Tudo que você precisa para o seu churrasco

Tudo que você precisa para o seu churrasco

BANNER-TOPO-MATERIA-TUDO-PARA-CHURRASCO-01

Churrasco e dia dos pais tem tudo a ver, hoje você vai ver dicas preciosas para ter um bom e diferente churrasco nessa data tão especial.

Nesse artigo você vai conhecer os principais tipos de churrasco que existem no Brasil, também vai poder descobrir formas incríveis de se fazer churrasco, como o vegano.

Verá os principais tipos de facas e churrasqueiras, uma lista com ranking de carnes para churrasco e também aprenderá a acender sua churrasqueira de forma rápida e prática.

Principais tipos de churrasco

Existem diferentes tipos de churrasco pelo mundo, cada cultura desenvolveu suas próprias tradições e formas de preparo da carne, cada cultura tem seu jeito especial de preparo.

No Brasil, sempre tivemos comunidades imigrantes de diversos cantos do mundo. Além da cultura, aprendemos seus truques e jeitos especiais de preparar a carne.

O churrasco brasileiro

O tradicional churrasco brasileiro é aquele com abundância de carne, diferentes cortes, frango, pão de alho, linguiça e farofa. As vezes até acontece de ter um pedaço de abacaxi na churrasqueira para ajudar na digestão.

O churrasco brasileiro é feito no espeto ou diretamente na grelha. Utilizamos diversos tipos de carnes e cortes, que são distribuídos em pequenos pedaços, e acompanham molho de vinagrete, uma unanimidade no churrasco brasileiro.

Churrasco grego

É um lanche rápido encontrado nos centros das capitais do país, principalmente em São Paulo, é servido no pão e pode acompanhar vinagrete. É feito em um espeto longo e tradicionalmente intercala a carne com cebola e outros vegetais, mas esse preparo é opcional.

As fatias de carne são cortadas finamente e colocadas para marinar no tempero para adquirir o sabor.

Deve ser cortado de cima para baixo para não desprender do espeto.

Para assar ele é colocado na vertical e gira lentamente para assar por dentro e por fora.

A tradição do churrasco americano

Em diferentes cantos dos EUA há diferentes formas de preparo da carne, a que conhecemos pelos filmes é a maneira que é feita no Sul dos EUA, onde é comum assar hambúrgueres, salsichas e são montados com pão e ketchup.

No lado norte dos EUA, o churrasco é feito com uma peça grande do boi, o peito, conhecido como Brisket. Pode levar por volta de 12 horas para assar, e enquanto é preparado, outros petiscos são servidos.

Churrasco para quem não come carne

BANNER-TOPO-MATERIA-TUDO-PARA-CHURRASCO-02

Se você ou seu pai não comem carne, temos boas notícias, é possível aproveitar uma tarde de churrasco com deliciosos pratos veganos, cada vez mais sofisticados e saborosos.

É possível fazer desde hambúrgueres, espetinhos e até mesmo kaftas.

Existem livros com diversas receitas de churrasco vegano, nessas receitas você encontrará diversas formas de preparar legumes, vegetais e cogumelos.

Pode usar receitas, tais como: Espetinho de tofu grelhado, kafta de soja, abobrinha defumada, batata assada, berinjela assada, linguiça vegetariana, milho verde, calabresa vegana, churrasco de carne de jaca, cogumelos no espeto e hambúrguer de lentilha.

Se não gosta de legumes, tente misturar algumas dessas receitas ao tradicional churrasco, você surpreenderá a todos.

Principais tipos de churrasqueira

Principais tipos de churrasqueira

Agora que você conhece os principais tipos de carne, vou te mostrar as principais churrasqueiras, cada uma delas com sua própria forma de preparar o churrasco.

Saiba que cada churrasqueira deixará um sabor diferente na carne. Nacionalmente, as preferidas são as que utilizam carvão e deixam a carne com sabor inigualável.

Churrasqueira de alvenaria

É tradicional, feita de tijolos e pode ser revestida com azulejos, porém é espaçosa e pouco versátil, de dificil limpeza, e precisa de uma área de festas para ser colocada, indispensável ter saída de fumaça.

Churrasqueira a bafo

É uma churrasqueira que se diferencia por ter uma tampa e vedar o conteúdo lá dentro, assim cozinha a carne nesse compartimento. É usado carvão, mas não faz fumaça por conta do compartimento separado para a brasa. É fácil de limpar e pode ser transportada.

Churrasqueira a gás

A vantagem dessa churrasqueira é poder controlar o fogo com facilidade e não produzir fumaça, dispensa o acendedor também.

Por conta de seu combustível ela será mais fácil de limpar, já que não solta fuligens.

Churrasqueira Elétrica

Por conta da potência elétrica, essa consegue fazer um churrasco rapidamente. É bastante parecida com a churrasqueira a gás, porém a alimentação é feita por energia elétrica, o melhor modelo é o que tem grelha solta, pois facilita na hora de limpar.

Churrasqueira de ferro

Essa é a mais tradicional de todas, aquela que é portátil, compacta, porém faz o melhor churrasco, e o principal: é barata, prática e dispensa a bagunça com uma obra.

Deve ser colocado em uma área coberta e sempre após o churrasco precisa ser higienizada e guardada.

Facas indispensáveis para um churrasqueiro

BANNER-TOPO-MATERIA-TUDO-PARA-CHURRASCO-04

Até aqui você viu sobre os tipos de churrasco, escolheu qual irá preparar, também viu qual churrasqueira usar, mas a faca de churrasco, ou faca de carne, é um artigo indispensável para esse momento.

Você precisará basicamente de dois modelos de faca, cada um com sua própria utilidade.

A faca de carne, que precisa ser feita com um aço de qualidade, ter bom fio de corte, ser pensada para evitar a proliferação de bactérias que estragariam a carne, não oxidar e ser ergonômica. Quando for buscar uma faca de carne, compre apenas uma que tiver essas características.

Recomendamos as facas certificadas da Starret, uma das marcas mais conhecidas por qualidade nesse ramo.

Além da faca de carne, você precisará também de uma faca de desossa, pois muitos cortes bovinos são firmes, possuem capa de gordura, ossos, e cartilagens que precisam ser tratados antes de ir para a grelha.

Essa faca deve ter as mesmas características de qualidade da faca de carne, porém o formato mudará, sendo mais fina, longa e pontiaguda com uma curvatura flexível, que ajuda na hora da limpeza da carne.

Aproveite o momento da compra e leve uma indispensável chaira, um equipamento ideal para afiar e amolar facas quando elas começam a perder a precisão do corte.

Como conservar a carne?

Se você for para um local que não tem geladeira, ou seu churrasco demorará horas e horas, ou mesmo se quiser facilitar o processo de assar e não ter que sair da churrasqueira, você irá precisar de uma caixa térmica. As melhores são as de plástico, servem para conservar carne e bebida.

O material do qual é feito importa muito, por exemplo, A Caixa Térmica Mor É desenvolvida com material 100% virgem, sem odor e atóxico, o que gera mais durabilidade e qualidade ao produto.

Tem diferentes tamanhos, como 6, 12, 18, 26, 34, 42 e até 75 litros, assim podendo ser utilizada para diferentes ocasiões e tamanhos de churrascos.

Por ser fabricada em polipropileno injetado na parte interna, externa e tampa a limpeza é muito fácil de ser realizada e tem uma durabilidade excepcional comparada a caixa de isopor.

Ranking das melhores carnes para churrasco

Todo bom churrasqueiro sabe o top 3 melhores carnes para churrasco, mas nessa lista vamos até o 18. No entanto, especialistas dizem que qualquer corte fica bom para o churrasco, tudo depende do preparo da carne, veja a lista do melhor para o pior corte para assar.

  1. Picanha
  2. Costela
  3. Fraldinha
  4. Maminha
  5. Alcatra
  6. Filé mignon
  7. Contra filé
  8. Cupim
  9. T-bone
  10. Ponta de peito
  11. Lagarto
  12. Coxão duro
  13. Patinho
  14. Pescoço
  15. Músculo ou ossobuco
  16. Capa de filé
  17. Ponta de agulha

Após o 10° colocado é necessário um preparo diferenciado da carne, podendo ser necessário a utilização de amaciantes de carne naturais como o leite de mamão, suco de abacaxi, suco de limão, etc.

Aprenda a acender a churrasqueira

Aprenda a acender a churrasqueira

Se você quer dar orgulho ao seu pai, mas não tem vontade de se formar em uma faculdade disputada, o truque é simples, basta aprender a acender uma churrasqueira, faça isso e verá os olhos dos seu pai marejarem nesse próximo dia dos pais.

1. Álcool

Características: Alta eficiência – Alto risco – Alta velocidade.
Essa é a maneira mais simples, porém precisa de alguns cuidados pois apresenta maior risco. Não indicamos que faça essa técnica se nunca acendeu uma churrasqueira antes.

  • Coloque o carvão no fundo da churrasqueira e espalhe por toda ela.
  • Agora você precisará despejar bastante álcool diluído acima de 92° GL pelo carvão, pode usar o em gel ou líquido.
  • Com cuidado, de longe, coloque fogo em um papel e jogo no carvão.
  • Em alguns minutos acenderá, mas novamente, muito cuidado pois pode subir uma chama intensa da churrasqueira.

2. Pão velho dormido

Características: Alta eficiência – Risco médio – Média velocidade.
Essa é mais uma de muitas utilidades do pão, não é à toa que é um dos alimentos mais prestigiados do mundo.

  • Use metade de um pão francês dormido, endurecido, encharque com álcool.
  • Agora coloque o pão no fundo da churrasqueira centralizado.
  • Coloque pedaços grandes de carvão em volta do pão, fazendo uma pirâmide.
  • Coloque um pouco de álcool sobre essa pirâmide.
  • Com cuidado, ateie fogo no pão, ele queimará e manterá a chama acesa até que acenda o carvão.

Utilize uma dessas e seu pai se sentirá orgulhoso quando ver que a churrasqueira já está acesa.

3. Papel higiênico

Características: Alta eficiência – Baixo risco – Média velocidade.
Esse método é mais seguro para quem não tem experiência e quer evitar riscos.

  • Enrole o papel higiênico na mão, fazendo uma espécie de cone.
  • Abra um espaço no meio do carvão e coloque o papel higiênico.
  • Despeje o óleo de cozinha nele.
  • Ateie fogo no papel higiênico, aguarde até que acenda o carvão.

Gostou da matéria?

Agora que você já sabe um monte sobre churrasco, aposto que vai reunir tua galera pra celebrar e colocar em prática esse aprendizado.

Churrasqueira acessa, bebida gelada, pessoas queridas e… um ambiente fresquinho! Sim, o ar precisa circular, não é mesmo? Continue no blog e leia nossa matéria especial sobre ventiladores: O ventilador ideal para o seu ambiente.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: