Tipos de tinta: você conhece todos?

Tipos de tinta: você conhece todos?

CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE TINTA E COMO ESCOLHER

Existem diversos tipos diferentes de tintas, tais como as acrílicas, esmaltadas, PVA, antiferrugem, tinta spray, entre outras opções — É importante que você saiba que cada uma é indicada para determinada superfície, por isso fazer a escolha correta é o passo mais importante para uma boa pintura.

Veja esse artigo até o final para saber os principais tipos de tinta e os acessórios indispensáveis para você mesmo fazer sua pintura.

As principais tintas

Antes de tomar sua decisão e escolher qualquer tipo de tinta, veja uma lista com os principais tipos disponíveis no mercado atualmente.

Tinta látex PVA

A tinta látex PVA é um dos tipos de tinta para parede mais usados no Brasil. Tem o acabamento fosco, por isso é indicado para ambientes em que não se quer um reflexo luminoso.  

Ela é solúvel em água e sua secagem é rápida, por isso a aplicação também é facilitada.

Porém, só utilize essa tinta em ambientes internos, se utilizar em áreas úmidas ou externas, logo elas se deteriorarão, podendo acumular mofo ou lodo.

Tinta acrílica

A tinta acrílica também é a base de água e seca rápido. Ela é resistente a água e por conta disso é mais indicada para áreas externas ou onde há umidade. Essa característica assegura que ela pode ser usada em: banheiros, lavanderias, vestiários, e outros locais úmidos.  

Apesar de ser acrílica, não necessariamente ela será brilhante, pode ser fosca, acetinada ou semibrilho, tudo dependerá do que você quer passar no seu ambiente.

Tinta esmalte

É indicada para pintura em ambientes internos e externos, revestimentos de metais ferrosos, alvenaria, galvanizados e madeiras.

Ela é a base de água e solvente e tem secagem rápida. Para quem se incomoda com o cheiro, a boa notícia é que seu cheiro não é forte e a aplicação é pratica.

Por ser uma tinta para madeira, ela é resistente, podendo ser usada em móveis e áreas externas sem se preocupar com a deterioração.

É uma ótima opção para reformar móveis.

Tinta spray

As tintas spray são práticas e servem para uma enorme gama de aplicações, tais como reparos gerais, decoração de interiores, exteriores, grafite e artesanato.

A aplicação em spray é apenas uma forma diferenciada de utilizar as tintas já produzidas, por isso há diversos tipos. Por conta dessa característica, elas servem para pintura de paredes, restaurações de objetos, móveis, eletrodomésticos e muito mais.

Tinta antiferrugem

A tinta antiferrugem é indicada para o uso em portões, bancos de ferros ou metais que estejam sujeitos a corrosão devido a exposição de chuva, umidade e sol.

Pode ser utilizada em ambientes externos e internos, em aplicações profissionais e serviços domésticos, pode ser usada na lataria de carros também.

A tinta antiferrugem oferece um perfeito acabamento, trata e previne ferrugem com alta qualidade e excelente cobertura da superfície mesmo na primeira aplicação.

Outra vantagem é a sua secagem rápida, que proporciona economia do produto.

Saiba como limpar a tinta

Para limpar superfícies que não deveriam ter sido pintadas, por conta de acidentes com tinta ou para dar um melhor acabamento, tirando respingos de objetos e do chão, você precisará de um remover de tintas.

Removedores de tinta

O removedor de tintas é um produto muito eficiente na hora de remover a pintura de diversas superfícies como paredes, móveis e latarias. Pode ser encontrado em diferentes apresentações, como gel, líquido e pastoso.

A aguarrás é um solvente usado para diluir tinta e esmalte. Pode também tirar manchas e fazer a limpeza de ferramentas, como o pincel e a broxa. A aguarrás não é o mais indicado para remover esmaltes e tintas, ela serve para diluí-las.

Tudo para pintura

MUITAS DICAS E MATERIAIS PARA PINTAR UMA PAREDE

EPI's indispensáveis para a pintura

Para sua segurança, ao aplicar a tinta em casa ou em outro local, é importante que você tenha seu EPI (Equipamento de Proteção Individual) em mãos, muitos produtos nesse processo são tóxicos, como o caso da aguarrás e por conta disso, você precisará se proteger bem.

Centenas de lesões graves podem ser evitadas utilizando esses poucos equipamentos:

Óculos de segurança

Impedem que os pigmentos e o vapor químico entrem em contato com as mucosas sensíveis da área dos olhos.

Máscara e respirador

É indispensável, pois a tinta produz vapores que com o tempo podem causar lesões graves ao pulmão e deteriorar sua saúde.

Luvas de segurança

É um EPI essencial para a pintura, use sempre que puder as nitrílicas, pois são impermeáveis.

A maioria das tintas são a base d´água e de fácil lavagem, apenas com água e sabão você já resolve.

Outras tintas, à base de solúveis, você não vai conseguir remover apenas com água e sabão, vai precisar investir em produtos específicos para limpeza da pele. Reforçando: a luva é uma ótima opção acessível para evitar isso.

Agora que você já sabe como se proteger e os principais tipos de tinta, fica muito mais fácil economizar com mão de obra com essas incríveis dicas.

Gostou da matéria?

Agora que já temos uma boa noção de como escolher a tinta ideal, que tal aprender a preparar sua parede para pintura? Continue no blog: Tudo que você precisa para pintar sua parede.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: