Transforme sua garagem em uma oficina mecânica

Transforme sua garagem em uma oficina mecânica

COMO TRANSFORMAR SUA GARAGEM EM UMA OFICINA COMPLETA

Nesse artigo você vai ver tudo o que precisa para fazer a manutenção do seu veículo gastando pouco. Invista em boas ferramentas para não ter dores de cabeça no futuro.

Aprenda a usar da maneira correta o macaco hidráulico e os EPI’s, ferramentas indispensáveis para organizar sua oficina da melhor forma.

Como usar o macaco hidráulico do jeito correto

Antes de tudo, para olhar embaixo do seu carro, fazer ajustes, manutenção ou mesmo trocar os pneus, você precisará erguer o veículo. Para isso, você precisará de um macaco hidráulico, ferramenta indispensável. Veja o passo a passo de como usar.

Passo 1: Localize o ponto correto para posicionar o macaco.
Os carros costumam ter duas sinalizações do local exato para colocar o macaco, são pontos que ficam na parte inferior próximo as rodas.

Passo 2: Suba o macaco até o ponto marcado.
Utilize um bom macaco e erga-o até o ponto de contato.

Passo 3: Sempre trave a válvula do macaco.
Rotacione a válvula do macaco no sentido horário, assim o macaco estará travado, ficará preso e sustentando o veículo de forma segura, evitando acidentes.

Passo 4: Agora é só subir o macaco.
Após localizar o ponto de contato, posicionar corretamente e travar, faça a parte simples, erga o macaco até a altura que precisa.

Passo 5: Cuidado ao retirar o macaco hidráulico.
Com cuidado, rotacione a válvula da trava em sentido anti-horário aos poucos, com o macaco destravado o peso do veículo descerá a ferramenta.

Ao manusear o macaco não tenha pressa, precisa ter cautela, pois, o veículo pesa centenas de quilos e pode causar um acidente facilmente. Se for preciso, utilize um cavalete para maior segurança e garantir sua integridade física.

Veja as principais ferramentas para manutenção do seu veículo

Excelente, você já sabe como manusear o macaco, agora vai conhecer as ferramentas necessárias para fazer a manutenção do seu veículo, nesse guia rápido e prático. Veja abaixo:

Chave catraca

É uma ferramenta básica voltada para trabalhar com parafusos sextavados. Esse tipo de parafuso é normalmente grande e resistente, e por isso a ferramenta é muito utilizada no segmento de mecânica.

Cabo de transmissão

Também conhecido popularmente como cabo chupeta para bateria, é desenvolvido especialmente para auxiliar na carga de sua bateria e dar partida caso necessário.

Chave para filtro de óleo

É utilizada para remover filtro de óleo de caminhão e carros, pode ser aplicada em diversos modelos de veículos.

Chave de impacto pneumática

É ideal para fixar e soltar porcas e parafusos, possui alta potência na execução e prestação de serviços. Precisa de um compressor de ar para ser utilizada.

Chave de roda

Como fica claro em seu nome, a chave de roda é usada para trocar a roda de um carro ou o seu estepe. É uma ferramenta obrigatória para ter no porta malas do seu carro.

Funil

Serve para despejar líquidos de um recipiente para outro sem correr o risco de derramar. Realiza transferência de líquidos em grande escala e dispõe de muita agilidade e segurança para realização do trabalho. Disponível em plástico e metal.

Alicates e chaves

O alicate de bico é ideal para torção e cortes de fios e cabos elétricos. Por conter um bico fino, em alguns modelos, também é utilizado em trabalhos artesanais com arames e chapas finas.

As chaves são necessárias para acessar partes do veículo que são parafusadas. Os modelos mais comuns e utilizados são fenda e philips.

Óleo Wd-40 e M1 Starrett

Óleos lubrificantes, WD-40 ou M1 Starrett, são utilizados para serviços automotivos, para lubrificar e limpar os objetos. É ideal para preservação de ferramentas, e na sua aplicação forma uma película que protege contra ações corrosivas e sujeiras. Item indispensável para qualquer oficina, profissional ou por hobby.

Soquetes e cabo T

O cabo T é utilizado para apertar e afrouxar parafuso e porcas que precisam ter mais torque.

Esteira plástica

Muito prática e amplamente utilizada em oficinas mecânicas. Facilita e garante maior segurança para realizar trabalhos de reparos e manutenção embaixo dos veículos. 

Compressor de ar

Pode ser usado na calibragem de pneus, câmaras e balões. Com engate rápido proporcionando maior praticidade no seu manuseio, o compressor de ar possibilita um serviço mais rápido com maior qualidade.

Se pretende usar ferramentas pneumáticas na sua oficina, vai obrigatoriamente precisar de um compressor de ar.

Cavalete

Já o cavalete mecânico é outra ferramenta indispensável. Ele sustenta o veículo para ajudar a manter a integridade física da pessoa que vai precisar trabalhar embaixo do veículo.

Torno e morsa

Oferece muita segurança e praticidade para cortar, acabar e afrouxar peças. Seu ajuste de pressão funciona perfeitamente e a peça que você precisar trabalhar, não vai se mexer e ficará fixa na posição escolhida.

Descubra os Epi's necessários

Agora que você sabe utilizar o macaco hidráulico e já descobriu quais ferramentas precisa para ter uma oficina completa, veja como se proteger e evitar danos à sua saúde com os equipamentos de proteção individual, os famosos e indispensáveis EPI’s.

  1. Máscara de proteção com respirador purificador de ar.

  2. Óculos de segurança com proteção lateral.

  3. Creme de proteção para as mãos.

  4. Protetor auricular.

  5. Luvas de segurança.

  6. Avental de segurança.

  7. Calçado de segurança e perneira de raspa

Saiba qual a melhor forma de organizar a sua oficina

Para você transformar sua garagem em uma oficina de alta tecnologia e funcionalidade, você precisa ter tudo organizado, caso contrário, você não terá paciência para fazer a manutenção no veículo. Veja dicas para organizar melhor seus equipamentos:

COMO TRANSFORMAR SUA GARAGEM EM UMA OFICINA COMPLETA

1 – Separe áreas para diferentes serviços.
Isso torna o trabalho muito mais fácil e rápido. Ao eliminar a necessidade de percorrer um longo caminho procurando ferramentas, você consegue aumentar a sua produtividade, pois encontrará mais facilmente cada ferramenta para cada segmento do veículo.

2 – Sempre organize as ferramentas.
Guarde as ferramentas em locais adequados e mantenha-as bem organizadas, dentro de caixas de ferramentas, e se preciso, instale prateleiras de fácil acesso. Separe as ferramentas grandes das pequenas em caixas organizadoras, isso agilizará muito seu trabalho.

3 – Mantenha a limpeza da garagem.
As oficinas produzem bastante sujeira, por isso é essencial limpar tudo assim que terminar de usar. A limpeza é capaz de evitar acidentes e mantém o ambiente agradável para estar.

4 – As etiquetas te ajudarão muito.
Identifique suas caixas e ferramentas. Se etiquetá-los, você economizará muito tempo quando precisar encontrar algo específico.

5 – Facilite o acesso ao seu equipamento de segurança.
Disponibilizar facilmente o acesso os EPI’s fará com que você ou outras pessoas que usarão a garagem se protejam, desse modo você manterá a sua saúde intacta.

6 – Sua garagem deve ser um lugar de paz.
Pode ser que você esteja montando essa oficina como um hobby, ou para economizar dinheiro, seja qual for o caso, você precisa se sentir tranquilo nesse local.

Deixe com a sua cara, faça a decoração, coloque ar-condicionado, caixas de som, boas lâmpadas (as lâmpadas vintage são uma ótima pedida), quadros, internet wi-fi, água, café e plantas são ótimas opções para deixar tudo mais agradável.

Chave catraca

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Neste vídeo, o Sidney nos fala sobre a chave catraca e algumas opções que o mercado tem disponível, como a chave catraca telescópica, modelo mais utilizado, e outros tipos.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

No que se trata de cuidar do seu veículo, as opções são infinitas, tudo vai depender de quanto você pode investir. Além de todas as dicas nesse artigo, temos outra matéria que vai te ajudar na conservação do seu veículo, continue no blog: Película automotiva, qual a melhor opção?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: