Saiba qual graxa usar para cada tipo de aplicação
A graxa é um composto feito com óleo mineral, emulsificantes e aditivos. Ela é capaz de proporcionar lubrificação para metais e alguns tipos de borracha, isso proporciona a redução do desgaste das peças e melhor funcionamento.
Mas antes de comprar, saiba que as graxas não são todas iguais, para conhecer as principais diferenças, veja esse artigo até o final.
Onde se usa graxa?
A graxa deve ser usada para reduzir atritos e evitar o desgaste e o superaquecimento nos motores. Impede que os maquinários enferrujem ou se degradem.
É fundamental para componentes que tem atrito, como no caso dos rolamentos, mancais, cubos de rodas, correntes, roletes e articulações, e dos mais diversos componentes de equipamentos automotivos, de máquinas agrícolas ou industriais, motores, engrenagens, caminhões, aeronaves, embarcações e também tratores.
O que é melhor, graxa ou lubrificante?
Isso dependerá exclusivamente da necessidade do aparelho, a graxa é um produto usado com a mesma finalidade do lubrificante, de fazer com que as peças não se desgastem com o atrito.
No entanto, para fazer essa escolha, leve em consideração que a graxa funciona bem em rolamentos que operam em velocidades moderadas e as temperaturas não são excessivamente altas.
Já o óleo, tem melhor desempenho em alta velocidade e com temperaturas elevadas, o óleo pode até ajudar no resfriamento dos componentes.
Por isso avalie a necessidade do seu equipamento antes da aplicação.
Diferença entre graxa branca e azul
A graxa azul, é uma modalidade de graxa especial direcionada para rolamentos.
A graxa azul é confeccionada com sabão de lítio e com um óleo de viscosidade média, por isso oferece proteção contra o processo de oxidação e igualmente uma maior resistência ao calor moderado.
A diferença entre a graxa azul para a graxa branca, está na composição, a branca é a base de sabão de cálcio enquanto a graxa azul é feita com sabão de lítio.
Além disso, a graxa azul possui maior resistência a água e resistência mediana a temperaturas elevadas.
A graxa azul é indicada para lubrificação em rolamentos de esferas ou cilindros de alta ou baixa rotação. Como no caso dos: Motores, engrenagens, caminhões, tratores e automóveis.
Por outro lado, a graxa branca é feita de sabão de cálcio e é muito utilizado na indústria alimentícia por ser considerada segura para trabalho nesses maquinários.
Mas seu uso não se restringe apenas a essa indústria, pode ser usada em outros equipamentos que necessitem a preservação do desgaste causado por atrito.
Possui baixa tolerância a temperaturas elevadas, porém possui melhor resistência a água do que a graxa azul.
Qual a diferença entre graxa sólida e líquida
A graxa líquida é um lubrificante sintético de aderência elevada em borrachas e metais.
É indicada para ser utilizada em correntes de transportes, trilhos e cabos de qualquer natureza.
Faça uso da graxa líquida onde for necessário cobrir todas as folgas do aparelho, pois sua densidade e fácil aplicação farão com que penetre melhor que a graxa sólida.
É excelente para oferecer lubrificação em locais úmidos e resiste bem a temperaturas elevadas ou baixas.
A principal diferença entre a graxa sólida e a líquida está na consistência e aplicação, os usos são similares e a eficiência também.
Conheça os principais tipos de graxa
Graxa de lítio
É um tipo comum de graxa, muito utilizado e útil, teve seu uso difundido pelas mais diversas indústrias, como na da aviação e na automobilística, tem excelente aderência em superfícies metálicas e apresenta bom desempenho com velocidades altas ou baixas, e carga pesada ou leve.
Pode ser utilizada nos mais diversos equipamentos mecânicos, como rolamentos, mancais, cubos de rodas, correntes, roletes, trilhos e articulações.
É importante lembrar que a graxa de lítio, apresenta desvantagem em não poder ser utilizada como lubrificante em indústrias alimentícias, por se tratar de um sabão metálico.
Graxa de múltiplas aplicações
A graxa de múltiplas aplicações pode ser usada para uma gama variada de mecanismos, como lubrificação de rolamentos de equipamentos automotivos e agrícolas.
Também pode ser utilizada em rolamentos e mancais planos de equipamentos industriais.
Graxa para rolamentos
Os rolamentos, exigem um lubrificante capaz de aguentar condições bastante duras de trabalho: Como a umidade e exposição a temperaturas elevadas.
A graxa para rolamento deve proteger da oxidação, ter excelente resistência a água e aguentar temperaturas mais elevadas.
Em caso de alta temperatura ou alta rotação, é indicada a graxa de lítio. Em caso de lavagem com água, a graxa de cálcio é recomendada.
Graxa grafitada
A graxa grafitada possui óleo, espessantes, aditivos e finas partículas de grafite, o que garante uma lubrificação mais apurada em cabos de aço de guindaste, trilhos de portas de aço e chapas deslizantes em ferrovias, correntes, mancais e articulações mecânicas no geral.
É indicada para deslizamento de baixa velocidade.
Graxa náutica
A graxa náutica possui uma função específica, tratando-se de um tipo de graxa de alta rotação e graxa alta temperatura.
Consegue ser um produto capaz de fornecer condições necessárias para a conservação de diferentes itens imprescindíveis para as embarcações diversas.
A graxa náutica pode ser usada para diferentes necessidades, como por exemplo, para a manutenção de equipamentos de embarcações como pinos de motores, parafusos, porcas, eixos e outros.
Como tirar a graxa das mãos?
A melhor maneira de retirar a graxa após o uso é investir em um desengraxante, pois ele promove a remoção de graxas, óleos e sujeiras comuns das mãos.
E além disso, proporcionando conforto e limpeza adequada para a pele.
Preservando a oleosidade natural da pele das mãos o que evita ressecamento.
Gostou da matéria?
Agora que já conhecemos as principais graxas do mercado, vamos falar sobre óleo lubrificante?
Apesar da similaridade, vimos aqui que graxa e lubrificante, ao mesmo tempo que são parecidos, também são diferentes. Continue no blog e leia nossa matéria específica sobre óleo lubrificante: Lubrificante, qual o melhor óleo para sua demanda?
ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:
2 Replies to “Saiba qual graxa usar para cada tipo de aplicação”
Sim, e muito!!!
Tenho, inclusive, um arquivo com várias de suas matérias já publicadas, pois são o meu guia em diversas atividades domésticas ou não.
Para eu que sou leigo, essas matérias me são de grande ajuda, pois são práticas, diretas e objetivas.
Tenho acompanhado, sempre, todos os e-mails recebidos e me aproveitado das dicas e do conteúdo técnico nelas contido.
Peço desculpas, por ter sido relapso, em não tecer anteriormente meus comentários mais elogiosos sobre essas publicações.
Meus parabém a toda sua equipe e, por favor, continuem me prestigiando com essas “gotas de saber”. através de seus e-mails.
Muito obrigado
Olá, Antônio!
Ficamos super felizes em saber que você aprecia o nosso conteúdo, e que nossas dicas te ajudam no dia a dia. Esperamos que continue nos acompanhando, e continue firme no movimento #FAÇAVOCÊMESMO.
Obrigado mais uma vez.