Respiradores: PPF1, PFF2 ou PFF3?

Respiradores: PPF1, PFF2 ou PFF3?

Você já parou para pensar na importância de utilizar equipamento de proteção individual? E por falar neles, você tem costume de se proteger? Utiliza respiradores? Na matéria de hoje vamos ajudar a entender um pouco mais sobre os tipos de respiradores: PFF1, PFF2 OU PFF3, vamos lá?

Para facilitar vamos começar entendendo o que é PFF: Peça Facial Filtrante, significa que, o corpo do produto é também o meio filtrante responsável por não deixar os contaminantes do ambiente entrarem em contato com o sistema respiratório do usuário.

Temos aqui no nosso blog também outras matérias que falam sobre epi, ficou curioso? Então aproveita que vou facilitar sua leitura ;-), basta clicar aqui https://elastobor.com.br/blog/Elastobor/epi/, você encontrará uma outra matéria que também fala de respiradores de proteção.

Como são classificados os filtros P1, P2, P3, PFF1, PFF2 e PFF3?

De acordo com recomendações contidas no PPR (Programa de Proteção Respiratória) da FUNDACENTRO, seguem abaixo as classificações dos filtros e para quais contaminantes são recomendados:

  • PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados);
  • PFF2 / P2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou Agentes Biológicos;
  • PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT<0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida

Os filtros mecânicos são testados de acordo com as normas NBR 13697 (P1, P2 e P3) e NBR 13698 (PFF1, PFF2 e PFF3) e os dois parâmetros avaliados são a perda de carga (resistência à passagem do ar) e a penetração de partículas. Os filtros P1, P2 ou P3 são utilizados em respiradores com manutenção, e os PFF1, PFF2 e PFF3 são os respiradores sem manutenção.

Para facilitar seu entendimento, já que temos muitas informações técnicas, acesse o vídeo que para entender mais.

https://youtu.be/wWc16_FcH6c

Para que serve um filtro mecânico?

Os filtros mecânicos são geralmente constituídos por um emaranhado de microfibras sintéticas que, no caso dos filtros, são tratados eletrostaticamente e são capazes de reter apenas os materiais particulados (poeiras, névoas e fumos) presentes no ambiente.

O que é um Cartucho Químico?

Os cartuchos químicos geralmente são constituídos por carvão ativado em sua estrutura interna, que pode receber ou não algum tipo de tratamento químico para captura de certos tipos de gases e vapores presentes no ambiente.

Para que serve a válvula de exalação?

A válvula de exalação permite a saída do ar úmido e quente; desta maneira o ar exalado não passa através do filtro, tornando a respiração mais “leve” e o uso da máscara mais agradável, propiciando mais conforto ao usuário e maior vida útil ao filtro.

Qual a diferença entre os respiradores sem manutenção com e sem válvula de exalação?

Tecnicamente a eficiência de filtragem entre os equipamentos é a mesma, porém devemos considerar que o respirador com válvula de exalação proporciona maior conforto ao usuário, pois permite a saída do ar quente e úmido.

Qual a diferença entre um respirador sem manutenção tipo concha para um dobrável?

Respiradores sem manutenção tipo concha ou dobrável, quando são da mesma classe (por exemplo, PFF1), possuem a mesma eficiência de Filtração. O que pode diferenciá-los é a vedação no rosto do usuário.

Em geral, respiradores do tipo concha possuem um formato mais anatômico e, por isso, tendem a oferecer uma melhor vedação a uma maior variedade de rostos. O recomendado é que se faça o Ensaio de Vedação – FIT TEST – para verificar se o respirador que será utilizado realmente oferece a selagem adequada ao rosto do usuário, evitando a passagem de contaminante.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

Instagram Facebook Youtube Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(287): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(311): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(478): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(2900): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(723): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(672): load_template('/home/elastobor...', true) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(76): locate_template(Array, true) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/single.php( in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422