Saiba tudo sobre álcool para higiene

Saiba tudo sobre álcool para higiene

TUDO SOBRE ÁLCOOL PARA HIGIENE

Nos últimos 2 anos o uso de álcool em gel, ou álcool gel, se tornou indispensável.

Você encontrará esse tipo de álcool em qualquer residência, empresa ou comércio que preze pela saúde e segurança das pessoas.

Isso por conta da pandemia que enfrentamos, antes, o álcool em gel era conhecido apenas nos hospitais, laboratórios e locais que trabalhavam com alto controle de germes.

Além disso, o álcool em gel é considerado pelos especialistas a melhor forma de se proteger e evitar a transmissão de germes, perdendo apenas para a mais tradicional, lavar as mãos com água corrente e sabão por 20 segundos.

Quando usar o álcool gel ao invés do líquido?

Essa é uma dúvida frequente, muitas pessoas se perguntam se pode utilizar qualquer um dos tipos de álcoois para limpar tanto as mãos, quanto objetos e também para realizar a limpeza da casa.

Mas não são todos iguais, por isso é importante conhecer os diferentes tipos.

Tipos de álcool

Existem três tipos de álcool: saneante, cosmético e medicamentoso.

São produzidos seguindo as normas e registros na Anvisa, alguns tipos de álcool, como o saneante, quando passado nas mãos, pode causar alergias.

Álcool saneante ou desinfetante de uso geral

É o álcool líquido, utilizado para desinfecção de superfícies não orgânicas, como no caso de pisos, paredes, azulejos, objetos de uso geral, mesas, camas e macas.

Álcool cosmético, antisséptico e medicamentoso

Esses produtos antissépticos são utilizados para higienização da pele e das mãos, tanto o álcool cosmético quanto o medicamentoso possuem pouca diferença na efetividade, a diferença está nas normas que seguem para sua fabricação.

Álcool em gel realmente funciona?

Tanto o álcool em gel, quanto o líquido, são muito eficientes naquilo que se propõe, ou seja, eliminar bactérias, fungos e vírus.

O álcool em gel é 70% álcool e 30% de gel, o que proporciona a ele textura gelatinosa, perdurando mais tempo na área de aplicação e reduzindo danos a pele.

Por que utilizar álcool em gel nas mãos?

As mãos são as principais vias de transmissão de bactérias e vírus, tanto de pessoa para pessoa quanto referente a auto-contaminação.

Isso porque o tempo todo estamos com as mãos movimentando, gesticulando e em contato com outras partes de nosso corpo ou do ambiente, quando esse contato acontece os microrganismos grudam nas mãos.

Uma vez nas mãos, ele poderá ir para qualquer região do corpo ou do ambiente, então alguém com vírus nas mãos pode distribuir para outras pessoas.

O álcool em gel entra para exterminar os germes e impedir que adentrem o organismo saudável.

Já o álcool líquido com concentração acima de 70% de álcool pode causar alergias na pele e por evaporar rapidamente, existe a chance de os germes sobreviverem.

Tem diferença entre o álcool 70° e 92°?

A diferença mais importante está no inflamabilidade, ou seja, na capacidade e facilidade de pegar fogo. O álcool 92% tem apenas 8% de água, o que o torna mais inflamável.

O álcool 92 é bastante utilizado como solvente e para limpar maquinários em indústrias.

O álcool em gel 70º é inflamável?

Sim, apesar de ter uma concentração menor de álcool, o 70 também pode pegar fogo, porém com uma chama menor e mais duradoura.

O álcool 70 é muito utilizado para acender churrasqueira, porém é necessário ter cuidado, pois é volátil e solta gases que pegam fogo facilmente.

BANNER-TOPO-MATERIA-ÁLCOOL-2

Posso passar álcool 70° em machucados? Arde?

Apesar de ter seu potencial alto para extermínio de bactérias, o álcool 70 não é o mais indicado para passar em ferimentos, isso porque arde e também existem produtos melhores para essa finalidade.

Fora isso, existem pessoas alérgicas a álcool, o que pode agravar os ferimentos ou causar outros danos, mas se você suporte bem a ardência e não tem alergia, o álcool 70 se torna uma opção viável.

Como fazer álcool em gel caseiro?

O álcool em gel caseiro se mostrou como uma possibilidade acessível no auge da pandemia, porém nunca foi recomendado por médicos e outros especialistas.

Isso porque a maioria das pessoas não terá o conhecimento para elaborar a mistura seguindo as normas de higiene e segurança.

Para que o álcool seja eficiente contra os microrganismos é preciso que ele tenha 70% de álcool em sua composição.

Quem for fazer essa mistura, precisa ter conhecimento químico, misturar outros produtos com álcool não é recomendado pois diminui a concentração e o torna ineficiente.

Além de não ser dermatologicamente testado e seguro.

Vídeo - Pano multiuso

O pano é um aliado indispensável para o álcool na hora da higienização. Existem diversos modelos, variando material, acabamento, cor e aplicação.

Uma opção muito utilizada é o pano multiuso. Vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Vamos continuar nosso papo sobre higiene e limpeza? Na matéria a seguir você encontra muitas dicas para a limpeza da sua casa e qualquer outro ambiente. Continue no blog: Como limpar sua casa e evitar a contaminação

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: