Tarugo de Nylon – o que é e para que serve?

Tarugo de Nylon – o que é e para que serve?

Também chamado de Poliamida, o Tarugo de Nylon é um produto bastante versátil, com diversas aplicações mecânicas, elétricas e também químicas.

Isto é, por ser um produto estável, e com um desempenho considerável em suas aplicações, o Tarugo de Nylon destaca-se também por sua resistência. O material e desenvolvido para suportar impacto e resistência mecânica, o que possibilita o seu uso em diversas aplicações.

Mas você sabe o que é o Tarugo de Nylon? Neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre esse material e suas principais aplicações. Confira!

O que é o Tarugo de Nylon

Antes de mais nada, é preciso saber o que é o Tarugo de Nylon. Esse material nada mais é do que um plástico, que serve especialmente para ser utilizado como matéria-prima no desenvolvimento de processo de laminação.

Além disso, esse material também serve para confecção de inúmeros tipos de produtos e componentes de uso industrial.

Como destacamos acima, sua aplicação se dá por seu excelente desempenho em aplicações mecânicas, químicas e elétricas.

Principais característica do material

Mas o que faz do Tarugo de Nylon um material tão versátil para o uso industrial? Quais são suas principais características?

Em resumo, o polipropileno, material que compõe o tarugo, possui diversas utilidades, especialmente em razão de sua composição. Isso se deve ao seu processo de fabricação, realizada por meio da exposição dos materiais a altas temperaturas.

Com isso, são desenvolvidas algumas características interessantes para a aplicação em uso industrial, como ser autolubrificante e um excelente isolante térmico.

Além disso, o tarugo possui uma boa resistência química, o que também permite aditivação, além de pode ser tratado termicamente.

 

Aplicação do Tarugo de Nylon

Dessa forma, devido a sua grande versatilidade, o Tarugo de Nylon possui uma boa variedade de aplicações.

Só para exemplificar, além de toda utilidade que o material possui na indústria, ele pode ser usado para fabricação de itens como:

  •  buchas;
  • engrenagens;
  • polias;
  • parafusos;
  • roldanas.

Em geral, essa aplicação se dá pelo material ser facilmente moldável, o que auxilia, por exemplo, na fabricação de elementos estruturais, como tanques, dutos, revestimentos e válvulas.

A absorção de água do tarugo é bem baixa em comparação a outros materiais, o que dá a ela uma estabilidade dimensional muito maior. Isso sem contar ainda que ele é um material atóxico, que pode ser aditivado.

Sendo assim, a variedade de uso e aplicação do Tarugo de Nylon acontece, em especial, devido a essa versatilidade, que já citamos antes.

 

Tipos de tarugos

Contudo, além do Tarugo de Nylon, o material ainda pode ser encontrado em outros tipos. Dentre os principais tipos, podemos citar:

 

  • Tarugo de PVC

Modelo mais comum de tarugo, o material em PVC não possui uma absorção de umidade tão alta.

Com isso, apesar de prático, o modelo é menos resistente a intervenções, o que, por outro lado, exigem um menor trabalho de soldagem.

 

  • Tarugo de UHMW

Modelo um pouco mais resistente que os demais, o Tarugo de UHMW é feito através de uma alta concentração de polietileno. Essa textura mais forte faz com que ele seja aplicado em maquinários pesados, como engrenagens de caminhões.

 

  • Tarugo de Nylon

Contudo, o modelo mais versátil mesmo é o Tarugo de Nylon, sendo mais específico no uso industrial, e que melhor se adapta a aplicações como engrenagens de máquinas.

 

Agora que você já sabe mais sobre Tarugo de Nylon, aproveite para conferir outras dicas e recomendações no nosso blog. Lá você fica atualizado sobre tudo que precisa saber sobre ferramentas e equipamentos dos mais diversos tipos!

 

Deseja adquirir esses produtos ? Acesse nossa loja virtual abaixo: https://www.elastobor.com.br/trena?&utmi_p=_&utmi_pc=BuscaFRN&utmi_cp=trena

Ou se precisa conversar e obter mais dados técnicos , fale com um consultor via whatssap 1198792-0030 ou preencha o formulário que ligamos pra você !

Até a próxima matéria! 😉

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: