Tudo que você precisa para pintar sua parede

Tudo que você precisa para pintar sua parede

os principais materiais que você vai precisar para pintar uma parede

A pintura de parede está em alta atualmente, já que estamos passando mais tempo em casa. As pessoas perceberam a importância de ter um ambiente agradável.

Você pode pintar uma parede para diversas finalidades, uma das mais importantes atualmente, é ter um cenário bonito para vídeo chamadas.

O melhor de tudo é que o processo de pintar você mesmo economiza na mão de obra, mas para que essa economia valha a pena leia esse artigo até o final.

Por onde começar a pintura da parede?

Comece sua pintura pela organização, tanto das ferramentas que utilizará quanto do ambiente a ser pintado, serão necessários cuidados para que você obtenha o melhor resultado.

Veja a lista de todos os materiais que vai precisar e como escolher:

Lixas

Devem ter granulometria entre 150 e 180, são as melhores para remover saliências sem afundar e danificar a sua parede.

Tinta

Escolha a tinta de sua preferência e na quantidade certa. Você precisa consultar o fabricante para saber quanto a tinta renderá, pois são inúmeros fabricantes e cada tinta tem sua própria especificação.

Indicamos a marca Iquine, que tem um portifólio extenso de cores e se saiu muito bem nos testes internos que fizemos.

Trincha

A trincha é um pincel especial próprio para pinturas de paredes. É importante ter mais de uma trincha, pois ela é usada para dar acabamento a áreas que precisam de maior precisão, por isso você encontra trinchas de diversos tamanhos.

Rolo de pintura

Você encontra diferentes tipos, o de espuma e o de lã de carneiro são os mais conhecidos. O rolo de lã é mais indicado para paredes lisas e ásperas, o de espuma dará acabamento melhor em paredes lisas e deve ser evitado em paredes ásperas.

Para pintura de paredes indicamos rolos de 23cm, que atingem uma área maior.

Espátula

Auxilia na aplicação correta da massa corrida, cola plástica, gesso, processo de raspagem e outros serviços que você pode acabar precisando para preparar a parede.

Fita crepe

Não subestime a fita crepe, para você ter o acabamento perfeito sem sujar as paredes ao lado e nem o teto, use fita crepe onde quer que a tinta não atinja.

Água rás

A água rás é usada para diluir tintas à base de esmaltes sintéticos e tintas a óleo, é usado também para limpeza dos materiais de pintura, verifique se sua tinta usará.

Massa corrida

Caso você precise corrigir imperfeições na sua parede, a massa corrida foi feita pra isso, use-a sem medo de ser feliz. Lembra da espátula? Você irá combinar a massa com ela.

Lona

Você pode usar uma lona plástica para os objetos de respingos de tinta, e principalmente para proteger o chão. A lona pode ser reutilizada, então, após pintar a sua parede, dobre a lona e guarde em local seco e sem umidade. Com uma boa conservação, ela pode durar um longo período de tempo.

Também é possível utilizar papel kraft ou papelão ondulado para proteger o chão. Apesar de ser uma opção mais barata, comparado com a lona plástica, é um material mais frágil e geralmente não é possível ser reutilizado.

Bandeja

Você precisará de uma bandeja para despejar a tinta preparada e utilizar o rolo para aplicação nas paredes. Além de você não conseguir acessar a tinta com o rolo dentro da lata, a bandeja plástica é essencial para a economia da tinta. Vá despejando pequenas quantidades de tinta na bandeja, conforme avança na pintura da sua parede.

Você encontra as bandejas de plástico próprias para essa finalidade em nossa loja. Indicamos a Bandeja Para Pintura Brasipla. Ela tem um preço super acessível e vai economizar muita tinta.

Pistola de pintura

Para melhor aproveitamento da tinta, você pode utilizar uma pistola de pintura. Elas funcionam a base de ar pressurizado e são usadas acopladas com equipamentos que geram pressão, na maioria dos casos, com um compressor a ar para uso profissional.

Geralmente são utilizadas para grandes demandas, mas se você quiser investir um pouco mais e facilitar o seu trabalho, é a pedida ideal. São práticas e de fácil manuseio, você não vai mais querer pintar com rolo ou pincel, depois de experimentar.

MUITAS DICAS E MATERIAIS PARA PINTAR UMA PAREDE

Preparo do espaço a ser pintado

Não basta apenas preparar a parede, antes disso é preciso organizar o espaço para a pintura.

Com esses simples passos você já terá um ambiente adequado para a pintura. Faça o seguinte:

  • Afaste os móveis das paredes que serão pintadas.

  • Cubra-os com lona.

  • Coloque fita crepe nos cantos e nos lugares que a tinta não deve ser aplicada.

  • Forre o chão com lona, papel kraft ou papelão, para evitar respingos da tinta.

Preparando a parede

Agora vamos para a segunda parte, que é o preparo da parede.

Você precisa se certificar de que não há umidade, mofo ou estofamentos na parede, caso haja, o procedimento antes da pintura será mostrado abaixo.

Se sua parede está em boas condições de pintura ou precisar de pequenos ajustes, você pode fazer a raspagem e aplicação da massa corrida nos detalhes.

Após a massa secar, será necessário lixar a parede para que a superfície fique regular.

Com a parede lixada e lisinha, você aplicará um pano umedecido para remover o pó.

Agora é só seguir com a pintura.

Como resolver possíveis infiltrações

O ideal é que a impermeabilização da parede seja feita na fase da obra, assim evitará problemas futuros, mas caso seu pedreiro não tenha feito isso, você ainda pode tentar salvar a parede.

Dependendo da área com infiltração e mofo, vai ser preciso remover todo o reboco da parede. Caso o detalhe seja localizado e não está avançando, você pode remover o reboco da área específica e fazer a colocação de um novo, com aditivos impermeabilizantes.

Se a região de mofo for externa, você consegue aplicar um impermeabilizante. Nesse caso siga os seguintes passos:

  • Umedecer bem a superfície com água limpa utilizando trincha ou broxa.

  • Aplique uma camada de Impermeabilizante Viaplus Viapol com uma desempenadeira metálica lisa em uma espessura entre 1,5 a 3 mm.

  • Caso necessário aplique uma segunda camada até atingir a espessura total de no máximo 4 mm.

  • Se desejar, realize o acabamento em seguida com uma esponja úmida ou após 2 horas, realize um leve lixamento com uma lixa fina.

  • Aguarde 24 horas para realizar a pintura

Aplicando a tinta

Com a parede livre de imperfeições, infiltrações, sujeira ou mofo, você já consegue realizar a pintura. Finalmente.

Para isso você terá dois equipamentos principais, o rolo e a trincha (pincel).

Antes de dar a primeira demão de tinta, leia o rótulo. Cada tinta tem sua própria especificação de como diluir e preparar para obter a cor desejada.

Use uma bandeja para despejar a tinta e facilitar o uso do rolo nela.

O procedimento a seguir pode ser diferente para cada profissional, por isso, veja o que se adapta melhor para sua demanda.

Comece pintando os cantos e locais mais sensíveis com a trincha, deve contornar o teto, os cantos e as áreas que não quer que suje. Dessa forma, você obterá uma área segura pintada em volta dos locais sensíveis como interruptores, quinas, rodapés, etc.

Após esse preparo, utilize o rolo para pintar e cobrir uma área maior. Faça isso de duas a três vezes para obter uma pintura excelente.

Posteriormente remova a fita crepe e finalize com a trincha caso existam irregularidades.

Gostou da matéria?

Já sabemos como dar aquele trato numa parede. Mas e se você não quiser botar a mão na massa e contratar um profissional? Também é uma opção. Continue no blog e leia nossa outra matéria: Pintor, o profissional que faz a diferença no seu ambiente.

Como acabar com trincas e rachaduras

Agora que você já leu nossa matéria sobre pintura, vamos ver no vídeo um assunto que tem tudo a ver com o tema? Afinal, se sua parede não estiver bem vedada, sem trincas e rachaduras, de nada vai adiantar pintá-la.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: