Tarugo de Nylon – o que é e para que serve?

Tarugo de Nylon – o que é e para que serve?

Também chamado de Poliamida, o Tarugo de Nylon é um produto bastante versátil, com diversas aplicações mecânicas, elétricas e também químicas.

Isto é, por ser um produto estável, e com um desempenho considerável em suas aplicações, o Tarugo de Nylon destaca-se também por sua resistência. O material e desenvolvido para suportar impacto e resistência mecânica, o que possibilita o seu uso em diversas aplicações.

Mas você sabe o que é o Tarugo de Nylon? Neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre esse material e suas principais aplicações. Confira!

O que é o Tarugo de Nylon

Antes de mais nada, é preciso saber o que é o Tarugo de Nylon. Esse material nada mais é do que um plástico, que serve especialmente para ser utilizado como matéria-prima no desenvolvimento de processo de laminação.

Além disso, esse material também serve para confecção de inúmeros tipos de produtos e componentes de uso industrial.

Como destacamos acima, sua aplicação se dá por seu excelente desempenho em aplicações mecânicas, químicas e elétricas.

Principais característica do material

Mas o que faz do Tarugo de Nylon um material tão versátil para o uso industrial? Quais são suas principais características?

Em resumo, o polipropileno, material que compõe o tarugo, possui diversas utilidades, especialmente em razão de sua composição. Isso se deve ao seu processo de fabricação, realizada por meio da exposição dos materiais a altas temperaturas.

Com isso, são desenvolvidas algumas características interessantes para a aplicação em uso industrial, como ser autolubrificante e um excelente isolante térmico.

Além disso, o tarugo possui uma boa resistência química, o que também permite aditivação, além de pode ser tratado termicamente.

 

Aplicação do Tarugo de Nylon

Dessa forma, devido a sua grande versatilidade, o Tarugo de Nylon possui uma boa variedade de aplicações.

Só para exemplificar, além de toda utilidade que o material possui na indústria, ele pode ser usado para fabricação de itens como:

  •  buchas;
  • engrenagens;
  • polias;
  • parafusos;
  • roldanas.

Em geral, essa aplicação se dá pelo material ser facilmente moldável, o que auxilia, por exemplo, na fabricação de elementos estruturais, como tanques, dutos, revestimentos e válvulas.

A absorção de água do tarugo é bem baixa em comparação a outros materiais, o que dá a ela uma estabilidade dimensional muito maior. Isso sem contar ainda que ele é um material atóxico, que pode ser aditivado.

Sendo assim, a variedade de uso e aplicação do Tarugo de Nylon acontece, em especial, devido a essa versatilidade, que já citamos antes.

 

https://www.youtube.com/watch?v=3Fn3T8Tfsrs

Tipos de tarugos

Tarugo de Teflon
Tarugo de Teflon

Tarugo de Borracha
Tarugo de Borracha

Tarugo de Celeron
Tarugo de Celeron

Tarugo Poliuretano
Tarugo Poliuretano

Tarugo de Nylon
Tarugo de Nylon

Tarugo de Nylon
Tarugo de Nylon

Tarugo de Poliacetal
Tarugo de Poliacetal


Anterior
Próximo

Contudo, além do Tarugo de Nylon, o material ainda pode ser encontrado em outros tipos. Dentre os principais tipos, podemos citar:

  • Tarugo de PVC

Modelo mais comum de tarugo, o material em PVC não possui uma absorção de umidade tão alta.

Com isso, apesar de prático, o modelo é menos resistente a intervenções, o que, por outro lado, exigem um menor trabalho de soldagem.

  • Tarugo de UHMW

Modelo um pouco mais resistente que os demais, o Tarugo de UHMW é feito através de uma alta concentração de polietileno. Essa textura mais forte faz com que ele seja aplicado em maquinários pesados, como engrenagens de caminhões.

  • Tarugo de Nylon

Contudo, o modelo mais versátil mesmo é o Tarugo de Nylon, sendo mais específico no uso industrial, e que melhor se adapta a aplicações como engrenagens de máquinas.

Agora que você já sabe mais sobre Tarugo de Nylon, aproveite para conferir outras dicas e recomendações no nosso blog. Lá você fica atualizado sobre tudo que precisa saber sobre ferramentas e equipamentos dos mais diversos tipos!

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422