Tudo sobre lavadora de alta pressão

Tudo sobre lavadora de alta pressão

BANNER-TOPO-MATERIA-LAVADORA-ALTA-PRESSÃO

Apesar de nem todos saberem, a lavadora de alta pressão é um equipamento bem versátil, que pode ser usado para os mais diversos tipos de limpeza.

O equipamento auxilia em inúmeras funções, domésticas ou industriais, e facilita todo tipo de limpeza de um ambiente. Mas o ideal é que você saiba exatamente qual o melhor tipo para o trabalho que você precisa.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, continue conosco e leia o artigo até o final.

Lavadora de alta pressão

Antes de mais nada, é preciso saber o que é uma lavadora de alta pressão e quais as vantagens desse equipamento.

Popularmente conhecidas como ‘lava a jato’, nada mais são do que equipamentos utilizados para os mais diversos tipos de limpeza.

Além disso, esse tipo de equipamento é divido por potência, a pressão do jato, ou pela quantidade de água, sua vazão.

Em comparação aos demais equipamentos de limpeza, a lavadora de alta pressão possui como vantagem a economia, exigindo muito menos água e tempo para a limpeza de objetos ou ambientes.

Como as lavadoras de alta pressão funcionam?

As lavadoras de alta pressão são equipamentos que funcionam através de um motor elétrico ou a gasolina.

Durante a utilização acontece o acionamento de uma bomba de alta pressão que tem a função de puxar a água da fonte e aumentar a pressão para criar um jato de água altamente concentrado.

Esse jato é utilizado para limpar superfícies de diversos tipos, tais como paredes, calçadas e veículos.

Além disso, a lavadora de alta pressão possui um bico que pode ser ajustado para alterar o ângulo e a intensidade do jato de água, proporcionando uma limpeza mais eficiente e precisa.

Como escolher a lavadora de alta pressão certa?

Vamos ver adiante que as lavadoras de alta pressão são equipamentos bem versáteis, que podem ser usadas tanto em residências quanto em comércios e indústrias.

Na hora de comprar a sua lavadora, é preciso levar em consideração qual o tipo certo para você. E para isso, é preciso levar em consideração qual tipo de serviço você precisa, qual a sua demanda. Vejamos:

Uso residencial

Em primeiro lugar, temos as lavadoras de alta pressão para uso residencial. Aqui temos um equipamento mais simples, usado para tarefas rotineiras e limpezas domésticas.

Geralmente são bem leves e de fácil manuseio e transporte.

Essa lavadora, que pode ser definida como uma lavadora de entrada, é excelente para limpezas mais simples, como pisos, paredes, quintal, tapetes e lavar o carro no fim de semana.

Uso em comércio

Em seguida temos a lavadora para uso comercial.

Sua potência é maior que as lavadoras de uso doméstico, e já pode até mesmo serem usadas em lava jatos, por exemplo.

Outro uso bem comum é em prédios residenciais e ambientes comerciais, que precisam de uma limpeza de fachada.

Porém, por serem mais potentes em comparação às lavadoras de entrada, ela perde um pouquinho em mobilidade, por ser mais robusta e ter um ganho maior em potência.

Uso industrial

Por fim, temos as lavadoras de alta pressão para ambientes industriais.

Esse tipo é bem indicado para limpezas de sujeiras mais profundas, em grandes áreas, e que precisa de um uso constante.

Esse tipo de equipamento é empregado para limpeza de veículos de grande porte, edifícios ou vias públicas.

Aqui, há uma maior potência e vazão em comparação aos demais modelos de lavadora, além de uma maior versatilidade de equipamentos que podem auxiliar no trabalho de limpeza, como:

  • Carrinho para transporte da lavadora.

  • Escovas para limpeza específicas.

  • Suportes para produtos (sabão, espuma, etc).

  • Acessórios para sujeiras mais pesada.
BANNER-TOPO-MATERIA-LAVADORA-ALTA-PRESSÃO-2

Benefícios de usar uma lavadora de alta pressão

Existem vários benefícios, primeiro, elas são altamente eficientes na limpeza de superfícies, pois a pressão do jato de água remove sujeira e detritos com facilidade.

Além disso, as lavadoras de alta pressão são bastante versáteis, podendo ser usadas em uma ampla variedade de superfícies, incluindo calçadas, paredes externas, decks, veículos e muito mais.

Outra vantagem é que as lavadoras de alta pressão economizam tempo e esforço na limpeza manual, permitindo que você realize tarefas de limpeza rapidamente e com eficiência.

A alta pressão do jato de água também permite remover sujeiras difíceis sem a necessidade de esfregar ou utilizar produtos químicos.

E por fim, tenha certeza que a limpeza com lavadoras de alta pressão é mais eficiente e completa, resultando em superfícies mais limpas e brilhantes.

A manutenção da sua lavadora

Outra vantagem da lavadora de alta pressão é o seu baixo índice de manutenção, já que ela é composta de poucas peças e sua estrutura é simples.

Isso significa que ela pode ser facilmente reparada caso seja necessário, o que ajuda a prolongar sua vida útil e reduzir gastos com manutenção.

No geral as lavadoras de alta pressão são projetadas para serem duráveis e de baixa manutenção.

No entanto, é importante lembrar que é essencial seguir as instruções de manutenção recomendadas pelo fabricante para garantir a longevidade do produto.

Alguns cuidados básicos com a lavadora:

  • Limpar o filtro de entrada regularmente.

  • Drenar o óleo do motor periodicamente.

  • Manter o bico da lavadora de alta pressão limpo.

Poupe água e ajude o meio ambiente

Você sabia que as lavadoras de alta pressão usam menos água do que os métodos tradicionais de limpeza?

Sim, muitas pessoas ainda pensam que usar uma lavadora é um grande desperdício de água. Mas saiba que em comparação com uma mangueira comum, a lavadora está anos luz de economia no uso da água.

Isso ocorre porque a alta pressão do jato de água permite que você limpe superfícies com menos água do que seria necessário para lavar manualmente.

Além disso, muitas lavadoras de alta pressão são equipadas com recursos de economia de água, como o uso de bicos ajustáveis que permitem que você controle a quantidade de água que está sendo usada.

Aliada do dia a dia e do seu tempo

Além da água, elas ajudam a economizar muito tempo na limpeza de superfícies grandes e difíceis.

Isso porque o jato de água de alta pressão pode limpar rapidamente áreas grandes, como calçadas e paredes externas, em comparação com métodos manuais de limpeza.

Como é mensurada a pressão da lavadora?

Antes de comprar uma lavadora, você precisa ficar atento a uma informação básica para saber se a lavadora de alta pressão atenderá suas necessidades.

Essa informação é o PSI (pounds per square inch) ou libras por polegada quadrada, é a unidade de medida utilizada para avaliar a pressão de água em lavadoras de alta pressão.

Quanto maior o valor de PSI, maior é a pressão do jato de água e maior é a capacidade da lavadora de remover sujeiras difíceis.

É importante escolher uma lavadora de alta pressão com o PSI adequado para a tarefa a ser realizada, garantindo assim a máxima eficiência na limpeza.

Qual PSI é o mais indicado?

O mais indicado será aquele que te entrega o melhor custo-benefício na hora de sua compra.

Não adianta comprar uma lavadora de pressão básica para serviços industriais e nem comprar uma ultra potente para ser usada raramente, por isso veja esses exemplos:

1.500 PSI
Esta é uma pressão relativamente baixa e é geralmente adequada para limpeza de carros, móveis de jardim, equipamentos de lazer e paredes de tijolos.

2.500 PSI
Exerce uma pressão um pouco mais forte e pode ser usada para limpar calçadas, paredes de concreto e fachadas de edifícios.

3.000 PSI
Já esta pressão é bastante forte e pode ser usada para remover manchas teimosas em superfícies de concreto, limpeza de equipamentos pesados de construção, além de limpeza de piscinas.

4.000 PSI
Por fim, este é um dos níveis mais altos de pressão disponíveis para lavadoras de alta pressão e é comumente usado em aplicações industriais, como remoção de tinta e oxidação de metais, limpeza de equipamentos de grandes fábricas, além de limpeza de embarcações marítimas.

Vídeo - Lavadora de alta pressão, dicas de conservação

Quer aprender como conservar sua lavadora de alta pressão?

Tanto para lavadoras de alta pressão profissional quanto lavadoras de alta pressão indicadas para uso doméstico, pode-se utilizar as dicas que ensinamos no vídeo a seguir.

É importante manter regularidade na limpeza da lavadora para que sua vida útil seja maior. Todas lavadoras tem na entrada de água um filtro para não permitir passar impurezas.

É ideal que a cada duas semanas, retire-se esse filtro para fazer uma limpeza. Outro item muito importante para verificar também é o óleo, verifique uma vez uma vez por semana.

E para fechar, também explicamos o procedimento correto de conectar as mangueiras e acionar a lavadora de alta pressão sem deixar ficar com ar.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Vale a pena ter uma lavadora de alta pressão?

Todo mundo que compra diz que mudou sua vida!

Principalmente na realização de serviços como limpeza de paredes, quintais, carros, entre outros.

É importante destacar que a lavadora de alta pressão é capaz de remover sujeiras difíceis de forma rápida e eficiente, além disso ela é econômica e durável.

Isso faz dela uma ferramenta indispensável para limpeza de superfícies com graxa, óleo e outras substâncias difíceis de remover com a limpeza convencional.

Gostou da matéria?

Passamos ponto a ponto pelos principais tipos de lavadoras disponíveis no mercado, e não vamos parar por aqui.

Saiba mais sobre um dos principais acessórios para mangueira: o esguicho. Com ele, você vai ter um ganho de potência na sua mangueira comum, porém, com a ajuda de um acessório especial. Quer saber qual?

Continue no nosso blog e descubra: É possível aumentar a pressão da água com esguicho de mangueira?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

One Reply to “Tudo sobre lavadora de alta pressão”

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: