Dicas para medir os ambientes da sua casa
Já passou por problemas ao medir um ambiente? Imagine a situação:
Você foi até a loja e viu um sofá vermelho. Aveludado. Lindo.
A princípio, em sua cabeça passam as cenas de você aproveitando uma noite de sábado com a pessoa amada, assistindo a um filminho e comendo pipoca quentinha. No entanto estava tudo certo, bateu com seu gosto e o preço estava OK.
Mas tem uma coisa que pode estragar seus planos. O problema é que você não sabe se ele caberia na sua sala, ou seja, não há nada mais frustrante do que ter um sofá bloqueando a porta, ou aquele móvel que se encaixa uma vez e portanto não pode mais ser mudado de lugar.
Como evitar problemas de medição?
A medição deve ser feita de forma correta para que não haja problemas quando você quer comprar um móvel na loja, pedir que fabriquem um ou reformar algum cômodo.
Ajuda até mesmo na hora de calcular quanta tinta irá precisar comprar para sua parede.
O primeiro passo para evitar o problema com a medição é:
Escolha os equipamentos adequados para medir
Trena
São as mais famosas e queridas dos profissionais que estão diariamente tirando medidas de móveis e imóveis.
É uma engenhoca que possui uma fita métrica de tamanho variável que pode ser estendido a grandes distâncias e fornece uma medida precisa pois seu dente metálico é fixado nas superfícies fazendo com que a fita métrica fique reta.
Essa querida possui algumas variações, veja qual é a melhor para o que precisa antes de adquirir uma.
Trena curta ou manual
Esse é o tipo de trena mais comum, pois ela é curta, tendo variações no mercado como as de 3m, 5m e 8m. Além disso por serem pequenas e de fácil manuseio podem ser levadas no bolso.
É ideal para medição de espaços menores, objetos, eletrodutos e também paredes. A mais indicada por sua versatilidade, é a de 5 metros.
Trena longa
Se você precisa medir um ambiente externo é melhor escolher esse modelo, mas claro, se for um ambiente grande, pois ela é indicada para medir distâncias maiores.
É mais utilizada para medição de terrenos, construções e áreas externas. Seus tamanhos variados são: 15m, 20m, 30m, 50m e 100m.
Verifique a qualidade da marca. Isso pode ser feito acessando a descrição do produto ou a página do fabricante.
Por medir ambientes externos é importante que ela tenha boa resistência e durabilidade.
Trena a laser
É o modelo mais avançado. Um laser interno é usado para medir a distância entre um local e outro, esse laser é interrompido por alguma barreira, desse modo ela realiza os cálculos para obter mais informações sobre as superfícies. Maravilhas da tecnologia!
No entanto, esse modelo é mais indicado para quem necessita medir áreas externas ou para quem faz uso rotineiro de trenas, já que ela necessita de um investimento maior.
Discas de como medir
Agora que você já está equipado com o melhor material, vamos colocá-lo em prática de forma eficiente.
- Tenha em mãos papel e caneta/lápis, os celulares são bons também para anotar medidas, mas se você precisa desenhar, o papel e o lápis são mais eficientes, além de ser a forma mais rápida e precisa de ser fazer uma representação do ambiente.
- Sempre que puder, utilize a ponta metálica de sua trena, ela serve para engatar nas superfícies e dessa forma facilitar para que você estique e obtenha medidas precisas.
- Use essa ponta também para fazer marcações quando não tiver caneta por perto.
- Evite que a sua fita métrica dobre, isso pode causar rachaduras a ela ou fazer com que amasse ou se parta, assim você perde a medida precisa.
- Mantenha o dente da trena em uma superfície reta e estique a fita reto também, assim você irá obter a medida correta, se o dente metálico da trena estiver um pouco inclinado você estará prejudicando toda a medição.
- Se você preferir utilizar um aplicativo para medir os ambientes, inicialmente “calibre-o”, faça o teste com uma trena real pois as medidas podem ser diferentes e é necessário saber se está obtendo o valor correto fornecido pelo aplicativo.
Entenda as diferentes medidas de comprimento
Você pode se deparar com diferentes medidas de comprimento quando precisar medir algo. Leia abaixo para saber como converter esses valores.
- 10 milímetros (mm) equivalem a 1 centímetro (cm).
- 100 milímetros (mm) equivalem a 10 centímetros (cm)
- 100 centímetros (cm) equivalem a 1 metro (mt)
Se você comprou seu aparelho fora do Brasil, ele pode ter a unidade de medida diferente da nacional, a mais comum é a feat ou foot (ft) e inches ou inch (in), ou na tradução: “pés” e “polegadas”.
- 1 polegada (in/inch) equivale a 2,54 centímetros (cm).
- 12 polegadas (in/inches) equivalem a 1 pé (ft / foot).
- 1 pé (ft/foot) equivale a 30,48 cm.
Agora que você já tem essas preciosas dicas, basta pôr a mão na massa.
Vídeo - Tipos de trena
Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?
Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO
Gostou da matéria?
Falamos bastante sobre trenas nessa matéria. Vamos continuar nosso papo? Vamos falar sobre outra ferramenta manual indispensável: o martelo.
Não vá ainda, leia também: Principais tipos de martelo.
ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender: