Especialista no assunto, tudo sobre tarugo

Especialista no assunto, tudo sobre tarugo

BANNER-TOPO-MATERIA-ESPECIALISTA-TARUGO

Tarugos são a matéria prima para o desenvolvimento de diversas peças técnicas estruturais.

Por conta disso, tem uma ampla variedade de aplicações e materiais em sua composição.

Você comumente vê tarugos na laminação e confecção de diversos tipos de componentes para máquinas industriais, como nas engrenagens, mancais, buchas, rodas, polias, sapatas, chavetas, rodas paleteros, entre outros.

São estruturas sólidas e feitas para serem resistentes e duráveis. A maior diferença de um tarugo para outro se dá por conta do material de composição, já que geralmente o formato é cilíndrico ou hexaédrico.

A diversidade de materiais se dá por conta da necessidade em cobrir todos os setores da indústria, em alguns são necessários tarugos rígidos e resistentes a abrasão, em outros há a necessidade de amortecimento, e assim por diante.

Do que é feito o tarugo?

Vou apresentar para você diferentes tipos de materiais dos quais são fabricados os tarugos.

Cada material tem uma aplicação adaptada para um tipo de uso, por conta disso, é importante que você saiba a diferença na hora da compra.

Teflon

Os tarugos de politetrafluoretileno, também chamado de teflon, tem como maior vantagem ser um material atóxico, ou seja, não fazer mal ao ser humano. Por conta disso, o tarugo de teflon é usado em muitas áreas, principalmente na alimentícia.

Suporte elevadas temperaturas, e apresenta excelente resistência mecânica e elétrica.

Além da indústria alimentícia, ele é indicado também para a indústria química, petroquímica, papel e celulose, mecânica, farmacêutica, etc.

Pode ser aplicado em anéis de vedação, selos mecânicos, assentamentos de válvulas, em parafusos, arruelas, rolos, buchas, porcas e em muitas outras peças.

Poliuretano

O tarugo de poliuretano pode ser usado em várias áreas, como na indústria mecânica e de automóveis. É feito de material com propriedade altamente flexível e de excepcional resistência ao corte e à compressão.

Sendo essas as características incorporadas do poliuretano, por conta disso consegue ser aplicado em molas de amortecimento, revestimento de rodas e roletes, cilindros, molas para prensa, raspadores e câmaras de jateamento, entre outras.

O poliuretano é um material resistente a abrasão, flexível, leve, fácil de manipular, e resistente ao impacto, abrasão, compressão e a químicos como óleos, oxigênio, ozônio, etc.

 A textura é similar a espuma, porém é mais resistente, o que confere ao produto excelentes características para a indústria.

Poliacetal

Já o tarugo de poliacetal, é um termoplástico, que também é chamado delrin, pom ou acetal. É um dos mais versáteis plásticos de engenharia da atualidade.

Isso por contar com estabilidade dimensional de altíssimo nível, baixo coeficiente de atrito, alta resistência à abrasão e resistência à produtos químicos.

Devido a essas características é indicada para a fabricação de peças como acoplamentos, guias, vedações, engrenagens, mancais, buchas, arruelas, roscas sem-fim, roletes e luvas.

Ele é muito utilizado para a fabricação de peças de alta precisão nas indústrias de engenharia civil, elétrica, mecânica, madeireira, automotivos, e outras. 

O poliacetal é muito utilizado na substituição dos metais por ser um material rígido, de baixo peso, com ótima estabilidade e resistente ao desgaste.

Nylon natural

O tarugo de nylon natural é um material altamente adaptável para engrenagens de máquinas, devido suas propriedades mecânicas, elétricas e térmicas.

De modo que substitui o metal em alguns casos, porém tem a vantagem de ser o melhor custo benefício em comparação a ele, além é claro, de serem mais leves. Um dos seus principais usos é na fabricação de peças absorventes de altos impactos e na linha de amortecimento de carga.

É vantajoso seu uso em diversos setores, tais como maquinário agrícola, engenharia elétrica, maquinário para indústria de bebida, engenharia mecânica, maquinários para indústria de embalagens e para a construção civil, na engenharia automotiva ou indústria gráfica.

É resistente a diversos óleos e graxas, gasolina, diesel, e tem propriedade de isolamento elétrico.

Também é conhecido como poliamida 6. Em seu material de produção existe uma composição sólida feita de fibra de vidro, elastômero, carga mineral, esfera de vidro, grafite entre outros.

Todos esses componentes juntos conseguem fornecer enorme resistência ao material.

Celeron

O celeron é um material inédito para muitas pessoas, não é tão comum conhecer seu nome, mas saiba que ele é bastante comum na substituição de metais em engrenagens por exemplo.

Esse é o nome dado para o laminado plástico industrial duro e denso, feito de camadas de tecido, resina fenólica, condensado sob pressão e calor.

Resultando em um material rígido, silencioso e de baixo custo quando comparado aos tarugos de metais, porém fornecendo semelhante resistência mecânica.

Embora o celeron tenha uma boa isolação elétrica, há tarugos melhores com essa finalidade, sendo indicado apenas em última caso.

O tarugo de celeron é indicado para desenvolvimento de engrenagens, guias de máquinas, réguas, roldanas, arruelas, entre outras.

Podendo ser usado em diversos segmentos da indústria desde a siderúrgica até a eletroeletrônica e química.  

Suas principais características são o custo benefício, baixo coeficiente de atrito, amortecimento de ruídos e vibrações.

Borracha

O tarugo de borracha pode ser usado em diversas áreas industriais, conforme a necessidade de cada setor.

São usados para confecção de peças técnicas estruturais que necessitam de amortecimento e rigidez, como por exemplo, no setor automobilístico.

É ideal para engrenagens, mancais, buchas, rodas paleteros, sapatas, chavetas, entre outras.

O tarugo de borracha é feito seguindo as normas estabelecidas para segurança, resistência e desempenho, é composto por borracha de alta qualidade com bom desempenho de resistência química e mecânica.

UHMW

Se você necessita de resistência a abrasão, o tarugo de UHMW é um dos mais indicados.

As Peças de UHMW sigla de Ultra-high Molecular Weigh são compostas por polietileno de ultra alto peso molecular.

O que confere ao produto características atóxicas e antiaderente, podendo resistir a grandes impactos e severos atritos.

É recomendado para maquinários de desgastes como no caso das engrenagens, revestimentos ou guias de correntes.

Tarugo de Borracha Elastobor Preto 1 1/2 Polegada
Tarugo de Borracha

Tarugo de Celeron Elastobor Marrom 1 1/2 Polegada
Tarugo de Celeron

Tarugo de Nylon Natural Elastobor Branco 70MM
Tarugo de Nylon Natural

Tarugo de Poliuretano Elastobor Vermelho 130MM X 300MM
Tarugo de Poliuretano


Anterior
Próximo

MAIS TARUGOS

Vídeo – Tipos de tarugo

No vídeo de hoje vamos falar de tarugo, esse produto super diferenciado no mercado e que aqui na Elastobor você encontra em diversos tamanhos e diversos tipos de matéria prima.

Então vamos ver no vídeo com mais detalhes? E se surgir qualquer dúvida, pode chamar no nosso Whatsapp!

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

https://youtu.be/3Fn3T8Tfsrs

Gostou da matéria?

Sempre que vamos trabalhar com alguma ferramenta, o ideal é sempre proteger nossa integridade física. Proteger as mãos é super importante, e não custa caro. Continue no blog e vamos falar sobre luvas: Como escolher a melhor luva para o seu serviço?


saiba como escolher a melhor luva para seu serviço

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

2 Replies to “Especialista no assunto, tudo sobre tarugo”

    1. Olá, William

      Quando o assunto é tarugo, existe mesmo muita dúvida por se tratar de um material muito técnico. Ficamos felizes em poder te ajudar com esse conteúdo. Não deixe de acompanhar o Blog para mais dicas sobre manutenção em geral.

      Equipe Elastobor.

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422