Tudo sobre estilete

Tudo sobre estilete

SAIBA TUDO SOBRE ESTILETE E COMO ESCOLHER O MELHOR

O estilete é uma ferramenta utilizada para corte, essencial em diversos setores no mercado, existem em tamanhos variados e diferentes acabamentos. Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre eles.

São usados para cortes em papel, papelão, tecidos, plásticos, materiais sintéticos, drywall, gesso, papel paraná, alguns tipos de isopor e borrachas, entre outros.

As vantagens de ter um estilete

Uma das vantagens do estilete é que ele foi feito para cortes, ou seja, não improvise com facas ou outros tipos de lâminas, o estilete é a mais segura, adequada e precisa para realizar um excelente corte e acabamento.

Por conta disso, as lâminas são retráteis e substituíveis, garantindo maior segurança na hora de guardá-las.

Você encontrará diversos modelos, como os de cabo emborrachado, que servem para facilitar a pegada e evitar que o equipamento deslize da mão, favorecendo quem está utilizando, pois facilita o corte.

Existem também os estiletes com a trava convencional, a trava quadrada, que fornece segurança na hora de cortar materiais mais finos, como o papelão, papel, plástico e tecido, essa trava quadrada não é indicada para uso em objetos mais grossos e resistentes.

Para esses materiais, utilize os estiletes de trava redonda, pois fornecem maior segurança e fixa melhor a lâmina ao aparelho, evitando acidentes.

Principais tipos de estilete

O tipo de estilete que você escolherá para o seu trabalho está diretamente ligado com a função a ser realizada.

Existem os estiletes profissionais que entregam uma performance melhor, porém tem um custo mais elevado, e os de múltiplos usos, que são indicados para diversos tipos de tarefas e são mais acessíveis.

Estilete de precisão

O estilete de precisão é um instrumento de corte caracterizado por uma lâmina afiada na ponta.

Útil para cortar papel, tecido e outros materiais, esse estilete é usado em trabalhos minuciosos em que são necessários pequenos cortes ou acesso a locais difíceis como frestas.

Por exemplo, em artesanatos, scrapbook, escultura, modelismo, aeromodelismo e criação de maquetes.

Estilete de uso comum

É utilizado para fazer cortes em geral, podendo ser utilizado em serviços profissionais ou domésticos, por conta disso, é conhecido como estilete de uso comum, ou estilete multiuso.

Esse estilete serve para diversas atividades como cortar papel, papelão, tecidos, plásticos e materiais sintéticos, é o mais indicado para artesanato, pois é o mais acessível.

Estilete trapezoidal

Os estiletes trapezoidais servem para cortar papel, papelão, caixas, tecidos, plásticos, materiais sintéticos e outros materiais mais resistentes.

Possui lâminas mais rígidas que se fixam melhor, são indicados para o uso profissional.  

As suas lâminas podem ser trocadas e descartadas. Seu formato foi pensado para ser anatômico e fornecer estabilidade na hora do corte, reduzindo a força aplicada e evitando acidentes.

Possíveis usos dos estiletes

Que o estilete serve para cortar já ficou claro, seu formato foi desenvolvido para ser mais eficiente que uma faca na hora do corte e mais seguro do que uma lâmina de barbear.

Em empresas de comunicação visual, é comum o corte preciso em acrílico, laminados, PS, PVC e plásticos em geral, entre outros materiais, nesse ramo é necessário um estilete profissional.

Há empresas que lidam com materiais como carpete, borracha, filme laminado, couro e piso vinílico, para essas atividades, indicamos o estilete profissional de cabo emborrachado e trava redonda, que fornecerá maior segurança e permitirá um corte mais profundo.

Estiletes de precisão também são muito utilizados para dar acabamento no ramo da arquitetura, em maquetes.

Use-os também para atividades acadêmicas, abrir embalagens, cortar papelão ou artesanato.

Dicas de uso do estilete

Veja algumas dicas importantes na hora de utilizar o estilete, essas dicas irão facilitar sua vida e preservar sua segurança.

Para cortes retos use régua de alumínio

A régua de alumínio tem a capacidade de não se desgastar pelo contato com a lâmina de metal do estilete, é difícil danificá-la, e por conta disso, fornece maior estabilidade na hora de passar a lâmina ao seu lado e garante um corte reto.

Jamais empurre a lâmina na sua direção

Sempre corte para o lado oposto ao seu e confira se ninguém se encontra na direção em que está cortando, também não deixe sua outra mão no caminho.

Isso reduzirá a chance de acontecer acidentes utilizando a ferramenta, ela é relativamente segura se bem utilizada.

As lâminas são muito afiadas e exigem muito cuidado, sempre guarde o seu estilete com a lâmina fechada para evitar acidentes.

Maneira correta de quebrar a lâmina

Para recuperar o corte é necessário quebrar a ponta, ou seja, a lâmina desgastada. Essa foi feita para ser quebrada e são destacáveis.

Um dos lados da lâmina vem com marcas para facilitar sua quebra.

Tire a parte de trás do estilete, a parte da base.  Ela sempre vem com uma abertura para encaixar a lâmina desgastada.

Abra o estilete o suficiente para aparecer a primeira marcação da lâmina, voltado para baixo, encaixe a peça traseira e force a quebra.

Tome cuidado com seus olhos pois a lâmina tende a voar quando é quebrada.

Gostou da matéria?

Vimos com detalhes como escolher o melhor estilete. Além do seu uso de forma profissional, o estilete é indispensável para qualquer maker e fã de artesanato.

Pensando nisso, lembrei que temos aqui uma matéria falando só sobre as melhores colas para quem ama a arte de fazer com as próprias mãos! Continue no blog: Cola para artesanato, escolhendo a melhor.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

One Reply to “Tudo sobre estilete”

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: