Veja tudo sobre manutenção do AQUECEDOR A GÁS!

Veja tudo sobre manutenção do AQUECEDOR A GÁS!

Com a chegada do inverno não são raras as notícias com acidentes relacionados aos aquecedores a gás, veja abaixo os cuidados necessários para prevenir acidentes.

A melhor ação é sempre a prevenção, os aquecedores a gás para água devem passar por revisão a cada período de acordo com a indicação do fabricante, na média o ideal é não deixar passar de 1 ano. Geralmente é preciso checar os dutos da chaminé do aquecedor, bicos de entrada de água e gás, pressão e os queimadores do aparelho. Na maior parte dos acidentes as falhas estão nas saídas de exaustão ou na ventilação do ambiente.

As pessoas devem regular a temperatura da água do aquecedor para evitar abrir o registro de água fria e o da água quente na hora do banho. O correto é abrir apenas a torneira de água quente, evitando assim o aumento do consumo de gás. 

Não use a potência máxima do aquecedor sem necessidade;

Sempre que estiver ausente ou em período de férias é preciso manter o registro do gás do aquecedor fechado, sendo essa uma medida tomada para melhorar a segurança de residências e prédios. O gás do fogão precisa ser mantido fechado também nestes períodos.

O aquecedor deve acender, de forma imediata, logo após a abertura da torneira com água quente. Caso isto não aconteça, é recomendável procurar um técnico para verificar as instalações.

As tubulações por onde passa o gás numa instalação devem estar em boas condições de conservação.

Profissionais técnicos capacitados devem ser os responsáveis pela instalação que tem que ser feita de acordo com a norma da Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT) NBR 13103. A instalação do aparelho por conta própria pode colocar em risco a vida de familiares e outros moradores de uma residência ou prédio.

Em geral o aquecedor de água a gás é instalado na área de serviço, já que este é o local mais arejado da casa. Durante o inverno, os cuidados com o aparelho devem ser redobrados, já que a tendência é manter a casa fechada e, então, esquecer-se de verificar o funcionamento do aparelho no local que foi instalado.

Para acompanhar nosso blog e ter acesso a mais matérias como essa clique aqui https://blog.elastobor.com.br/?utm_source=gasblog&utm_content=blog 

O que é mais resistente? O Plástico ou o Metal?

O próprio nome já responde essa pergunta.

Na maioria das vezes o metal é mais resistente, dessa forma, a Mangueira Metálica, ou como é chamada pela indústria, Mangueira tomback, supera a mangueira de PVC, aquela que tradicionalmente vemos nas casas.

Após a correta instalação da mangueira metálica, é improvável que ocorra acidentes envolvendo gás, mas garanta que ela está instalada corretamente!

A instalação também não é um problema, pois ela já vem pronta para ser instalada.

As Mangueiras metálicas para gás são mais conhecidas como Tomback, elas também podem ser utilizadas nos fogões e cooktops.

Trabalhamos com ela em diversas medidas: 0,50, 0,80, 1 Metro, 1,20 Metro, 1,50 Metro, 2 Metro, 3 Metros e 4 Metros.

  • Ela é soldada!
  • Não tem risco de vazamento
  • Nunca vai derreter
  • Resistente a cortes
  • Ela não vai se romper
  • Disponível em diversos tamanhos
  • Pode ser usada no botijão de gás
  • Pode ser usada no gás encanado
  • Tem a versão para cozinha industrial
  • Ela é mais bonita e evita acidentes
  • DUPLA proteção: Borracha nitrílica por dentro e metal por fora.

Você deve optar pela mangueira metálica quando necessitar que seu ambiente seja mais seguro.

Se a mangueira passar por trás do fogão, forno ou CockTop, você PRECISA de uma mangueira metálica, a de PVC pode derreter e causar vazamento com acidentes gravíssimos e perdas irreparáveis.

Caso você use gás encanado (Gás Natural), não tem outro jeito, você deve ter uma mangueira metálica.

Se você usa o gás encanado e ainda não tem uma mangueira metálica, corre lá e compra uma, porque você tem uma verdadeira arapuca armada.  

As cozinhas industriais também necessitam dessa mangueira metálica pois há constante acesso de pessoas, evitando acidentes ao mover os equipamentos de cozinha e também necessitam de uma vazão maior do gás.

Para as cozinhas planejadas, a mangueira metálica é a melhor opção!

  • Ela tem prazo de validade, sendo o indicado trocar a cada 5 anos.
  • Jamais faça extensões com mangueiras, além de facilitar o vazamento, podem se romper.
  • O calor do fogão destrói a mangueira de PVC.
  • O tamanho máximo da mangueira pela norma é de 1,25 metros. Há um apelo dos fabricantes para que elas possam ser comercializadas com até 3 metros.
  • O ideal é que ela não atravesse o piso nem a parede.

Tubo de Alumínio

É uma das peças mais importantes, pois serve para conduzir os gases para o exterior das residências.

O tubo é super flexível e prático, por esse motivo precisa de atenção, é muito comum os prestadores de outros tipos de serviços danificarem esse material.

Deseja adquirir esses produtos ? Acesse Tudo sobre Mangueira Tomback e Tubo de Alumínio

Precisa conversar e obter mais dados técnicos , fale com um consultor via whatssap 1198792-0030 ou preencha o formulário que ligamos pra você !

Até a próxima matéria! 😉

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: