WD-40, o óleo lubrificante mais famoso do mundo

WD-40, o óleo lubrificante mais famoso do mundo

WD-40 O ÓLEO LUBRIFICANTE MAIS FAMOSO DO MUNDO

Nesse artigo vou te mostrar o porque o WD-40 tem a fama que tem, sendo um produto com mais de 60 anos de fabricação, de formulação secreta e desenvolvido para proteger mísseis espaciais. Toda essa tecnologia, usada para proteger um foguete espacial, hoje é de fácil acesso para você.

Em 1953, três funcionários da Rocket Chemical Company, um pequeno laboratório em San Diego na Califórnia, desenvolveram o que hoje é conhecido como WD-40. Após a realização de diversos testes, foram 40 tentativas até chegar na fórmula conhecida atualmente.

Daí surgiu seu nome. WD-40, ou Water Displacement-40ª Tentativa – em tradução literal Deslocamento de água 40.

Como seu nome sugere, o óleo é feito para evitar que a água cause prejuízos a componentes mecânicos, o que também é conhecido como desengripante, produtos dessa categoria são óleos lubrificante multiuso feitos para serem versáteis e com excelente vida útil.

Porém, o óleo WD-40 não serve apenas para lubrificar correntes e fechaduras, além dessa utilidade, em seu site oficial sugerem ter mais de 2000 usos para o óleo e a lista continua crescendo.

Para que serve o WD-40, e o que é um desengripante?

Antes de tudo, você precisa saber que o WD-40 é um desengripante, esses produtos são conhecidos como lubrificantes, mas que também possuem outras propriedades e utilidades.

Entre elas, prevenir e evitar ferrugem, lubrificar metais, motores, correntes, rolamentos que estejam enrijecidos ou se deteriorando pelo atrito.

O WD-40 é um produto de múltiplos usos, sua fórmula serve para ajudar a resolver problemas de manutenção em diversas áreas e setores.

Pode ser usado tanto profissionalmente, em industrias, ou até mesmo por especialistas de bricolagem. Também serve para usos ocasionais e domésticos, em resumo, o WD-40 é a ferramenta imprescindível para quem quer que seja.

O melhor do WD-40 é sua fácil aplicação acoplada a um sistema de dupla ação, que permite o uso direcionado e inteligente, alternando facilmente entre uma aplicação em área maior para uma aplicação precisa.

Quais as principais funções do WD-40?

Como mencionado, a principal função do WD-40 é servir como um desengripante e proteger metais e outros materiais contra a oxidação e corrosão, além de libertar peças presas e ajudar a evitar o atrito.

O WD-40 repele a umidade e lubrifica praticamente qualquer coisa, também serve para remover óleos, gordura, poeiras e sujidades na maioria dos casos.

Algumas das aplicações do WD-40:

  • Remover ferrugem de ferramentas
  • Limpar a casa e a cozinha
  • Remove adesivos de forma rápida
  • Desemperra fechos de roupa
  • Remove chiclete da roupa
  • Usado para manutenção de carros e motos
  • Aumenta a condutividade em contatos de chaves elétricas
  • Tira lâmpadas com soquete enferrujado
  • Remove gotas de água do espelho
  • Evita a corrosão do chuveiro
  • Pode ser usado nas escovas do aspirador de pó
  • Ajudar a remover sujeira da grade da geladeira
  • Em emergência, elimina a umidade de celulares que caíram na água
  • Funciona para cadeados, fechaduras, dobradiças e roldanas de portas
  • Usado para proteger partes metálicas de bicicletas
  • Protege e conserva peças de couro
  • Lubrifica também dobradiças de tesouras de jardim
  • Serve para lubrificar trilho de gavetas
  • Remove giz de cera
  • Limpa madeira suja
  • Facilita a remoção de chicletes do concreto
  • Tira fita isolante derretida
  • Remove cera do sapato

Pode usar WD-40 no motor do carro e da moto?

Não apenas pode como deve. Sabia que até em aviões o WD-40 é utilizado? Então seu carro pode ser protegido com o mesmo desengripante que se protege as peças de um avião, não é incrível?

O WD-40 protege desde as dobradiças do seu carro até o motor, também pode ser aplicado na moto.

Ele facilita a retirada de parafusos, tem a capacidade de revigorar plásticos e as áreas cromadas.

Existem modelos especiais da fabricante WD-40, como o Specialist Moto Limpeza Total, que é um produto usado para remover a sujidade de motos sem danificar.

Mas para proteger as peças das motos, o melhor é utilizar um lubrificante como o WD-40 multiuso, pode ser usado na corrente e na roda dentada, quando aplicar gire lentamente a roda traseira da moto no sentido horário.

O WD-40 spray pode ser usado no motor e nas rodas, mas evite que respingue nos freios e pneus, pois são estruturas que dependem do contato, aderência e fricção para funcionar corretamente.

Quando estiver usando o WD-40 em seu veículo, para evitar que caia em áreas que podem colocar em risco como nos pneus, utilize um pano, plástico, papelão ondulado, ou outra cobertura.

WD-40 O ÓLEO LUBRIFICANTE MAIS FAMOSO DO MUNDO

Curiosidades sobre WD-40

Alguns funcionários da empresa carregavam, sorrateiramente latinhas em suas lancheiras para fora da indústria a fim de utilizarem em suas casas para proteger ferramentas, dar melhor contato na ignição do carro e outros mecanismos que sofriam com a ação da umidade.

Um homem no Texas, Estados Unidos, que secretamente tinha duas namoradas, admitiu pulverização de WD-40 em si mesmo para disfarçar o cheiro da outra mulher.

Em 1993, quando completou 40 anos, o WD-40 já havia vendido 100 milhões de dólares. A cada semana, era vendido 1 milhão de latas de WD-40.

Usos inusitados

– Espantar pombos e outros pássaros do telhado.
– Remover resíduos de tampas de perfumes antigos.
– deixar escorregadio o trem de pouso do avião, mantendo longe qualquer tipo de animal.
– Untar um ladrão nu apanhado em um duto de ar (sim, isto realmente aconteceu).

E… como posso ter em minhas mãos a fórmula do WD-40? Você não pode. A fórmula está trancada em um cofre de banco em San Diego, California.

Fonte de pesquisa: site oficial WD-40.

Vídeo - Como limpar equipamentos de pesca com WD-40

No vídeo de hoje vamos ensinar todas as poderosas funções da aplicação do lubrificante WD-40 na pescaria. Funções como:

  • Manter molinetes, carretilhas, anzóis, alicates, arpões e iscas artificiais sempre imunes dos efeitos da maresia.

  • Desembaraçar linhas de nylon.

  • Proteger da umidade e corrosão as dobradiças, cabos, fechaduras, cadeados, zíperes e demais peças metálicas em equipamentos náuticos.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Continue no blog para mais dicas, temos uma matéria só sobre óleo lubrificante e desengripante: Lubrificante, qual o melhor óleo para sua demanda?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: