm, ângulo mínimo de 95° e ângulo máximo de 115° (ângulo formado entre o salto da bota e a parte mais baixa da sola).

Para saber mais sobre epis para eletricista, temos também uma outra matéria aqui no blog que fala sobre luvas : https://elastobor.com.br/blog/como-escolher-a-melhor-luva-para-seu-servico/.

Se você quer adquirir esses produtos ou entender mais detalhes sobre cada um deles, acesse nossa página: https://www.elastobor.com.br/calcados ou converse com nosso consultor via whatssap 1198792-0030 ou por email: vendas@elastobor.com.br ou entre em contato pelo nosso televendas 55259744. Até a próxima!

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: