Descubra como EPI salva sua vida

Descubra como EPI salva sua vida

Banner topo da matéria

O termo EPI é muito utilizado no dia a dia do trabalhador e os empregadores sempre tendem a bater na mesma tecla com aquela famosa frase: “você precisa usar o EPI”.

Pode parecer chatice ou aborrecimento para quem escuta, mas a verdade é que o EPI é essencial para o trabalhador.

O EPI se refere aos equipamentos de proteção individual, ou seja, vestimentas e acessórios que o trabalhador utiliza para se proteger de uma possível situação de acidente de trabalho.

Mesmo o tema EPI e segurança do trabalhador ser um tema gasto, os números ainda são alarmantes, segundo matéria do G1.

A cada 3 horas e 40 minutos, morre um trabalhador devido a acidentes em serviço, com esse cálculo o país registra em média 700 mil casos por ano de acidentes ligados ao trabalho.

Eu devo utilizar EPI?

Qualquer profissional que exerça uma atividade que coloque-o em risco, deve fazer uso obrigatório do equipamento de proteção individual.

Dentro dessa categoria podem estar incluídos: óculos, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, até mesmo o tão básico protetor solar é considerado um EPI.

A lista é extensa e varia conforme a área de atuação do trabalhador. No entanto, são indispensáveis em fábricas e processos industriais.

Abaixo vou falar sobre algumas atribuições exigidas pela norma que regulamenta o uso de EPI.

De antemão, saiba que você tem direito garantido por lei de receber seu EPI por parte do empregador para realizar seu trabalho, no entanto, é sua responsabilidade conservá-lo e principalmente fazer o adequado uso.

A empresa deve fornecer treinamento especializado para seus funcionários, ensinando e demonstrando a utilização correta dos equipamentos, caso necessário.

O que todo mundo deveria saber sobre o uso de EPI's?

Vamos lá, primeiro saiba que as atribuições referentes ao uso dos equipamentos são de responsabilidade coletiva, tanto por parte do empregador, quanto por parte do empregado.

Dessa forma, em conjunto, devem se organizar para que não haja risco ou prejuízo nas atividades exercidas.

Sendo assim, o empregador deve:

  • Fornecer os EPI’s adequados de acordo com as atividades exercidas.

  • Exigir o uso desses equipamentos.

  • Fornecer somente equipamentos aprovados pelo INMETRO.

  • Deve proporcionar o treinamento para uso, armazenamento e conservação do EPI.

  • Realizar a troca do equipamento se estiver danificado ou houver a perda.

  • Garantir a higienização e manutenção periódica.

  • Se observar irregularidades, deve comunicar o MTE.

O empregador tem muitas obrigações nesse processo, e se fizer sua parte corretamente, cabe ao empregado realizar o restante. Dessa forma será garantida a segurança do cidadão.

Então, é de responsabilidade do empregado:

  • Usar o EPI para o que ele se destina. Jamais coma dentro do capacete, parece piada, mas algumas pessoas fazem isso, o que reduz a durabilidade do equipamento que deve estar em sua cabeça!

  • Guardar o equipamento e mantê-lo em bom estado de uso.

  • Caso perca o equipamento, deve comunicar ao empregador para substituição.

  • Por fim, deve cumprir as especificações dadas pelo empregador para o uso do EPI.

O que a lei fala sobre o EPI?

Fique atento. Se você for empregador, saiba que a justiça do trabalho não exime a empresa do pagamento de uma eventual indenização caso aconteça acidentes com o trabalhador.

Mesmo que seja comprovado por documento assinado que o EPI foi entregue para uso, a norma coloca a encargo do empregador garantir o uso do equipamento.

Caso necessário, o empregador pode utilizar de medidas como fiscalização e medidas coercitivas para o cumprimento da norma e o uso correto do EPI.

Se você estiver no posto de trabalhador, as exigências são menores. Basta fazer o uso adequado e conservar o equipamento conforme o treinamento que você recebeu.

Caso a empresa não forneça o EPI, ela está cometendo infração e é seu direito exigir esse equipamento que manterá sua integridade física ou mental.

O trabalho NÃO DEVE expor sua saúde a riscos

Por fim, o uso de EPI deve ser encarado acima de uma mera obrigação, por vezes é a única barreira que separa você de doenças, de acidentes, de lesões gravíssimas e incapacitantes.

Fazer o uso correto do equipamento de proteção individual é um gesto de amor por aqueles que te amam e estão esperando que você volte inteiro para casa.

Se conscientize sobre a importância de seu uso!

Como consultar o C.A. do E.P.I. - Certificado do Equipamento de Proteção Individual

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Agora que você já sabe como se manter seguro e que o EPI pode salvar sua vida, vamos falar especificamente sobre a proteção dos olhos?

Os óculos de proteção individual são super acessíveis e com baixo custo, mesmo assim, muitas vezes são negligenciados. Continue no nosso blog:

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: