Fita crepe, adesiva e gomada. Qual a diferença?

Fita crepe, adesiva e gomada. Qual a diferença?

SAIBA A DIFERENÇA ENTRE FITA CREPE, ADESIVA E GOMADA. QUAL ESCOLHER?

Se você quer ter um melhor aproveitamento ao usar fitas adesivas, esse artigo foi feito para você! Vou te mostrar que fita adesiva, fita crepe e fita gomada tem diferentes aplicações e como tirar o melhor proveito disso.

Confira esse artigo até o final para saber qual fita é a melhor para o seu negócio.

Fita crepe

Sem dúvida é a fita adesiva mais encontradas nas residências, isso porque seu uso é universal, é tão prática que pode ser aplicada em diversos serviços, tais como:  pinturas de paredes, portas, janelas, portões, pisos, quadros, etc.

É um tipo de fita com boa aderência, mas que pode ser retirada com facilidade, isso devido a sua composição. A fita crepe é composta por adesivo a base de resina e borracha com dorso de papel crepe.

Se você tem um ateliê saiba que ela é indispensável para cartonagem e montagens.

Uma das mais conhecidas vantagens da fita crepe é a sua utilização para delimitar a área na superfície de trabalho, dessa forma podendo realizar uma pintura sem medo, por exemplo.

É muito usada para decoração de festas, fechamentos de embalagens e caixas com pouco valor agregado, também pode ser usada como etiquetas para caixas, para colar bexigas em paredes, e diversas outras aplicações.

FITA CREPE, ADESIVA E GOMADA. QUAL A DIFERENÇA

Fita adesiva

Outro tipo de fita que é bastante utilizado, também conhecida como fita “durex”, isso porque a Durex foi uma das primeiras marcas a produzir propagandas sobre esse produto, no entanto, o termo correto é fita adesiva, e é produzido pelas mais diversas marcas sem que isso esteja ligado com a qualidade.

No caso, a fita da 3M é uma das mais eficientes lançadas, tanto quanto as da Durex.

É mais aderente que a fita crepe e gruda em quase qualquer superfície, o manuseio também é delicado devido a essa aderência, sendo muitas vezes necessário um aplicador de fita adesiva para facilitar o serviço.

Tem papel fundamental no empacotamento de mercadoria em diversas empresas e indústrias.

Tem excelente fixação no papelão e por conta disso é usado para fechar caixas e embalagens. É bastante resistente aos diferentes pesos das caixas.

A composição da fita adesiva é um pouco diferente da fita crepe. A fita adesiva é confeccionada em filme plástico espesso e com adesivo à base de resina e borracha sintética, também acompanha tecnologia extra que facilita o desenrolamento da fita.

Fita gomada

Quando falamos de resistência e qualidade, a fita gomada é a campeã. A aplicação dela é indicada para caixas de papelão que necessitam de resistência extra à violação.

É feita de modo que a resistência da fita gomada seja superior às outras mencionadas aqui, tem em sua composição papel kraft natural e adição de cola vegetal, com gramatura de 80g/m2, algumas contam também com nylon para reforçá-las.

Por conta desse cuidado, ela é a mais indicada para proteger os artigos enviados, mesmo que para longas distâncias, pois com elas, a sua embalagem fica mais segura, já que a fita gomada consegue se moldar melhor e, portanto, reforçar a caixa de papelão ainda mais.

Qual fita adesiva escolher?

Como você pode ver cada uma tem sua aplicação, sendo a mais resistente a fita gomada, indicada para reforçar caixas e também selar de forma mais segura. A fita crepe é uma opção para remoção rápida e sem causar danos. Já a fita adesiva, a mais versátil, pode servir tanto para um, quanto para outro.

A aderência dependerá do material aplicado. Em papel, plástico e metal, as fitas tendem a ser mais aderentes por conta da propriedade desses materiais, em tecidos e algumas madeiras, elas perdem sua capacidade devido a porosidade.

Antes de sair aplicando fitas em sua parede, tome cuidado! Dependendo da fita, ela pode descascar tintas e reboques, principalmente a adesiva. Já a gomada pode estragar sua parede sendo difícil removê-la, nesses casos, utilize sempre a fita crepe.

Gostou da matéria?

Agora que já vimos as melhores opções de fitas adesivas para embalagem, vamos falar da mãe de todas as fitas? A fita que serve pra tudo, a famosa silver tape. Continue no blog e leia nossa matéria especial só sobre ela: Silver tape, conheça as principais aplicações.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: