Segurança no trabalho com solda

Segurança no trabalho com solda

Segurança no trabalho com solda

Todo soldador deve usar EPI na hora de executar sua função. É preciso lembrar e reforçar de que os equipamentos de proteção individual servem para proteger sua constante exposição ao risco durante a execução do seu trabalho.

Pode soar redundante, mas por mais que reforçada a ideia do uso correto dos EPI’s, acidentes graves ainda ocorrem. E muito. Calor, projeção de materiais, poeira, inalação de fumaça e ruídos são algumas das intempéries que essa profissão nos reserva.

Abaixo vamos falar dos principais equipamentos de proteção para que você não sofra um acidente grave. Vamos passar um a um para que você não se esqueça de nenhum. Vamos lá!

Máscaras de solda

As máscaras são para prevenir a inflamação da córnea, e servem também para impedir queimaduras na retina, que podem levar à perda de visão. Não dá para imaginar um profissional trabalhando em soldagens MIG ou TIG, ou qualquer outro tipo de processo sem esse acessório.

A maioria das máscaras de solda incluem uma janela coberta com um filtro chamado de lente de sombra, através do qual o soldador pode ver o trabalho. Na maioria dos capacetes, a lente pode ser feita de vidros coloridos, vidros fumados, de plástico, ou uma variável de filtro de densidade feita a partir de um par de lentes polarizadas.

Existem também outros modelos, chamados de máscaras de solda automática. Além de possuir lentes mais claras, essas lentes permitem a plena visualização da peça e que escurecem automaticamente a partir de um clarão de solda.

Abaixo uma tabela para entender níveis de proteção de lentes:

PROCESSO CORRENTE OPACIDADE
Goivagem a arco ATÉ 500a 12
Goivagem a arco DE 500a ATÉ 1000a 14
Plasmacorte Até 300a 9
Plasmacorte DE 300a Até 400a 12
Plasmacorte DE 400 Até 800a 14
Soldagem a plasma ATÉ 100a 10
Soldagem a plasma DE 100a ATÉ 400a 12
Soldagem a plasma DE 400a ATÉ 800a 14
Soldagem c/eletrodo revestido ATÉ 160a 10
Soldagem c/eletrodo revestido DE 160a ATÉ 250a 12
Soldagem c/eletrodo revestido DE 250a ATÉ 550a 14
Soldagem MIG/MAG DE 60a ATÉ 160a 11
Soldagem MIG/MAG DE 160a ATÉ 250a 12
Soldagem MIG/MAG DE 250a ATÉ 500a 14
Soldagem TIG ATÉ 30a 6
Soldagem TIG DE 30a ATÉ 75a 8
Soldagem TIG DE 75a ATÉ 200a 10
Soldagem TIG DE 200a ATÉ 400a 12
Soldagem TIG ACIMA DE 400a 14
Soldagem a gás ESPESSURA ATÉ 3,2mm 4 OU 5
Soldagem a gás ESPESSURA ACIMA DE 3,20mm 4 OU 5
Soldagem a gás ESPESSURA ATÉ 12,7mm 5 OU 6
Soldagem a gás ESPESSURA ACIMA DE 12,7mm 6 OU 8

Avental de raspa

Tem como objetivo proteger o soldador contra agentes que possam provocar cortes e escoriações, além de materiais em fusão durante a operação de solda. Seu material é feito em couro.

Também é necessário para combater as emissões ultravioletas do arco de soldagem, que também podem danificar a pele, provocando uma condição similar a uma queimadura de sol, outro motivo importante para se preocupar com proteção e usar o avental de raspa.

Mangote de raspa

Feito também em couro, assim como o avental de raspa. Serve para proteger os braços e antebraços do profissional, durante o processo de soldagem, dessa maneira, protegendo o soldador de agentes que sejam abrasivos ou que possam causar ferimentos, como materiais cortantes.

Luvas de vaqueta

Tão importante quanto todos os outros acessórios de segurança, vou citar alguns cuidados na hora de utilizar as luvas:

  • As mão devem estar extremamente secas e limpas.
  • Não use as luvas se estiverem molhadas ou se seu interior estiver suja.
  • Não deixar a luva jogada em qualquer lugar, correndo o risco de ser impregnada por substâncias agressivas ou expostas a bactérias.

Portanto, toda vez que concluir sua utilização, deixe-a guardada em local que não apresente umidade.

A dica mais importante de todas é: JAMAIS utilize luvas que apresentam rasgo, furo ou desgaste excessivo. Se sua luva apresentar qualquer um dos danos acima, substitua imediatamente.

Reforçando, o material é resistente e funciona como isolante térmico, mas se apresentar qualquer uma das características acima, perde totalmente sua eficácia.

Perneiras

Assim como os mangotes protegem os membros superiores, o objetivo das perneiras é proteger os membros inferiores.

As perneiras cobrem da base do pé até o joelho, aproximadamente. Ela protege contra fragmentos que podem se desgrudar da peça soldada durante o trabalho.

Touca de soldador

Capuz que pode ser confeccionado em diversos tipos de tecidos. Sua função é proteger cabeça e ombros de partículas e produtos de solda que possam se desprender na execução do serviço.

Máscara para fumos de solda

Trata-se de um respirador. Popularmente conhecido como máscara para fumos de solda, sua descrição correta é respirador PFF2 OU PFF3. Cujo objetivo de ambas é proteger contra fumos, gases e vapores originados a partir do processo de soldagem.

Seu uso é apontado como essencial para evitar efeitos a longo prazo pela exposição do profissional.

Óculos de proteção

É o EPI mais diversificado para o serviço de soldador, com diversos modelos, materiais e acabamentos. O mercado disponibiliza versões em plástico resistente a impacto ou vidro laminado, por exemplo. Suas lentes podem ser trocadas em caso de dano ou risco, dependendo do modelo.

Botas de proteção

Com bico em aço, são indicadas para proteger os pés do soldador quando este trabalhar com grandes peças ou chapas pesadas.

Mascara de Solda Lynus Automática MSL-3500
Mascara de Solda Lynus Automática MSL-3500
Óculos de Solda Carbografite CG500 com Visor Fixo
Óculos de Solda Carbografite CG500
Luva Vaqueta de Cobertura Valcan Natural 11/G
Luva Vaqueta Natural de Cobertura Valcan
Mangote Valcan Raspa de Segurança Para Soldador
Mangote Valcan Raspa de Segurança Para Soldador
Perneira de Segurança de Raspa Zanel Soldador com Velcro
Perneira Raspa Zanel Soldador com Velcro
Avental de Raspa Valcan para Soldador sem Emenda 1,00 X 60CM
Avental de Raspa Valcan Soldador sem Emenda
Máscara Air Safety com Válvula PFF-2S
Máscara Air Safety com Válvula PFF-2S
Touca Árabe Brim para Soldador Elastobor Azul com Velcro
Touca Árabe Brim para Soldador Azul
Anterior Próximo

Vídeo – Como consultar o C.A do EPI

É muito importante saber que para materiais como botina, óculos de proteção, e outros EPI’s, você pode consultar o Certificado de Aprovação desses produtos. Assim você descobre os níveis de proteção e se está utilizando o correto.

Agora que você já leu nossa matéria, ainda está com dúvida sobre como consultar o C.A? Vamos ver no vídeo com mais detalhes.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

https://youtu.be/ouvNWNnEndg

Gostou da matéria?

Já falamos com detalhes sobre os principais equipamentos de segurança para o soldador, e que tal conhecer um pouco mais sobre a principal ferramenta para solda? Continue no blog: Máquina de solda ou inversora de solda?

Máquina de solda ou inversora de solda?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

Instagram Facebook Youtube Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422